Voltar

Livro reúne casos de políticas educacionais brasileiras

3 de dezembro de 2018 Ouvir o texto

“O que podemos aprender com casos reais de implementação?”. Os pesquisadores Danilo Dalmon, Caetano Siqueira e Felipe Braga partiram desse questionamento para a condução dos seis estudos de caso que compõem o livro Políticas educacionaisno Brasil, que será lançado hoje, na Fundação Getúlio Vargas – FGV, em São Paulo.

Inspirado no livro The Redesign of Urban School Systems: Case Studies in District Governance, de Donald R. McAdams e Dan Katzir (Harvard Education Press, 2013), o projeto pretende “contribuir para a melhoria da formação de lideranças na educação pública brasileira”, além de “disseminar a metodologia de ensino com estudos de caso”,segundo os organizadores.

Para Dan Katzir, Professor da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, que incentivou os organizadores, o livro apresenta as histórias dos “desafios enfrentados em redes de ensino de municípios e estados brasileiros, abordando também as soluções implementadas. Tomadas em conjunto, a mensagem que passam é universal e ressoará para muitas pessoas: a história de um país na busca por uma educação equitativa e excelente para todas as suas crianças”.

Além da orientação de Katzir, o projeto contou com o apoio técnico de um Conselho para a escolha e enfoque dos casos. Entre os especialistas que formaram o Conselho estão Pilar Lacerda (Diretora da Fundação SM),Cleuza Repulho (consultora em Educação) e Ricardo Henriques (Superintendente do Instituto Unibanco).

O projeto elegeu, analisou e registrou seis experiências reais de políticas educacionais, implementadas no Rio de Janeiro (RJ), entre 2009 e 2014; em Belo Horizonte (MG), entre 2009 e 2013; em Florianópolis (SC), entre 2008 e 2014; no Amazonas, entre 2006 e 2012; em Sobral (CE), entre 1999 e 2003; e em Goiás, entre 2010 e 2012. Para compor as análises, os organizadores consideraram os pontos de vista de diversos atores.

Publicado pela SM Educação, o livro tem o apoio da Fundação SM, Instituto Natura, Fundação Lemann e Instituto Unibanco.

Além do livro, o projeto conta com uma plataforma digital casosdepoliticaspublicas.com.br, que disponibiliza conteúdo para download.

 

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias