María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

10 de setembro de 2019 Ouvir o texto

Porque “seus personagens retratam a complexidade humana com seu claro-escuro, acompanhando o leitor e reivindicando o lugar das crianças na sociedade”, o júri da décima quinta edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, por unanimidade, a mexicana María Baranda como vencedora. A poeta, que além do reconhecimento receberá 30 mil dólares, é uma das mais destacadas representantes da literatura para crianças e jovens.

O júri desta edição  foi composto por Irma Ibarra, representante da Fundação SM; Rodrigo Morlesin, em nome do Escritório no México da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO; Luis Téllez, pelo International Board on Books for Young People – IBBY México; Héctor Zagal, em nome da Organização dos Estados Ibero-Americanos  – OE; e Adolfo Córdova, como representante do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe – CERLALC, que destacou que “a autora empresta aos leitores palavras para nomear experiências difíceis da infância ”. Em ata, o júri do Prêmio SM destacou que “seu trabalho, com um amplo registro temático e execução precisa, foi consolidado ao longo de mais de trinta anos; e sua escrita, principalmente poética, faz da linguagem um espaço compartilhado para explorar o mundo interno e externo do leitor. ”

Além disso, “as imagens poéticas presentes em sua literatura transfiguram a realidade comum em um universo incrível; e sua estética reflete um compromisso com os leitores, oferecendo-lhes textos que os desafiam, expandindo as possibilidades de poesia escrita para crianças para além da lírica tradicional ”.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá  no dia 3 de dezembro, na 33ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?