18 de julho de 2019 Ouvir o texto
O ilustrador argentino Fernando Vazquez Mahia é o vencedor da décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. A decisão do júri foi unânime e baseou-se nos seguintes argumentos: “O trabalho de Fernando Vazquez Mahia apresenta uma composição gráfica e narrativa muito particular. Ele cria um imaginário rico em cores e em sobreposições de formas e elementos que se conectam em uma aparente desordem, convidando o observador a investigar as diferentes camadas de leitura. Nesse sentido, a obra de Mahia é atrativa e acessível a leitores de qualquer idade. O júri destaca que existe uma convivência entre duas linguagens, um desenho complexo integrado a uma pintura de cores contrastantes, com uma grande variedade de texturas e densidades. Suas ilustrações trazem diferentes pontos de vista, que geram uma ambiguidade entre plano e perspectiva. Essa característica presente na imagem também se dá na narrativa, que apresenta cenas do cotidiano de diferentes classes sociais, ao mesmo tempo que integra figuras do universo fantástico – as quais se desvelam pouco a pouco durante uma jornada mística em meio à natureza. Dessa forma, a obra de Mahia evoca o realismo maravilhoso de maneira experimental e contemporânea”.
Como vencedor, Fernando Vazquez Mahia receberá um prêmio de 5 mil dólares americanos, além de assinar a ilustração da capa do Catálogo e de ter um espaço de destaque dentro da exposição, que será realizada na FIL Guadalajara, de 30 de novembro a 8 de dezembro deste ano.
Desde que a convocação para a décima edição do Catálogo foi anunciada, em 26 de novembro do ano passado, foram recebidas obras de 1026 ilustradores de 19 países da Ibero-América (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Para Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM Brasil, o Catálogo abre espaço para o reconhecimento e valorização dos profissionais de ilustração da Ibero-América. “A literatura infantil e juvenil tem várias camadas e múltiplas possibilidades de textos e imagens. Nesse mundo visual em que vivemos, as ilustrações ganham cada vez mais força e espaço. A Fundação SM reconhece esse valor ao promover o Catálogo Ibero-América Ilustra. Reconhece os talentos com a premiação e dá visibilidade a eles com a exposição Invenções gráficas na ilustração. Para nós da Fundação SM Brasil foi uma grande oportunidade poder organizar a exposição e a reunião do júri em São Paulo”, afirma.
Segundo Felipe Arruda, Diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake, centro cultural que sediou a exposição Invenções gráficas na ilustraçãoe a reunião do júri do Catálogo, a realização da iniciativa no Brasil dá a conhecer a produção gráfica ibero-americana. “Entendemos que a ampla e riquíssima produção ibero-americana de ilustração ainda é pouco conhecida no Brasil e, portanto, merece mais espaços de encontro, reflexão e visibilidade. Assim, cumprindo com nosso papel como instituição cultural, nós no Instituto Tomie Ohtake ficamos extremamente honrados com a parceria com a Fundação SM na realização dessa exposição, bem como na organização de reuniões e debates sobre o trabalho instigante dos ilustradores ibero-americanos. Esperamos que a aproximação entre instituições, ilustradores, editores e todo o público interessado traga ainda muitos frutos”.
Dos 1026 artistasparticipantes, o México foi o país que teve mais representação, com 214 ilustradores; a Argentina o seguiu com 185; a Espanha com 127; e Brasil com 82. O restante das obras ficou dividido entre os demais países da Ibero-América.
O júri foi composto por profissionais de diferentes países:Mell Brites (Brasil) e Andrés Sandoval (Chile-Brasil), representando a FIL Guadalajara; Rita Aguiar (Brasil), Fernando Vilela (Brasil) e Roger Ycaza (Equador), representando a Fundação SM, que avaliaram as propostas durante o período de deliberação. Os critérios de seleção eram: a clareza do conceito dos trabalhos apresentados, a qualidade narrativa, a originalidade da proposta e a capacidade técnica.
A decisão foi anunciada na manhã de 18 de julho, pela primeira vez, em São Paulo, no Brasil. Nessa ocasião, o júri concedeu também menções especiais aos seguintes ilustradores: Anabella Lopez, Argentina; Cristina Camacho, Espanha; Estefania Santos, Equador;Kike Ibáñez, Espanha;María Wernicke, Argentina.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 02 de dezembro, no marco do encerramento daFILustra, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
Além do ilustrador vencedor e dos que receberam uma menção especial dojúri, adécimaedição do Catálogo Ibero-América Ilustra será composta por:
*Os nomes estão em ordem alfabética.
A obra com a qual Fernando Vazquez Mahia venceu o concurso, sua fotografia e biografia, estão disponíveis para download no site iberoamericailustra.com
Matéria 25/02/2021
Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.
Saiba mais →Matéria 04/02/2021
As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.
Saiba mais →Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →