Myra – Juntos pela leitura

21 de fevereiro de 2017 Ouvir o texto

“Ler é uma coisa maravilhosa. Ler para o outro é muito bom, pois você está dando o que tem de melhor. Agora, ler com o outro é uma troca poderosa”. A editora Ana Luiza Couto resume assim o saldo positivo de sua experiência como tutora do Myra, um programa de voluntariado para o fomento à leitura, lançado pela Fundação SM, em 2016, a princípio como um piloto.

Baseado no projeto catalão Lecxit, desenvolvido pela Obra Social “la Caixa” em parceria com a secretaria de educação local e a Fundação Jaume Bofill, o Programa Myra foi redesenhado pela Fundação SM, com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, de forma a corresponder às demandas da realidade brasileira.

Na prática, o programa promove encontros de leitura, em escolas públicas, em que um voluntário lê com uma criança, construindo pontes entre o texto, outros livros e vivências. Neste processo estão imbricados diversos agentes da comunidade escolar. “Ao reunir escolas, voluntários e famílias em prol da leitura, o Programa Myra abraça a educação integral, que tem como um de seus princípios a ideia de que somos todos responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes. Para a Fundação SM, a leitura é um importante caminho para o conhecimento de si e do outro, além de ampliar as possibilidades de ação e intervenção na realidade”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Nessa ação conjunta, a escola exerce papel fundamental, sediando os encontros, identificando os estudantes de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, e articulando o diálogo entre os demais participantes do programa.

Também merece destaque a atuação do voluntário – pertencente ao quadro de colaboradores da Edições SM –, que recebe orientação contínua da coordenação do programa. Além dos encontros de formação, o voluntário tem acesso a uma série de ferramentas, disponibilizadas a cada etapa de trabalho com o intuito de contribuir para a identificação dos níveis de compreensão leitora do estudante.“Nos encontros de formação, trabalhamos temas como concepção de leitura e escuta atenta na formação de leitores, além de conversar sobre a relação com os estudantes e a organização das sessões de leitura. Em 2017, o foco será a continuidade e ampliação do programa na escola parceira, além da adesão de uma nova escola e de novos voluntários”, conta a coordenadora técnica do Myra, via Comunidade Educativa CEDAC, Sandra Medrano.

Para a editora de arte, Rita Aguiar, que participou da fase piloto do Myra e permanecerá como voluntária nesta nova etapa, uma das palavras que exprime a essência do programa é esperança. “Esperança de dar um futuro melhor para a criança, de empoderar a criança para que ela tenha acesso a tudo o que puder através da leitura. Essa foi uma das coisas mais vivas e marcantes no processo dos encontros de leitura. As crianças foram se empoderando, lendo com mais propriedade e com mais confiança”, comenta Rita a respeito de sua experiência como voluntária do programa.

Para saber mais sobre o Myra – Juntos pela leitura, acesse programamyra.org

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.