Voltar

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

30 de maio de 2019 Ouvir o texto

“Participar, em 2018, do Programa de Líderes Transformadores da Fundação SM significou um fortalecimento e uma expansão de potencialidade naquilo que faço e em minhas trajetórias profissional e pessoal. Foi um importante marco na minha carreira, que me ajudou a dar uma guinada positiva”, diz Antonio Lovato, especialista em gerenciamento de projetos educacionais,  produtor e codiretor do longa-metragem Quando sinto que já sei (2014),  atualmente cursando um mestrado em Cinema Documentário, na Universidade de Barcelona.

Lovato conta que a experiência de participar do programa Líderes Transformadores da Educação foi profícua. “Conteúdos e conhecimentos infinitos, e experiências e relações criadas que foram enriquecedoras. Ainda hoje mantenho excelentes contatos e amizades construídas durante os encontros em Jarabacoa e Sitges”. Ele afirma, ainda, que o programa o ajudou a valorizar de forma mais relevante a percepção de suas potencialidades e a desenvolver ferramentas que têm lhe ajudado a fortalecer e criar novas pontes em sua comunidade, além de abrir novas janelas.

“Atualmente estou criando, em conjunto com alguns amigos, uma organização que focará seus esforços na formação de educadores e na produção de conteúdos que ajudem a promover uma visão mais contemporânea da educação, intimamente ligada não apenas às demandas do século 21, mas, especialmente, a uma educação que garanta uma aprendizagem significativa. Que cuide de todos, adultos e crianças, que pense na autonomia com responsabilidade, como núcleo do projeto, e que tenha em seu centro não o aluno ou o educador, mas, sim, a relação de todos os envolvidos no processo educativo”, explica.

Por Emma Pérez-Romera.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias