Voltar

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

14 de setembro de 2018 Ouvir o texto

Esta semana, o júri da quarta edição do PrêmioIbero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil elegeu, por unanimidade, a argentina Graciela Montes como vencedora da premiação, por “ser uma escritora pioneira na literatura infantil e juvenil da Ibero-América, tendo influenciado várias gerações de escritores e especialistas de toda a região”.

Segundo o júri a obra de Montes é “ampla, diversa e aborda temas innovadores. A cumplicidade cm o leitorconstribui para uma relação co o texto que não demanda intermediários”.Os especialistas também ressaltaram o fato da escritora criar “personagens valentes, que resolvem conflitos pessoais e sociais com seus próprios recursos”.

Integraram o júri desta edição Juana Inés Dehesa (Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI); María Elena Maggi, (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC); Verónica Juárez Campos, (International Board on Books for Young People – IBBY México); José Pulido Mata (UNESCO); e Cecilia Ana Repetti (representante da Fundação SM).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, na 32ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.Além do reconhecimento de sua obra, Montes receberá 30 mil dólares.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Saiba mais

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Saiba mais

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Saiba mais

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Saiba mais

Ver mais notícias