Ilustradora italiana vence 10º Prêmio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha

29 de abril de 2019 Ouvir o texto

A jovem ilustradora italiana Sarah Mazzetti foi a vencedora da 10ª edição do Prêmio Internacional de Ilustração, organizado anualmente pela Feira de Bolonha e pela Fundação SM. A decisão foi anunciada em evento realizado na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, no início de abril, com a participação de Elena Pasoli, Diretora da Feira, e de Javier Palop, Diretor Global da Fundação SM, entre outras personalidades.

O júri, composto pela ilustradora italiana Beatrice Alemagna, o designer e ilustrador belga Klaas Verplancke e o Gerente editorial de literatura infantil e juvenil da SM Espanha, Gabriel Brandariz, escolheu Mazzetti como vencedora por tratar-se de “uma artista cuja obra constrói pontes entre a narrativa, a arte gráfica e o romance gráfico. Sua obra combina todas as expressões possíveis da narrativa visual, em um estilo autêntico, orgânico, forte e corajoso, que traduz a iconografia artística dos anos 60 em ilustração contemporânea. As composições engenhosas, nas quais são combinadas formas em negativo e em positivo, demostram um pensamento inteligente, tanto na linha como na forma.”

O prêmio, que vai oferecer uma quantia no valor de 15 mil dólares, inclui também a produção de um livro infantil ilustrado, que será editado pela SM e apresentado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha em 2020.

Sarah Mazzetti nasceu em Bolonha em 1985. É formada em Comunicação (Universidade de Bolonha, 2008) e tem um diploma em Ilustração (IED-Milão, 2010). Sua experiência com comunicação visual abrange uma ampla gama de áreas, desde ilustração editorial para clientes como Link Magazine, L’Europeo e Fader Magazine, até design de pôsteres, projetos de livros e animações curtas. Além de trabalhar como ilustradora freelancer, ela se juntou à editora independente Teiera, criada por Giulia Sagramola e Cristina Spanò, e leciona no Instituto Europeu de Design em Milão. Ela já trabalhou para o New York Times, MIT Technology, Die Zeit, Adobe, Feltrinelli, Vice US, Rivista Studio, IL magazine, Alice nella Città/Festival Internazionale del Film di Roma, entre outros.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.