María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

10 de setembro de 2019 Ouvir o texto

Porque “seus personagens retratam a complexidade humana com seu claro-escuro, acompanhando o leitor e reivindicando o lugar das crianças na sociedade”, o júri da décima quinta edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, por unanimidade, a mexicana María Baranda como vencedora. A poeta, que além do reconhecimento receberá 30 mil dólares, é uma das mais destacadas representantes da literatura para crianças e jovens.

O júri desta edição  foi composto por Irma Ibarra, representante da Fundação SM; Rodrigo Morlesin, em nome do Escritório no México da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO; Luis Téllez, pelo International Board on Books for Young People – IBBY México; Héctor Zagal, em nome da Organização dos Estados Ibero-Americanos  – OE; e Adolfo Córdova, como representante do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe – CERLALC, que destacou que “a autora empresta aos leitores palavras para nomear experiências difíceis da infância ”. Em ata, o júri do Prêmio SM destacou que “seu trabalho, com um amplo registro temático e execução precisa, foi consolidado ao longo de mais de trinta anos; e sua escrita, principalmente poética, faz da linguagem um espaço compartilhado para explorar o mundo interno e externo do leitor. ”

Além disso, “as imagens poéticas presentes em sua literatura transfiguram a realidade comum em um universo incrível; e sua estética reflete um compromisso com os leitores, oferecendo-lhes textos que os desafiam, expandindo as possibilidades de poesia escrita para crianças para além da lírica tradicional ”.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá  no dia 3 de dezembro, na 33ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Myra 2020 está com inscrições abertas

Matéria 21/02/2020

O Programa está com as inscrições abertas até o dia 6 de março para formar a sua nova rede de voluntários que acompanharão crianças em atividades relacionadas com a leitura.

16º Prêmio Barco a Vapor inicia seleção de finalistas

Matéria 21/02/2020

Os textos finais deverão ser anunciados até o final do primeiro semestre de 2020 e, o grande vencedor, no início do segundo semestre.

Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana ganha nova casa

Matéria 21/02/2020

A Biblioteca de São Paulo (BSP) exibe 40 trabalhos de 12 ilustradores até o dia 29 de março.

Sigamos de mãos dadas para 2020

Matéria 16/12/2019

O ano termina e a Fundação SM deseja um novo ciclo repleto de amizade, perseverança e realização.

Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos anuncia vencedores da etapa internacional

Matéria 02/12/2019

Confira os quatro vencedores da etapa internacional do Prêmio