Voltar

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

14 de setembro de 2018 Ouvir o texto

Esta semana, o júri da quarta edição do PrêmioIbero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil elegeu, por unanimidade, a argentina Graciela Montes como vencedora da premiação, por “ser uma escritora pioneira na literatura infantil e juvenil da Ibero-América, tendo influenciado várias gerações de escritores e especialistas de toda a região”.

Segundo o júri a obra de Montes é “ampla, diversa e aborda temas innovadores. A cumplicidade cm o leitorconstribui para uma relação co o texto que não demanda intermediários”.Os especialistas também ressaltaram o fato da escritora criar “personagens valentes, que resolvem conflitos pessoais e sociais com seus próprios recursos”.

Integraram o júri desta edição Juana Inés Dehesa (Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI); María Elena Maggi, (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC); Verónica Juárez Campos, (International Board on Books for Young People – IBBY México); José Pulido Mata (UNESCO); e Cecilia Ana Repetti (representante da Fundação SM).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, na 32ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.Além do reconhecimento de sua obra, Montes receberá 30 mil dólares.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias