Voltar

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

30 de maio de 2019 Ouvir o texto

“Participar, em 2018, do Programa de Líderes Transformadores da Fundação SM significou um fortalecimento e uma expansão de potencialidade naquilo que faço e em minhas trajetórias profissional e pessoal. Foi um importante marco na minha carreira, que me ajudou a dar uma guinada positiva”, diz Antonio Lovato, especialista em gerenciamento de projetos educacionais,  produtor e codiretor do longa-metragem Quando sinto que já sei (2014),  atualmente cursando um mestrado em Cinema Documentário, na Universidade de Barcelona.

Lovato conta que a experiência de participar do programa Líderes Transformadores da Educação foi profícua. “Conteúdos e conhecimentos infinitos, e experiências e relações criadas que foram enriquecedoras. Ainda hoje mantenho excelentes contatos e amizades construídas durante os encontros em Jarabacoa e Sitges”. Ele afirma, ainda, que o programa o ajudou a valorizar de forma mais relevante a percepção de suas potencialidades e a desenvolver ferramentas que têm lhe ajudado a fortalecer e criar novas pontes em sua comunidade, além de abrir novas janelas.

“Atualmente estou criando, em conjunto com alguns amigos, uma organização que focará seus esforços na formação de educadores e na produção de conteúdos que ajudem a promover uma visão mais contemporânea da educação, intimamente ligada não apenas às demandas do século 21, mas, especialmente, a uma educação que garanta uma aprendizagem significativa. Que cuide de todos, adultos e crianças, que pense na autonomia com responsabilidade, como núcleo do projeto, e que tenha em seu centro não o aluno ou o educador, mas, sim, a relação de todos os envolvidos no processo educativo”, explica.

Por Emma Pérez-Romera.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias