Ilustradora italiana vence 10º Prêmio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha

29 de abril de 2019 Ouvir o texto

A jovem ilustradora italiana Sarah Mazzetti foi a vencedora da 10ª edição do Prêmio Internacional de Ilustração, organizado anualmente pela Feira de Bolonha e pela Fundação SM. A decisão foi anunciada em evento realizado na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, no início de abril, com a participação de Elena Pasoli, Diretora da Feira, e de Javier Palop, Diretor Global da Fundação SM, entre outras personalidades.

O júri, composto pela ilustradora italiana Beatrice Alemagna, o designer e ilustrador belga Klaas Verplancke e o Gerente editorial de literatura infantil e juvenil da SM Espanha, Gabriel Brandariz, escolheu Mazzetti como vencedora por tratar-se de “uma artista cuja obra constrói pontes entre a narrativa, a arte gráfica e o romance gráfico. Sua obra combina todas as expressões possíveis da narrativa visual, em um estilo autêntico, orgânico, forte e corajoso, que traduz a iconografia artística dos anos 60 em ilustração contemporânea. As composições engenhosas, nas quais são combinadas formas em negativo e em positivo, demostram um pensamento inteligente, tanto na linha como na forma.”

O prêmio, que vai oferecer uma quantia no valor de 15 mil dólares, inclui também a produção de um livro infantil ilustrado, que será editado pela SM e apresentado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha em 2020.

Sarah Mazzetti nasceu em Bolonha em 1985. É formada em Comunicação (Universidade de Bolonha, 2008) e tem um diploma em Ilustração (IED-Milão, 2010). Sua experiência com comunicação visual abrange uma ampla gama de áreas, desde ilustração editorial para clientes como Link Magazine, L’Europeo e Fader Magazine, até design de pôsteres, projetos de livros e animações curtas. Além de trabalhar como ilustradora freelancer, ela se juntou à editora independente Teiera, criada por Giulia Sagramola e Cristina Spanò, e leciona no Instituto Europeu de Design em Milão. Ela já trabalhou para o New York Times, MIT Technology, Die Zeit, Adobe, Feltrinelli, Vice US, Rivista Studio, IL magazine, Alice nella Città/Festival Internazionale del Film di Roma, entre outros.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.