Myra 2021 consolida e amplia sessões de leitura on-line

6 de março de 2021 Ouvir o texto

Por Emily Stephano, da CE CEDAC*

Escola, criança, família e comunidade – todos juntos pela leitura. Foi a partir dessa premissa que o Programa Myra – Juntos pela Leitura foi concebido, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades leitoras de estudantes do 4º ao 6º ano de escolas públicas. De 2016 a 2019, mais de 300 voluntários se encontravam semanalmente com as crianças e realizavam sessões de leitura nas escolas do grupo de acompanhamento e nos Pontos Myra – ONGs e instituições que realizam o Programa de forma independente.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 no início de 2020, as escolas foram fechadas e, como tantos outros projetos, o Myra se reinventou. Ao longo do primeiro semestre, a equipe da Comunidade Educativa CEDAC, parceira técnica na realização do Programa criado pela Fundação SM, realizou encontros virtuais exclusivos para voluntários, com formações sobre seleção de livros, leitura de poesia e livros de não-ficção.

Já as lives “MYRA CONVIDA” foram oferecias de forma aberta a todos os interessados e contaram com a participação de Pilar Lacerda, então diretora da Fundação SM; o escritor e ilustrador Renato Moriconi; a editora de livros digitais Isabel Malzoni; as designers Michaella Pivetti e Rita da Costa Aguiar, falando sobre a fantasia nos livros infantis; além das diretoras das escolas participantes de 2020, que destacaram a importância das parcerias na educação.

Em julho de 2020, ainda sem previsão da reabertura das escolas, foram iniciadas as sessões on-line com um grupo piloto de doze voluntários e crianças. Se no formato presencial era possível cada um levar livros de casa ou escolher nas bibliotecas escolares, agora era preciso garantir que a dupla tivesse acesso às mesmas obras, podendo realizar leituras simultâneas e compartilhadas. Para isso, a Fundação SM enviou kits de livros para esse grupo, a CE CEDAC organizou salas de videoconferência para cada dupla e manteve todo o apoio para que as sessões acontecessem, com acompanhamento semanal de uma mediadora e realização quinzenal de plantões de dúvidas.

Com o bom resultado do grupo piloto, em setembro ampliou-se para 30 duplas, que seguiram juntas até o fim do ano, dessa vez com kits de livros fornecidos pelas próprias escolas parceiras. Por estar em ambiente virtual, a leitura de sites, blogs, livros digitais e uso de vídeos, que já acontecia nas sessões presenciais, foi ainda mais presente, diversificando bastante os tipos de conteúdo e as modalidades de leitura.

Mais uma vez, a metodologia um pra um, que combina um voluntário e uma mesma criança ao longo de todas as sessões, se mostrou de grande importância, criando vínculo, parceria e confiança – ainda mais necessários nesse modelo em que “um entra na casa do outro” pela tela do computador ou celular.

As famílias também puderam acompanhar com maior proximidade o desenvolvimento leitor das crianças, com os livros por perto e, às vezes, até participando indiretamente da sessão de leitura.

À esquerda, crianças com kits de livros recebidos para usar nas sessões Myra. À direita, sessões de leitura com livro impresso e digital)

No modelo on-line, foi possível contar com voluntários de diversas localidades, mesmo no acompanhamento de alunos de escolas da cidade de São Paulo (SP). Além de diversos municípios da região metropolitana, participaram voluntários de Minas Gerais e até Maputo (Moçambique).

Para finalizar o ano de 2020 no projeto com chave de ouro, foi realizado um sarau virtual. Cada dupla preparou uma leitura, às vezes feita somente pela criança, outras em conjunto. Voluntários prepararam plaquinhas para exibir após cada apresentação, como palmas virtuais.

Em 2021 o Programa Myra irá seguir com sessões on-line, tanto nas escolas do grupo de acompanhamento, como nos Pontos Myra – instituições que aplicam a mesma metodologia, porém de forma independente.

As inscrições para voluntários estão abertas até 8 de março, no site HTTP://PROGRAMAMYRA.ORG/GESTAO/INSCRICAO e em breve serão abertas inscrições para Pontos Myra.

* Texto originalmente publicado no blog da CE CEDAC:

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.