Geração Go para jovens

22 de março de 2021 Ouvir o texto

O Geração Go é um projeto da Fundação SM para jovens, com idade entre 18 e 29 anos,  que desejam compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los. O principal objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de uma cidadania global, crítica, transformadora e direcionada para a ação.

O Geração Go é um programa internacional, que vai reunir jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente, incluindo o Brasil. O conteúdo será maioritariamente em espanhol, porém com muito cuidado para que nossos jovens, que falam português, sejam compreendidos e compreendam bem.

Os jovens participarão da Academia de Líderes Ubuntu, formação que visa o empoderamento de jovens para a liderança de serviço, ética do cuidado e desenvolver a missão de construir pontes. Após a primeira etapa do programa, 20 jovens serão selecionados para participar do “Desafio Go”, no qual serão incitados a elaborar soluções locais e globais a partir do tema “alterações climáticas e a perspectiva ecossocial”.

Critérios de seleção:

• Ter entre 18 e 29 anos
  • Disponibilidade para participar de maneira online dos encontros
  • Disponibilidade para executar as tarefas e projetos propostos
  • Sentir-se confortável com a língua espanhola (o nível de conhecimento do idioma não é fator eliminatório)

Cronograma:

• Prazo de inscrição: de 22 de março a 25 de março de 2021
  • Inscrição: Encerrada
  • Candidatura: enviar um vídeo se apresentando e respondendo a perguntas que serão fornecidas posteriormente
  • Academia de Líderes Ubuntu: setembro de 2021
  • Projeto: Execução de projetos e do Desafio Go em dezembro de 2021
  • Evento Internacional Geração Go: fevereiro de 2022

Conteúdo das formações:

• Formação em competências globais, competências relacionais e ética do cuidado
  • Escolha de um problema local e planejamento das estratégias para resolvê-lo
  • Academia de Líderes Ubuntu

O programa Geração Go é totalmente gratuito.

A Fundação SM vai destinar 70% das vagas disponíveis para brasileiros para jovens que frequentaram escolas das redes públicas e 30% das vagas para jovens que estudaram na rede privada.

A Fundação SM vai selecionar 20 jovens entre todos os participantes do Geração Go para integrar o Desafio Go.

A Fundação SM incentiva a candidatura de mulheres, pessoas trans, negras/os, indígenas e pessoas com deficiência, de diferentes orientações sexuais ou crenças religiosas.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: fundacaosm.brasil@grupo-sm.com

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.