Voltar

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

14 de setembro de 2018 Ouvir o texto

Esta semana, o júri da quarta edição do PrêmioIbero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil elegeu, por unanimidade, a argentina Graciela Montes como vencedora da premiação, por “ser uma escritora pioneira na literatura infantil e juvenil da Ibero-América, tendo influenciado várias gerações de escritores e especialistas de toda a região”.

Segundo o júri a obra de Montes é “ampla, diversa e aborda temas innovadores. A cumplicidade cm o leitorconstribui para uma relação co o texto que não demanda intermediários”.Os especialistas também ressaltaram o fato da escritora criar “personagens valentes, que resolvem conflitos pessoais e sociais com seus próprios recursos”.

Integraram o júri desta edição Juana Inés Dehesa (Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI); María Elena Maggi, (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC); Verónica Juárez Campos, (International Board on Books for Young People – IBBY México); José Pulido Mata (UNESCO); e Cecilia Ana Repetti (representante da Fundação SM).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, na 32ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.Além do reconhecimento de sua obra, Montes receberá 30 mil dólares.

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias