Myra 2020 está com inscrições abertas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

O Programa Myra – juntos pela leitura! está com as inscrições abertas até o dia 6 de março para formar a sua nova rede de voluntários que acompanharão, semanalmente, crianças do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas em São Paulo.

Uma iniciativa da Fundação SM, com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, este ano, o Programa Myra estará presente em três escolas: EMEF Cacilda Becker, no Jabaquara, EMEF Desembargador Amorim Lima, na Vila Gomes, e EE Alfredo Paulino, no Alto da Lapa.

O programa consiste em formar uma dupla (voluntário e criança) e promover encontros semanais, com uma hora de duração, para que realizem atividades em torno da leitura ao longo do ano. É importante que o voluntário esteja comprometido com a assiduidade, pois é isso que contribuirá para uma relação de confiança com a criança.

Em quatro anos, o Programa Myra já formou aproximadamente 200 duplas e, indiretamente, contribuiu para a melhora no desempenho escolar dessas crianças.

Para ser um voluntário Myra é preciso saber ler em português, ter disponibilidade de duas horas por semana (uma para a leitura e outra para deslocamentos), disponibilidade para encontros de formação e vontade de acompanhar a evolução do vínculo de uma criança com a leitura e o desenvolvimento de suas capacidades leitoras.

Ficou interessado em se tornar um voluntário? Acesso o link e saiba mais: http://www.programamyra.org/gestao/inscricao.

Sobre o Myra

Inspirado no projeto catalão Lecxit, da Fundação Jaume Bofill, o Programa pretende contribuir para melhorar cada vez mais a compreensão e o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

De origem Tupi, myra remete aos vocábulos gente, pessoas, grupo, e concentra valores fundamentais para o programa, como integração, coletividade, relações, desenvolvimento e horizontes.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.