Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

10 de novembro de 2017 Ouvir o texto

Começa hoje (10/11) o prazo de inscrição no Edital Programa Myra 2018, processo que vai selecionar até três escolas públicas do município de São Paulo para participação no Programa Myra, durante o ano de 2018.

Uma iniciativa da Fundação SM, com apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o Myra é um programa de fomento à leitura que visa apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na prática, o projeto promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

Os alicerces do Programa Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais contruídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura. O Programa percebe a leitura como uma atividade primordialmente prazerosa, que não deve ser limitada à alfabetização. Além disso, parte do pressuposto de que o acesso ao universo da leitura envolve o desenvolvimento de um conjunto de competências.

“O Programa Myra tem uma relação direta com a consolidação do gosto pela leitura. Com o lançamento do edital, pretendemos ampliar a atuação do Programa, no sentido de estender os benefícios da leitura para um número maior de estudantes de escolas públicas. Para a Fundação SM, a leitura é um canal potente para o conhecimento de si e do outro, e para a geração de possibilidades de intervenção na realidade”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Podem participar do processo seletivo escolas públicas localizadas na cidade de São Paulo, que ofertem o ensino fundamental I e II (mais especificamente 4º, 5º e 6º anos). As escolas interessadas devem ler o regulamento e preencher, gratuitamente, uma ficha de inscrição online.

Edital Programa Myra 2018

Inscrições: 10 de novembro a 06 de dezembro de 2017

Regulamento: http://programamyra.org/material/escola/

Ficha de inscrição: https://pt.surveymonkey.com/r/EditalMyra

Capa_EventoFB_ProgrMyra_2018

Ilustrador argentino vence 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 18/07/2019

Confira o vencedor, os finalistas e as menções honrosas do 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

Matéria 01/07/2019

Programa estimula a leitura e a escrita literárias entre crianças e jovens de escolas de sete países da Ibero-América.

Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

Matéria 25/06/2019

A exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana acontecerá entre 03 e 28 de julho

Mais pessoas nas escolas

Artigo 05/06/2019

Confira o artigo de Cinthia Rodrigues, Líder Transformadora da Educação, sobre o projeto Quero na Escola.

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

Matéria 30/05/2019

"Ser um Líder Transformador significa fazer parte de uma rede muito poderosa em dez países ibero-americanos focada em fortalecer esforços por uma educação para todos."