Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

26 de agosto de 2022 Ouvir o texto

A compreensão leitora possibilita que crianças e jovens adquiram não apenas conhecimento, mas também acessem valores humanos, sociais e culturais que lhes apresentarão possibilidades e oportunidades em diferentes esferas. Para a Fundação SM, esse conceito é tão importante, que o fomento à leitura é um dos seus pilares. Para atingir esse objetivo, além de projetos para estimular a leitura, ela está constantemente estabelecendo parcerias para potencializar a leitura entre crianças e jovens.

Recentemente, a Fundação SM e o Instituto Itaú Social firmaram uma parceria que resultou na doação de mais de 15,2 mil livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura. As instituições receberam kits compostos por títulos variados para entregar a cada estudante que atende, beneficiando, no total, mais de 2,5 mil crianças e jovens.

Além disso, os gestores interessados também podiam realizar as formações “Infâncias e Leituras” e “Mediação de leitura para juventudes”, ambas oferecidas pelo Itaú Social com o objetivo de promover a reflexão sobre literatura e leitura para crianças e jovens, orientando sobre práticas de mediação de leitura, critérios de seleção de publicações para uma biblioteca, além do papel do mediador de apresentar a leitura como elemento promotor de cidadania.

“Essa parceria teve um alcance enorme e o seu impacto ainda vai reverberar por muito tempo. Muitas crianças atendidas pelo Myra não possuem um grande acervo literário em casa, então para elas é uma alegria ganhar esses exemplares e poder compartilhar o momento de leitura com a família”, afirma Patrícia Diaz, diretora da Comunidade Educativa CEDAC.

Bruna Astrini foi uma das gestoras que realizou as duas formações oferecidas gratuitamente pelo Itaú Social. Para ela, os cursos lhe deram bagagem para formar os voluntários que atuam no Ponto Myra de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. “Essas formações vão muito além da teoria. Os cursos abordam temas imprescindíveis como, por exemplo, de que maneira realmente escutar e compreender a reação da criança diante do que acabou de ser lido, de forma lúdica e clara. Foi uma experiência muito construtiva para a minha formação tanto como gestora quanto como formadora de voluntários”, relata Bruna.

O Myra é um projeto de voluntariado em prol da leitura desenvolvido pela Fundação SM, com a parceria técnica da CE CEDAC. Ele está, atualmente, presente em 11 instituições, nos estados de São Paulo, Goiás e Sergipe, atendendo aproximadamente 90 crianças que cursam o 4º, 5º ou 6º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Ao longo do ano letivo, criança e voluntário formam uma dupla e compartilham experiências leitoras sobre os mais variados estilos literários e utilizando diferentes suportes, desde o livro físico e digital, a manuais, receitas culinárias, histórias em quadrinho, etc.

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.

Joyce Miranda Leão vence a 18ª edição do Prêmio Barco a Vapor

Matéria 25/07/2022

O livro narra a história de uma jovem que passa a ser perseguida por uma sequência de números e recorre a diferentes profissionais para ajudá-la a lidar com o problema.