Myra 2020 está com inscrições abertas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

O Programa Myra – juntos pela leitura! está com as inscrições abertas até o dia 6 de março para formar a sua nova rede de voluntários que acompanharão, semanalmente, crianças do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas em São Paulo.

Uma iniciativa da Fundação SM, com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, este ano, o Programa Myra estará presente em três escolas: EMEF Cacilda Becker, no Jabaquara, EMEF Desembargador Amorim Lima, na Vila Gomes, e EE Alfredo Paulino, no Alto da Lapa.

O programa consiste em formar uma dupla (voluntário e criança) e promover encontros semanais, com uma hora de duração, para que realizem atividades em torno da leitura ao longo do ano. É importante que o voluntário esteja comprometido com a assiduidade, pois é isso que contribuirá para uma relação de confiança com a criança.

Em quatro anos, o Programa Myra já formou aproximadamente 200 duplas e, indiretamente, contribuiu para a melhora no desempenho escolar dessas crianças.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade de duas horas por semana (uma para a leitura e outra para deslocamentos), disponibilidade para encontros de formação e vontade de acompanhar a evolução do vínculo de uma criança com a leitura e o desenvolvimento de suas capacidades leitoras.

Ficou interessado em se tornar um voluntário? Acesso o link e saiba mais: http://www.programamyra.org/gestao/inscricao.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.