Geração Go para jovens

22 de março de 2021 Ouvir o texto

O Geração Go é um projeto da Fundação SM para jovens, com idade entre 18 e 29 anos,  que desejam compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los. O principal objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de uma cidadania global, crítica, transformadora e direcionada para a ação.

O Geração Go é um programa internacional, que vai reunir jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente, incluindo o Brasil. O conteúdo será maioritariamente em espanhol, porém com muito cuidado para que nossos jovens, que falam português, sejam compreendidos e compreendam bem.

Os jovens participarão da Academia de Líderes Ubuntu, formação que visa o empoderamento de jovens para a liderança de serviço, ética do cuidado e desenvolver a missão de construir pontes. Após a primeira etapa do programa, 20 jovens serão selecionados para participar do “Desafio Go”, no qual serão incitados a elaborar soluções locais e globais a partir do tema “alterações climáticas e a perspectiva ecossocial”.

Critérios de seleção:

• Ter entre 18 e 29 anos
  • Disponibilidade para participar de maneira online dos encontros
  • Disponibilidade para executar as tarefas e projetos propostos
  • Sentir-se confortável com a língua espanhola (o nível de conhecimento do idioma não é fator eliminatório)

Cronograma:

• Prazo de inscrição: de 22 de março a 25 de março de 2021
  • Inscrição: Encerrada
  • Candidatura: enviar um vídeo se apresentando e respondendo a perguntas que serão fornecidas posteriormente
  • Academia de Líderes Ubuntu: setembro de 2021
  • Projeto: Execução de projetos e do Desafio Go em dezembro de 2021
  • Evento Internacional Geração Go: fevereiro de 2022

Conteúdo das formações:

• Formação em competências globais, competências relacionais e ética do cuidado
  • Escolha de um problema local e planejamento das estratégias para resolvê-lo
  • Academia de Líderes Ubuntu

O programa Geração Go é totalmente gratuito.

A Fundação SM vai destinar 70% das vagas disponíveis para brasileiros para jovens que frequentaram escolas das redes públicas e 30% das vagas para jovens que estudaram na rede privada.

A Fundação SM vai selecionar 20 jovens entre todos os participantes do Geração Go para integrar o Desafio Go.

A Fundação SM incentiva a candidatura de mulheres, pessoas trans, negras/os, indígenas e pessoas com deficiência, de diferentes orientações sexuais ou crenças religiosas.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: fundacaosm.brasil@grupo-sm.com

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.