Voltar

Livro reúne casos de políticas educacionais brasileiras

3 de dezembro de 2018 Ouvir o texto

“O que podemos aprender com casos reais de implementação?”. Os pesquisadores Danilo Dalmon, Caetano Siqueira e Felipe Braga partiram desse questionamento para a condução dos seis estudos de caso que compõem o livro Políticas educacionaisno Brasil, que será lançado hoje, na Fundação Getúlio Vargas – FGV, em São Paulo.

Inspirado no livro The Redesign of Urban School Systems: Case Studies in District Governance, de Donald R. McAdams e Dan Katzir (Harvard Education Press, 2013), o projeto pretende “contribuir para a melhoria da formação de lideranças na educação pública brasileira”, além de “disseminar a metodologia de ensino com estudos de caso”,segundo os organizadores.

Para Dan Katzir, Professor da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, que incentivou os organizadores, o livro apresenta as histórias dos “desafios enfrentados em redes de ensino de municípios e estados brasileiros, abordando também as soluções implementadas. Tomadas em conjunto, a mensagem que passam é universal e ressoará para muitas pessoas: a história de um país na busca por uma educação equitativa e excelente para todas as suas crianças”.

Além da orientação de Katzir, o projeto contou com o apoio técnico de um Conselho para a escolha e enfoque dos casos. Entre os especialistas que formaram o Conselho estão Pilar Lacerda (Diretora da Fundação SM),Cleuza Repulho (consultora em Educação) e Ricardo Henriques (Superintendente do Instituto Unibanco).

O projeto elegeu, analisou e registrou seis experiências reais de políticas educacionais, implementadas no Rio de Janeiro (RJ), entre 2009 e 2014; em Belo Horizonte (MG), entre 2009 e 2013; em Florianópolis (SC), entre 2008 e 2014; no Amazonas, entre 2006 e 2012; em Sobral (CE), entre 1999 e 2003; e em Goiás, entre 2010 e 2012. Para compor as análises, os organizadores consideraram os pontos de vista de diversos atores.

Publicado pela SM Educação, o livro tem o apoio da Fundação SM, Instituto Natura, Fundação Lemann e Instituto Unibanco.

Além do livro, o projeto conta com uma plataforma digital casosdepoliticaspublicas.com.br, que disponibiliza conteúdo para download.

 

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Saiba mais

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Saiba mais

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Saiba mais

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Saiba mais

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Saiba mais

Ver mais notícias