Voltar

Graciela Montes é a vencedora do XIV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

14 de setembro de 2018 Ouvir o texto

Esta semana, o júri da quarta edição do PrêmioIbero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil elegeu, por unanimidade, a argentina Graciela Montes como vencedora da premiação, por “ser uma escritora pioneira na literatura infantil e juvenil da Ibero-América, tendo influenciado várias gerações de escritores e especialistas de toda a região”.

Segundo o júri a obra de Montes é “ampla, diversa e aborda temas innovadores. A cumplicidade cm o leitorconstribui para uma relação co o texto que não demanda intermediários”.Os especialistas também ressaltaram o fato da escritora criar “personagens valentes, que resolvem conflitos pessoais e sociais com seus próprios recursos”.

Integraram o júri desta edição Juana Inés Dehesa (Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI); María Elena Maggi, (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – CERLALC); Verónica Juárez Campos, (International Board on Books for Young People – IBBY México); José Pulido Mata (UNESCO); e Cecilia Ana Repetti (representante da Fundação SM).

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de novembro, na 32ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.Além do reconhecimento de sua obra, Montes receberá 30 mil dólares.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias