Voltar

Leitores que formam leitores

18 de junho de 2021 Ouvir o texto

No último dia 9, a Fundação SM e a Comunidade Educativa CEDAC promoveram uma live sobre a incrível experiência que é um leitor acompanhar e participar da formação leitora de uma criança. Cristiane Tavares, coordenadora do Programa Myra – Juntos pela Leitura, mediou a conversa com Bruna Astrini, Cristiane Albuquerque, Isabel Moreira e Renata Zago, todas gestoras de Pontos Myra, sobre a vivência de implementar a metodologia Myra em suas instituições e proporcionar essa experiência leitora às crianças das regiões onde atuam.

Conheça as participantes:

Bruna Astrini é fundadora do Projeto Arte SIM, educadora com habilitação em artes visuais, pós-graduanda pela PUC-RS em “A moderna educação: metodologias, tendências e foco no aluno”, com curso em educação comunitária e diversos cursos na área da educação e leitura.

Cris Albuquerque é pedagoga e psicopedagoga. Atuou como professora por 12 anos em escolas particulares confessionais. Está há 16 anos na rede pública do município de São Paulo, dos quais 11 anos como professora de Educação Infantil e cinco como gestora de EMEF. Desde 2017 administra escolas que têm o Programa Myra.

Isabel Moreira Ferreira é psicanalista, gestora e fundadora da ONG Grupo de apoio à escolarização Trapézio. Também é especialista em literatura para crianças e jovens pelo ISE Vera Cruz e é o ponto focal no Ponto Myra no Trapézio.

Renata Zago é pedagoga e psicopedagoga, com 20 anos de experiência na área social. Também tem formação em terapia comunitária integrativa e faz pós-graduação em Gestão, Supervisão e Coordenação Escolar. É educadora social e, atualmente, orientadora pedagógica no Centro para Criança e Adolescentes na organização Liga Solidária.

Cristiane Tavares é doutoranda em Educação (UNIFESP) e mestre em Crítica Literária (PUC-SP). Atualmente, coordena o curso de Pós-Graduação “Literatura para crianças e jovens”, no Instituto Vera Cruz (SP), e o Programa Myra – Juntos pela Leitura. É colaboradora permanente da Revista Quatro Cinco Um e atua como jurada em diferentes prêmios literários. É autora de “Quintais” (2007) e “Aos olhos do mar” (2015), integra a coletânea “Um girassol nos teus cabelos – Poemas para Marielle Franco” (2018) e organizou, com a Profa. Telma Weisz, a coletânea de artigos “Literatura e Educação” (2020).

Os Pontos Myra promovem sessões semanais de leitura entre voluntários e crianças do 4º, 5º ou 6º ano do Ensino Fundamental, seguindo a metodologia e as orientações do Programa Myra, uma iniciativa de voluntariado criada pela Fundação SM, com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.

 mediação online

E-book: “Mediação de leitura on-line: formação de leitores em tempos de pandemia”

Durante o evento, foi lançado o e-book “Mediação de leitura on-line: formação de leitores em tempos de pandemia”, escrito por Ana Paula Lopes Leme, especialista em literatura e formadora do Myra, originalmente em formato de artigo para a conclusão da Pós Literatura para crianças e jovens, do Instituto Vera Cruz, em 2020.

Ana relata a sua observação de uma das sessões de uma dupla que se formou nesse período e revela a potência dessa relação, cuidada pela equipe com o amparo da metodologia do Programa Myra, formação e apoio aos voluntários, e acompanhamento das sessões.

A autora relata como, mesmo neste contexto virtual, em que dificuldades se impõem, principalmente pelo afastamento físico entre as duplas, como boas escolhas intencionais, associadas a uma escuta generosa podem proporcionar comentários e percepções, por parte da criança, que refletem o seu protagonismo no processo da leitura compartilhada e assim contribuir para o seu avanço na formação leitora.

O e-book está disponível para download gratuitamente no site da CE CEDAC.

Assista à live na íntegra:

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias