María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

10 de setembro de 2019 Ouvir o texto

Porque “seus personagens retratam a complexidade humana com seu claro-escuro, acompanhando o leitor e reivindicando o lugar das crianças na sociedade”, o júri da décima quinta edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, por unanimidade, a mexicana María Baranda como vencedora. A poeta, que além do reconhecimento receberá 30 mil dólares, é uma das mais destacadas representantes da literatura para crianças e jovens.

O júri desta edição  foi composto por Irma Ibarra, representante da Fundação SM; Rodrigo Morlesin, em nome do Escritório no México da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO; Luis Téllez, pelo International Board on Books for Young People – IBBY México; Héctor Zagal, em nome da Organização dos Estados Ibero-Americanos  – OE; e Adolfo Córdova, como representante do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe – CERLALC, que destacou que “a autora empresta aos leitores palavras para nomear experiências difíceis da infância ”. Em ata, o júri do Prêmio SM destacou que “seu trabalho, com um amplo registro temático e execução precisa, foi consolidado ao longo de mais de trinta anos; e sua escrita, principalmente poética, faz da linguagem um espaço compartilhado para explorar o mundo interno e externo do leitor. ”

Além disso, “as imagens poéticas presentes em sua literatura transfiguram a realidade comum em um universo incrível; e sua estética reflete um compromisso com os leitores, oferecendo-lhes textos que os desafiam, expandindo as possibilidades de poesia escrita para crianças para além da lírica tradicional ”.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá  no dia 3 de dezembro, na 33ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Concurso "O que você está lendo?" divulga os vencedores da edição 2019

Matéria 08/11/2019

Conheça os vencedores brasileiros das categorias blog e vídeo.

Conheça os vencedores do III Prêmio de Educação em Direitos Humanos

Matéria 09/10/2019

: Premiação divulga vencedores da etapa nacional

Últimos dias para inscrição no concurso O que você está lendo

Matéria 20/09/2019

Prazo para envio de candidatura vai até 30 de setembro

Programa Myra integra iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Espírito Santo

Matéria 20/09/2019

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, “o programa Myra será um dos eixos do Cultura Conecta”.

5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

Matéria 29/08/2019

Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo