Fundação SM recebe prêmio na União Europeia com projeto de valorização de patrimônio

27 de maio de 2021 Ouvir o texto

A Fundação SM recebeu o Prêmio Patrimônio Europeu/ Prêmio Europa Nostra 2021, concedido pela União Europeia, com o projeto “Centros de Patrimônio – Heritage Hubs”, realizado em parceria com a Fundação San Millán e o Colégio Amorós, entre outras instituições. A iniciativa venceu na categoria ‘Educação, Formação e conscientização’. No total, a premiação reconheceu 24 projetos de 18 países europeus.

O “Heritage Hubs” foi liderado na Espanha pela Fundação San Millán de la Cogolla, em parceria com a Fundação SM, com a Associação de Educação do Patrimônio Cultural da Finlândia, o Centro de Desenvolvimento Urbano da Sérvia e a VITECO, empresa italiana especializada em e-learning.

A Fundação San Millán também convidou para participar do projeto duas escolas da região de Rioja, na Espanha, – o CRA Entrevalles e o IES Esteban Manuel Villegas de Nájera –, e duas escolas de Madri, a Estudio e o Colégio Hermanos Amorós. A Fundação SM promoveu a formação de professores e alunos desta última escola.

Para José María González, diretor de projetos da Fundação SM, “este projeto é um exemplo de boas práticas e de trabalho colaborativo e integrado, além de promover a valorização do patrimônio e o apoio às novas tecnologias. Um caso prático do conceito de Cidadania Global na perspectiva da ética do cuidado”.
A diretora global da Fundação SM, Mayte Ortiz, destaca a importância do intercâmbio entre alunos de diversos países e a ressalta a participação do Colégio Hermanos Amorós, que faz parte da rede de colégios marianistas.

O júri elogiou especialmente a metodologia do projeto. “Heritage Hubs forneceu uma metodologia robusta sobre educação patrimonial, implementada por muitas escolas. O treinamento foi fornecido aos parceiros do programa e muitos materiais foram criados, também em formato digital, para auxiliar na interação criativa com a comunidade em geral. Isso inclui uma combinação de experiências patrimoniais virtuais e presenciais, com narrativas transmídia e atividades multissensoriais. A abordagem educacional é baseada no conceito de aprender com o patrimônio, com participantes trocando sua própria herança com outros participantes, aprendendo com outras culturas e trocando experiências”.

Resumindo, o projeto contribui para que os estudantes superarem preconceitos culturais pré-existentes e aumentem o respeito e a curiosidade pela cultura e herança patrimonial dos demais países.

O Prêmio Patrimônio Europeu foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e, desde então, é gerido pela Europa Nostra, instituição que representa a sociedade civil europeia empenhada em preservar o patrimônio cultural. Os prêmios são apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

No vídeo abaixo, um resumo de como foi a interação e a integração entre os estudantes de todos os países envolvidos no projeto (legendas em inglês).

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.