Voltar

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

14 de setembro de 2018 Ouvir o texto

Esta semana, o júri da quarta edição do PrêmioIbero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil elegeu, por unanimidade, a argentina Graciela Montes como vencedora da premiação, por “ser uma escritora pioneira na literatura infantil e juvenil da Ibero-América, tendo influenciado várias gerações de escritores e especialistas de toda a região”.

Segundo o júri a obra de Montes é “ampla, diversa e aborda temas innovadores. A cumplicidade cm o leitorconstribui para uma relação co o texto que não demanda intermediários”.Os especialistas também ressaltaram o fato da escritora criar “personagens valentes, que resolvem conflitos pessoais e sociais com seus próprios recursos”.

Integraram o júri desta edição Juana Inés Dehesa (Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI); María Elena Maggi, (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC); Verónica Juárez Campos, (International Board on Books for Young People – IBBY México); José Pulido Mata (UNESCO); e Cecilia Ana Repetti (representante da Fundação SM).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, na 32ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.Além do reconhecimento de sua obra, Montes receberá 30 mil dólares.

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Saiba mais

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Saiba mais

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Saiba mais

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Saiba mais

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Saiba mais

Ver mais notícias