Fundação SM doa 2,1 mil livros para Leve História

18 de novembro de 2021 Ouvir o texto

A educação sofreu muito com a pandemia e sofreu de forma desigual. Durante o período em que as escolas estiveram fechadas, as crianças e jovens que tinham livros em casa puderam seguir lendo, enquanto aqueles estudantes que dependiam do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias para terem acesso à cultura letrada, tiveram seu direito interrompido.

Foi pensando em contornar essa situação que um grupo de educadores e autores criou o projeto Leve História, uma iniciativa de voluntariado que promove encontros em torno da literatura, fazendo a ponte para que famílias com um acervo literário doem livros para famílias com acesso mais restrito. A Fundação SM aderiu ao movimento e, em conjunto com os colaboradores da SM Educação, arrecadou mais de 2,1 mil livros para serem distribuídos para crianças de escolas públicas da cidade de São Paulo.

“Esse movimento não se limita a ser uma campanha de entrega de livros. O objetivo maior é contribuir para reparar, de alguma forma, a privação do direto à leitura que tantas crianças e adolescentes sofrem e que foi intensificado durante a pandemia”, afirma Mariana Franco, gerente da Fundação SM.

O Leve História

Atualmente, o Leve História possui 27 escolas públicas cadastradas, que atendem estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio. Todas as doações serão destinadas para esses estudantes.

O Leve História firma parceria com instituições como a Fundação SM e com escolas particulares que se mobilizam para arrecadar livros. O movimento estimula que os antigos donos dos livros escrevam uma dedicatória – ou um desenho, no caso de crianças – nos exemplares que estão doando.

“O objetivo da iniciativa não é formar ou ampliar o acervo das escolas, mas sim que os livros sejam presenteados para as meninas e meninos que ali estudam. A dedicatória é uma maneira de, junto com aquele livro, enviarmos também afeto”, comenta Patricia Auerbach, arte-educadora, escritora e uma das idealizadoras do Leve História.

Ela reforça que, mais do que doar livros, a proposta da iniciativa é estimular a formação de leitores, por isso, o Leve História promove semanalmente ações de incentivo à leitura, envolvendo os professores, estudantes, familiares e voluntários, criando conexão e vínculo entre todos os envolvidos.

Saiba como colaborar

Sabe aqueles livros que você adorou e que agora está na estante? E aqueles livros que os seus filhos não leem mais? Que tal escrever uma dedicatória e dá-los de presente para estudantes de uma escola pública?

Por enquanto, o Leve História atua somente na cidade de São Paulo e firmou parceria com três livrarias para disponibilizar pontos de coleta de doação para aqueles que não estão vinculados a nenhum dos parceiros, mas desejam contribuir.

Os pontos de arrecadação são:

Casa de Livros: (11) 5185-4227

Rua Capitão Otávio Machado 259 – Chácara Santo Antônio.

Livraria Royal Book: (11) 3842-4644

Rua Vahia de Abreu, 380 – Vila Olímpia.

Livraria Mandarina: (11) 3819-5953

Rua Ferreira de Araújo, 373 – Pinheiros.

Os livros devem estar em bom estado. Só não vale doar livros didáticos, manuais, e livros em língua estrangeira.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.