Fundação SM doa 2,1 mil livros para Leve História

18 de novembro de 2021 Ouvir o texto

A educação sofreu muito com a pandemia e sofreu de forma desigual. Durante o período em que as escolas estiveram fechadas, as crianças e jovens que tinham livros em casa puderam seguir lendo, enquanto aqueles estudantes que dependiam do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias para terem acesso à cultura letrada, tiveram seu direito interrompido.

Foi pensando em contornar essa situação que um grupo de educadores e autores criou o projeto Leve História, uma iniciativa de voluntariado que promove encontros em torno da literatura, fazendo a ponte para que famílias com um acervo literário doem livros para famílias com acesso mais restrito. A Fundação SM aderiu ao movimento e, em conjunto com os colaboradores da SM Educação, arrecadou mais de 2,1 mil livros para serem distribuídos para crianças de escolas públicas da cidade de São Paulo.

“Esse movimento não se limita a ser uma campanha de entrega de livros. O objetivo maior é contribuir para reparar, de alguma forma, a privação do direto à leitura que tantas crianças e adolescentes sofrem e que foi intensificado durante a pandemia”, afirma Mariana Franco, gerente da Fundação SM.

O Leve História

Atualmente, o Leve História possui 27 escolas públicas cadastradas, que atendem estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio. Todas as doações serão destinadas para esses estudantes.

O Leve História firma parceria com instituições como a Fundação SM e com escolas particulares que se mobilizam para arrecadar livros. O movimento estimula que os antigos donos dos livros escrevam uma dedicatória – ou um desenho, no caso de crianças – nos exemplares que estão doando.

“O objetivo da iniciativa não é formar ou ampliar o acervo das escolas, mas sim que os livros sejam presenteados para as meninas e meninos que ali estudam. A dedicatória é uma maneira de, junto com aquele livro, enviarmos também afeto”, comenta Patricia Auerbach, arte-educadora, escritora e uma das idealizadoras do Leve História.

Ela reforça que, mais do que doar livros, a proposta da iniciativa é estimular a formação de leitores, por isso, o Leve História promove semanalmente ações de incentivo à leitura, envolvendo os professores, estudantes, familiares e voluntários, criando conexão e vínculo entre todos os envolvidos.

Saiba como colaborar

Sabe aqueles livros que você adorou e que agora está na estante? E aqueles livros que os seus filhos não leem mais? Que tal escrever uma dedicatória e dá-los de presente para estudantes de uma escola pública?

Por enquanto, o Leve História atua somente na cidade de São Paulo e firmou parceria com três livrarias para disponibilizar pontos de coleta de doação para aqueles que não estão vinculados a nenhum dos parceiros, mas desejam contribuir.

Os pontos de arrecadação são:

Casa de Livros: (11) 5185-4227

Rua Capitão Otávio Machado 259 – Chácara Santo Antônio.

Livraria Royal Book: (11) 3842-4644

Rua Vahia de Abreu, 380 – Vila Olímpia.

Livraria Mandarina: (11) 3819-5953

Rua Ferreira de Araújo, 373 – Pinheiros.

Os livros devem estar em bom estado. Só não vale doar livros didáticos, manuais, e livros em língua estrangeira.

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.