Fundação SM recebe prêmio na União Europeia com projeto de valorização de patrimônio

27 de maio de 2021 Ouvir o texto

A Fundação SM recebeu o Prêmio Patrimônio Europeu/ Prêmio Europa Nostra 2021, concedido pela União Europeia, com o projeto “Centros de Patrimônio – Heritage Hubs”, realizado em parceria com a Fundação San Millán e o Colégio Amorós, entre outras instituições. A iniciativa venceu na categoria ‘Educação, Formação e conscientização’. No total, a premiação reconheceu 24 projetos de 18 países europeus.

O “Heritage Hubs” foi liderado na Espanha pela Fundação San Millán de la Cogolla, em parceria com a Fundação SM, com a Associação de Educação do Patrimônio Cultural da Finlândia, o Centro de Desenvolvimento Urbano da Sérvia e a VITECO, empresa italiana especializada em e-learning.

A Fundação San Millán também convidou para participar do projeto duas escolas da região de Rioja, na Espanha, – o CRA Entrevalles e o IES Esteban Manuel Villegas de Nájera –, e duas escolas de Madri, a Estudio e o Colégio Hermanos Amorós. A Fundação SM promoveu a formação de professores e alunos desta última escola.

Para José María González, diretor de projetos da Fundação SM, “este projeto é um exemplo de boas práticas e de trabalho colaborativo e integrado, além de promover a valorização do patrimônio e o apoio às novas tecnologias. Um caso prático do conceito de Cidadania Global na perspectiva da ética do cuidado”.
A diretora global da Fundação SM, Mayte Ortiz, destaca a importância do intercâmbio entre alunos de diversos países e a ressalta a participação do Colégio Hermanos Amorós, que faz parte da rede de colégios marianistas.

O júri elogiou especialmente a metodologia do projeto. “Heritage Hubs forneceu uma metodologia robusta sobre educação patrimonial, implementada por muitas escolas. O treinamento foi fornecido aos parceiros do programa e muitos materiais foram criados, também em formato digital, para auxiliar na interação criativa com a comunidade em geral. Isso inclui uma combinação de experiências patrimoniais virtuais e presenciais, com narrativas transmídia e atividades multissensoriais. A abordagem educacional é baseada no conceito de aprender com o patrimônio, com participantes trocando sua própria herança com outros participantes, aprendendo com outras culturas e trocando experiências”.

Resumindo, o projeto contribui para que os estudantes superarem preconceitos culturais pré-existentes e aumentem o respeito e a curiosidade pela cultura e herança patrimonial dos demais países.

O Prêmio Patrimônio Europeu foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e, desde então, é gerido pela Europa Nostra, instituição que representa a sociedade civil europeia empenhada em preservar o patrimônio cultural. Os prêmios são apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

No vídeo abaixo, um resumo de como foi a interação e a integração entre os estudantes de todos os países envolvidos no projeto (legendas em inglês).

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.