Inspire-se nos vencedores do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos 2016

19 de abril de 2017 Ouvir o texto

Em sua segunda edição [com início em breve], o Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, promovido pela Fundação SM em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI, busca reconhecer o trabalho de instituições de ensino que tenham se destacado na defesa e promoção dos direitos humanos.

Em 2015, o grande vencedor foi o projeto brasileiro “Mulheres Inspiradoras”, idealizado pela professora Gina Vieira Ponte [publicaremos uma entrevista com a professora em breve]. Outras três experiências ibero-americanas de destaque – “Abuelas de la Plaza de Mayo”, da Argentina; “Aula interactiva”, da Costa Rica, e “Memorias Colmadas de Amor”, do Peru – receberam menções honrosas.

No vídeo que disponibilizamos em nossa página no Youtube, apresentamos as quatro experiências reconhecidas pelo Prêmio.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.