Voltar

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

30 de maio de 2019 Ouvir o texto

“Participar, em 2018, do Programa de Líderes Transformadores da Fundação SM significou um fortalecimento e uma expansão de potencialidade naquilo que faço e em minhas trajetórias profissional e pessoal. Foi um importante marco na minha carreira, que me ajudou a dar uma guinada positiva”, diz Antonio Lovato, especialista em gerenciamento de projetos educacionais,  produtor e codiretor do longa-metragem Quando sinto que já sei (2014),  atualmente cursando um mestrado em Cinema Documentário, na Universidade de Barcelona.

Lovato conta que a experiência de participar do programa Líderes Transformadores da Educação foi profícua. “Conteúdos e conhecimentos infinitos, e experiências e relações criadas que foram enriquecedoras. Ainda hoje mantenho excelentes contatos e amizades construídas durante os encontros em Jarabacoa e Sitges”. Ele afirma, ainda, que o programa o ajudou a valorizar de forma mais relevante a percepção de suas potencialidades e a desenvolver ferramentas que têm lhe ajudado a fortalecer e criar novas pontes em sua comunidade, além de abrir novas janelas.

“Atualmente estou criando, em conjunto com alguns amigos, uma organização que focará seus esforços na formação de educadores e na produção de conteúdos que ajudem a promover uma visão mais contemporânea da educação, intimamente ligada não apenas às demandas do século 21, mas, especialmente, a uma educação que garanta uma aprendizagem significativa. Que cuide de todos, adultos e crianças, que pense na autonomia com responsabilidade, como núcleo do projeto, e que tenha em seu centro não o aluno ou o educador, mas, sim, a relação de todos os envolvidos no processo educativo”, explica.

Por Emma Pérez-Romera.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias