Inscrições abertas para o Edital Programa Myra 2018

10 de novembro de 2017 Ouvir o texto

Começa hoje (10/11) o prazo de inscrição no Edital Programa Myra 2018, processo que vai selecionar até três escolas públicas do município de São Paulo para participação no Programa Myra, durante o ano de 2018.

Uma iniciativa da Fundação SM, com apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o Myra é um programa de fomento à leitura que visa apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes de escolas públicas brasileiras. Na prática, o projeto promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

Os alicerces do Programa Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais contruídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura. O Programa percebe a leitura como uma atividade primordialmente prazerosa, que não deve ser limitada à alfabetização. Além disso, parte do pressuposto de que o acesso ao universo da leitura envolve o desenvolvimento de um conjunto de competências.

“O Programa Myra tem uma relação direta com a consolidação do gosto pela leitura. Com o lançamento do edital, pretendemos ampliar a atuação do Programa, no sentido de estender os benefícios da leitura para um número maior de estudantes de escolas públicas. Para a Fundação SM, a leitura é um canal potente para o conhecimento de si e do outro, e para a geração de possibilidades de intervenção na realidade”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Podem participar do processo seletivo escolas públicas localizadas na cidade de São Paulo, que ofertem o ensino fundamental I e II (mais especificamente 4º, 5º e 6º anos). As escolas interessadas devem ler o regulamento e preencher, gratuitamente, uma ficha de inscrição online.

Edital Programa Myra 2018

Inscrições: 10 de novembro a 06 de dezembro de 2017

Regulamento: http://programamyra.org/material/escola/

Ficha de inscrição: https://pt.surveymonkey.com/r/EditalMyra

Capa_EventoFB_ProgrMyra_2018

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.