Myra 2020 está com inscrições abertas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

O Programa Myra – juntos pela leitura! está com as inscrições abertas até o dia 6 de março para formar a sua nova rede de voluntários que acompanharão, semanalmente, crianças do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas em São Paulo.

Uma iniciativa da Fundação SM, com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, este ano, o Programa Myra estará presente em três escolas: EMEF Cacilda Becker, no Jabaquara, EMEF Desembargador Amorim Lima, na Vila Gomes, e EE Alfredo Paulino, no Alto da Lapa.

O programa consiste em formar uma dupla (voluntário e criança) e promover encontros semanais, com uma hora de duração, para que realizem atividades em torno da leitura ao longo do ano. É importante que o voluntário esteja comprometido com a assiduidade, pois é isso que contribuirá para uma relação de confiança com a criança.

Em quatro anos, o Programa Myra já formou aproximadamente 200 duplas e, indiretamente, contribuiu para a melhora no desempenho escolar dessas crianças.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade de duas horas por semana (uma para a leitura e outra para deslocamentos), disponibilidade para encontros de formação e vontade de acompanhar a evolução do vínculo de uma criança com a leitura e o desenvolvimento de suas capacidades leitoras.

Ficou interessado em se tornar um voluntário? Acesso o link e saiba mais: http://www.programamyra.org/gestao/inscricao.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.