Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

10 de novembro de 2017 Ouvir o texto

Começa hoje (10/11) o prazo de inscrição no Edital Programa Myra 2018, processo que vai selecionar até três escolas públicas do município de São Paulo para participação no Programa Myra, durante o ano de 2018.

Uma iniciativa da Fundação SM, com apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o Myra é um programa de fomento à leitura que visa apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na prática, o projeto promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

Os alicerces do Programa Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais contruídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura. O Programa percebe a leitura como uma atividade primordialmente prazerosa, que não deve ser limitada à alfabetização. Além disso, parte do pressuposto de que o acesso ao universo da leitura envolve o desenvolvimento de um conjunto de competências.

“O Programa Myra tem uma relação direta com a consolidação do gosto pela leitura. Com o lançamento do edital, pretendemos ampliar a atuação do Programa, no sentido de estender os benefícios da leitura para um número maior de estudantes de escolas públicas. Para a Fundação SM, a leitura é um canal potente para o conhecimento de si e do outro, e para a geração de possibilidades de intervenção na realidade”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Podem participar do processo seletivo escolas públicas localizadas na cidade de São Paulo, que ofertem o ensino fundamental I e II (mais especificamente 4º, 5º e 6º anos). As escolas interessadas devem ler o regulamento e preencher, gratuitamente, uma ficha de inscrição online.

Edital Programa Myra 2018

Inscrições: 10 de novembro a 06 de dezembro de 2017

Regulamento: http://programamyra.org/material/escola/

Ficha de inscrição: https://pt.surveymonkey.com/r/EditalMyra

Capa_EventoFB_ProgrMyra_2018

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.