Voltar

Ilustradora italiana vence 10º Prêmio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha

29 de abril de 2019 Ouvir o texto

A jovem ilustradora italiana Sarah Mazzetti foi a vencedora da 10ª edição do Prêmio Internacional de Ilustração, organizado anualmente pela Feira de Bolonha e pela Fundação SM. A decisão foi anunciada em evento realizado na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, no início de abril, com a participação de Elena Pasoli, Diretora da Feira, e de Javier Palop, Diretor Global da Fundação SM, entre outras personalidades.

O júri, composto pela ilustradora italiana Beatrice Alemagna, o designer e ilustrador belga Klaas Verplancke e o Gerente editorial de literatura infantil e juvenil da SM Espanha, Gabriel Brandariz, escolheu Mazzetti como vencedora por tratar-se de “uma artista cuja obra constrói pontes entre a narrativa, a arte gráfica e o romance gráfico. Sua obra combina todas as expressões possíveis da narrativa visual, em um estilo autêntico, orgânico, forte e corajoso, que traduz a iconografia artística dos anos 60 em ilustração contemporânea. As composições engenhosas, nas quais são combinadas formas em negativo e em positivo, demostram um pensamento inteligente, tanto na linha como na forma.”

O prêmio, que vai oferecer uma quantia no valor de 15 mil dólares, inclui também a produção de um livro infantil ilustrado, que será editado pela SM e apresentado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha em 2020.

Sarah Mazzetti nasceu em Bolonha em 1985. É formada em Comunicação (Universidade de Bolonha, 2008) e tem um diploma em Ilustração (IED-Milão, 2010). Sua experiência com comunicação visual abrange uma ampla gama de áreas, desde ilustração editorial para clientes como Link Magazine, L’Europeo e Fader Magazine, até design de pôsteres, projetos de livros e animações curtas. Além de trabalhar como ilustradora freelancer, ela se juntou à editora independente Teiera, criada por Giulia Sagramola e Cristina Spanò, e leciona no Instituto Europeu de Design em Milão. Ela já trabalhou para o New York Times, MIT Technology, Die Zeit, Adobe, Feltrinelli, Vice US, Rivista Studio, IL magazine, Alice nella Città/Festival Internazionale del Film di Roma, entre outros.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias