Voltar

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

30 de maio de 2019 Ouvir o texto

“Participar, em 2018, do Programa de Líderes Transformadores da Fundação SM significou um fortalecimento e uma expansão de potencialidade naquilo que faço e em minhas trajetórias profissional e pessoal. Foi um importante marco na minha carreira, que me ajudou a dar uma guinada positiva”, diz Antonio Lovato, especialista em gerenciamento de projetos educacionais,  produtor e codiretor do longa-metragem Quando sinto que já sei (2014),  atualmente cursando um mestrado em Cinema Documentário, na Universidade de Barcelona.

Lovato conta que a experiência de participar do programa Líderes Transformadores da Educação foi profícua. “Conteúdos e conhecimentos infinitos, e experiências e relações criadas que foram enriquecedoras. Ainda hoje mantenho excelentes contatos e amizades construídas durante os encontros em Jarabacoa e Sitges”. Ele afirma, ainda, que o programa o ajudou a valorizar de forma mais relevante a percepção de suas potencialidades e a desenvolver ferramentas que têm lhe ajudado a fortalecer e criar novas pontes em sua comunidade, além de abrir novas janelas.

“Atualmente estou criando, em conjunto com alguns amigos, uma organização que focará seus esforços na formação de educadores e na produção de conteúdos que ajudem a promover uma visão mais contemporânea da educação, intimamente ligada não apenas às demandas do século 21, mas, especialmente, a uma educação que garanta uma aprendizagem significativa. Que cuide de todos, adultos e crianças, que pense na autonomia com responsabilidade, como núcleo do projeto, e que tenha em seu centro não o aluno ou o educador, mas, sim, a relação de todos os envolvidos no processo educativo”, explica.

Por Emma Pérez-Romera.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Saiba mais

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Saiba mais

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Saiba mais

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Saiba mais

Ver mais notícias