Marina Colasanti vence XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

11 de setembro de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM tem o prazer de anunciar a grande vencedora do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil: a escritora brasileira  Marina Colasanti.

A escolha por Colasanti levou em consideração sua linguagem poética, elogio à fantasia, domínio do simbólico, releitura dos contos de fada, além da construção de personagens profundos, bem consolidados e portadores de um rico mundo interior. O júri (formado por Anel Pérez Martínez, Selene Tinco Flores, Lorena Rodríguez Barrera, Carlos Tejada Wriedt e João Luís Ceccantini) também destacou a universalidade da obra da autora, “seu trânsito e domínio de diversos gêneros literários”, e sua “trajetória como impulsionadora e defensora dos espaços próprios para a literatura infantil e juvenil ibero-americana, bem como sua  constante contribuição para a formação de leitores”.

Autora de mais de 70 livros, publicados no Brasil e no exterior, Colasanti tem sua obra amplamente reconhecida, tendo sido laureada com o Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio da Biblioteca Nacional.

A cerimônia de entrega do XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil acontecerá no dia 28 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil foi criado em 2005 pela Fundação SM, com o propósito de reconhecer e valorizar a atuação de excelência de escritores voltados para crianças e jovens da Ibero-América. O concurso também pretende promover a leitura entre crianças e jovens, falantes das línguas portuguesa e espanhola, como ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

A premiação é realizada, anualmente, em parceria com o CERLALC, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a International Board on Books for Young People (IBBY) e a UNESCO; e conta com o apoio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Confira os ovencedores das edições anteriores:

2005: Juan Farias (Espanha)

2006: Gloria Cecilia Díaz (Colômbia)

2007: Montserrat del Amo y Gili (Espanha)

2008: Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil)

2009: María Teresa Andruetto (Argentina)

2010: Laura Devetach (Argentina)

2011: Agustín Fernández Paz (Espanha)

2012: Ana Maria Machado (Brasil)

2013: Jordi Sierra i Fabra (Espanha)

2014: Ivar Da Coll (Colômbia)

2015: Antonio Malpica (México)

2016: María Cristina Ramos (Argentina)

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.