Marina Colasanti vence XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

11 de setembro de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM tem o prazer de anunciar a grande vencedora do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil: a escritora brasileira  Marina Colasanti.

A escolha por Colasanti levou em consideração sua linguagem poética, elogio à fantasia, domínio do simbólico, releitura dos contos de fada, além da construção de personagens profundos, bem consolidados e portadores de um rico mundo interior. O júri (formado por Anel Pérez Martínez, Selene Tinco Flores, Lorena Rodríguez Barrera, Carlos Tejada Wriedt e João Luís Ceccantini) também destacou a universalidade da obra da autora, “seu trânsito e domínio de diversos gêneros literários”, e sua “trajetória como impulsionadora e defensora dos espaços próprios para a literatura infantil e juvenil ibero-americana, bem como sua  constante contribuição para a formação de leitores”.

Autora de mais de 70 livros, publicados no Brasil e no exterior, Colasanti tem sua obra amplamente reconhecida, tendo sido laureada com o Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio da Biblioteca Nacional.

A cerimônia de entrega do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá no dia 28 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil foi criado em 2005 pela Fundação SM, com o propósito de reconhecer e valorizar a atuação de excelência de escritores voltados para crianças e jovens da Ibero-América. O concurso também pretende promover a leitura entre crianças e jovens, falantes das línguas portuguesa e espanhola, como ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

A premiação é realizada, anualmente, em parceria com o CERLALC, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a International Board on Books for Young People (IBBY) e a UNESCO; e conta com o apoio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Confira os ovencedores das edições anteriores:

2005: Juan Farias (Espanha)

2006: Gloria Cecilia Díaz (Colômbia)

2007: Montserrat del Amo y Gili (Espanha)

2008: Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil)

2009: María Teresa Andruetto (Argentina)

2010: Laura Devetach (Argentina)

2011: Agustín Fernández Paz (Espanha)

2012: Ana Maria Machado (Brasil)

2013: Jordi Sierra i Fabra (Espanha)

2014: Ivar Da Coll (Colômbia)

2015: Antonio Malpica (México)

2016: María Cristina Ramos (Argentina)

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.