Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

10 de novembro de 2017 Ouvir o texto

Começa hoje (10/11) o prazo de inscrição no Edital Programa Myra 2018, processo que vai selecionar até três escolas públicas do município de São Paulo para participação no Programa Myra, durante o ano de 2018.

Uma iniciativa da Fundação SM, com apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o Myra é um programa de fomento à leitura que visa apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na prática, o projeto promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

Os alicerces do Programa Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais contruídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura. O Programa percebe a leitura como uma atividade primordialmente prazerosa, que não deve ser limitada à alfabetização. Além disso, parte do pressuposto de que o acesso ao universo da leitura envolve o desenvolvimento de um conjunto de competências.

“O Programa Myra tem uma relação direta com a consolidação do gosto pela leitura. Com o lançamento do edital, pretendemos ampliar a atuação do Programa, no sentido de estender os benefícios da leitura para um número maior de estudantes de escolas públicas. Para a Fundação SM, a leitura é um canal potente para o conhecimento de si e do outro, e para a geração de possibilidades de intervenção na realidade”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Podem participar do processo seletivo escolas públicas localizadas na cidade de São Paulo, que ofertem o ensino fundamental I e II (mais especificamente 4º, 5º e 6º anos). As escolas interessadas devem ler o regulamento e preencher, gratuitamente, uma ficha de inscrição online.

Edital Programa Myra 2018

Inscrições: 10 de novembro a 06 de dezembro de 2017

Regulamento: http://programamyra.org/material/escola/

Ficha de inscrição: https://pt.surveymonkey.com/r/EditalMyra

Capa_EventoFB_ProgrMyra_2018

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.