11 de setembro de 2017 Ouvir o texto
A Fundação SM tem o prazer de anunciar a grande vencedora do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil: a escritora brasileira Marina Colasanti.
A escolha por Colasanti levou em consideração sua linguagem poética, elogio à fantasia, domínio do simbólico, releitura dos contos de fada, além da construção de personagens profundos, bem consolidados e portadores de um rico mundo interior. O júri (formado por Anel Pérez Martínez, Selene Tinco Flores, Lorena Rodríguez Barrera, Carlos Tejada Wriedt e João Luís Ceccantini) também destacou a universalidade da obra da autora, “seu trânsito e domínio de diversos gêneros literários”, e sua “trajetória como impulsionadora e defensora dos espaços próprios para a literatura infantil e juvenil ibero-americana, bem como sua constante contribuição para a formação de leitores”.
Autora de mais de 70 livros, publicados no Brasil e no exterior, Colasanti tem sua obra amplamente reconhecida, tendo sido laureada com o Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio da Biblioteca Nacional.
A cerimônia de entrega do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá no dia 28 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.
XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil foi criado em 2005 pela Fundação SM, com o propósito de reconhecer e valorizar a atuação de excelência de escritores voltados para crianças e jovens da Ibero-América. O concurso também pretende promover a leitura entre crianças e jovens, falantes das línguas portuguesa e espanhola, como ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.
A premiação é realizada, anualmente, em parceria com o CERLALC, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a International Board on Books for Young People (IBBY) e a UNESCO; e conta com o apoio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.
Confira os ovencedores das edições anteriores:
2005: Juan Farias (Espanha)
2006: Gloria Cecilia Díaz (Colômbia)
2007: Montserrat del Amo y Gili (Espanha)
2008: Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil)
2009: María Teresa Andruetto (Argentina)
2010: Laura Devetach (Argentina)
2011: Agustín Fernández Paz (Espanha)
2012: Ana Maria Machado (Brasil)
2013: Jordi Sierra i Fabra (Espanha)
2014: Ivar Da Coll (Colômbia)
2015: Antonio Malpica (México)
2016: María Cristina Ramos (Argentina)
Matéria 13/04/2021
Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.
Saiba mais →Matéria 12/04/2021
A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →