Inclusão em curtas animados

12 de julho de 2018 Ouvir o texto

“O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem”, Frei Beto.

Dentro deste espírito, selecionamos nove animações sobre inclusão, que podem contribuir com a empreitada de ajudar as crianças a construírem um olhar aberto e positivo para o “outro”. Quanto maior o conhecimento e intimidade com o tema, maior a naturalidade, empatia e respeito estabelecidos nas relações.

Cuerdas

Sinopse: Vencedor do Prêmio Goya de 2014, o filme de Pedro Solís conta a história da amizade entre Maria e Nicolás, novo aluno que sofre de paralisia cerebral.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mGK-MoDqNSQ

Este é o ponto

Sinopse: Com foco na acessibilidade, o curta animado é o resultado do projeto Ciência e arte nas férias, promovido pela Universidade Estadual de Campinas com alunos do Ensino Médio.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=TVEk6jvLVUk

Longe de vista

Sinopse: Produzido por estudantes da National Taiwan University of Arts, o curta narra os desafios de uma menina com deficiência visual que perde seu cão-guia em plena cidade.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=4qCbiCxBd2M

Mary e Max

Sinopse: Vencedor do Annecy Cristal (2009) e do Asia Pacific Screen Awards (2009), o filme de Adam Elliot conta a história da amizade epistolar cultivada por Mary, uma garotinha de 8 anos, extremamente solitária, que mora na Austrália e sofre bullying na escola, e Max Jerry Horowitz, um homem de 44 anos, de Nova York, que é obeso e tem Síndrome de Asperger.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=KPULUwu0Wm8

Por que Heloísa?

Sinopse: Dirigido por Ari Nicolosi e com música assinada por Hélio Ziskind, o curta foi inspirado no livro Por que Heloísa?, de Cristiana Soares. O filme mostra o primeiro dia de aula de uma menina de sete anos que tem paralisia cerebral. Versão em Libras.

Link: https://vimeo.com/62175113

O presente

Sinopse: Baseada na HQ do brasileiro Fábio Coala, com direção de Jacob Frey, a animação premiada conta a história de superação e amizade entre um garoto maníaco por games e um cachorrinho que não tem uma perna.

Link:https://vimeo.com/152985022

Scarlett

Sinopse: Scarlett é um curta sobre uma menina que tem a perna amputada em consequência de um câncer e precisa se adaptar física e emocionalmente a esta nova realidade.

Link:https://www.youtube.com/watch?v=JOWiPx5VRUU

Série Síndrome de Down

Sinopse: A série de animação apresenta o cotidiano da protagonista Punky, uma menina de sete anos com Síndrome de Down.

Link:https://www.youtube.com/watch?v=JUr3oUs25u8

Tamara

Sinopse: Criado pelo House Boat Animation Studio, o curta de animação conta a história de superação e esperança de Tamara, uma menina surda que sonha em ser bailarina.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=B4frsp-rR6c

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.