Myra 2020 está com inscrições abertas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

O Programa Myra – juntos pela leitura! está com as inscrições abertas até o dia 6 de março para formar a sua nova rede de voluntários que acompanharão, semanalmente, crianças do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas em São Paulo.

Uma iniciativa da Fundação SM, com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, este ano, o Programa Myra estará presente em três escolas: EMEF Cacilda Becker, no Jabaquara, EMEF Desembargador Amorim Lima, na Vila Gomes, e EE Alfredo Paulino, no Alto da Lapa.

O programa consiste em formar uma dupla (voluntário e criança) e promover encontros semanais, com uma hora de duração, para que realizem atividades em torno da leitura ao longo do ano. É importante que o voluntário esteja comprometido com a assiduidade, pois é isso que contribuirá para uma relação de confiança com a criança.

Em quatro anos, o Programa Myra já formou aproximadamente 200 duplas e, indiretamente, contribuiu para a melhora no desempenho escolar dessas crianças.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade de duas horas por semana (uma para a leitura e outra para deslocamentos), disponibilidade para encontros de formação e vontade de acompanhar a evolução do vínculo de uma criança com a leitura e o desenvolvimento de suas capacidades leitoras.

Ficou interessado em se tornar um voluntário? Acesso o link e saiba mais: http://www.programamyra.org/gestao/inscricao.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.