Myra – Juntos pela leitura

21 de fevereiro de 2017 Ouvir o texto

“Ler é uma coisa maravilhosa. Ler para o outro é muito bom, pois você está dando o que tem de melhor. Agora, ler com o outro é uma troca poderosa”. A editora Ana Luiza Couto resume assim o saldo positivo de sua experiência como tutora do Myra, um programa de voluntariado para o fomento à leitura, lançado pela Fundação SM, em 2016, a princípio como um piloto.

Baseado no projeto catalão Lecxit, desenvolvido pela Obra Social “la Caixa” em parceria com a secretaria de educação local e a Fundação Jaume Bofill, o Programa Myra foi redesenhado pela Fundação SM, com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, de forma a corresponder às demandas da realidade brasileira.

Na prática, o programa promove encontros de leitura, em escolas públicas, em que um voluntário lê com uma criança, construindo pontes entre o texto, outros livros e vivências. Neste processo estão imbricados diversos agentes da comunidade escolar. “Ao reunir escolas, voluntários e famílias em prol da leitura, o Programa Myra abraça a educação integral, que tem como um de seus princípios a ideia de que somos todos responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes. Para a Fundação SM, a leitura é um importante caminho para o conhecimento de si e do outro, além de ampliar as possibilidades de ação e intervenção na realidade”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Nessa ação conjunta, a escola exerce papel fundamental, sediando os encontros, identificando os estudantes de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, e articulando o diálogo entre os demais participantes do programa.

Também merece destaque a atuação do voluntário – pertencente ao quadro de colaboradores da Edições SM –, que recebe orientação contínua da coordenação do programa. Além dos encontros de formação, o voluntário tem acesso a uma série de ferramentas, disponibilizadas a cada etapa de trabalho com o intuito de contribuir para a identificação dos níveis de compreensão leitora do estudante.“Nos encontros de formação, trabalhamos temas como concepção de leitura e escuta atenta na formação de leitores, além de conversar sobre a relação com os estudantes e a organização das sessões de leitura. Em 2017, o foco será a continuidade e ampliação do programa na escola parceira, além da adesão de uma nova escola e de novos voluntários”, conta a coordenadora técnica do Myra, via Comunidade Educativa CEDAC, Sandra Medrano.

Para a editora de arte, Rita Aguiar, que participou da fase piloto do Myra e permanecerá como voluntária nesta nova etapa, uma das palavras que exprime a essência do programa é esperança. “Esperança de dar um futuro melhor para a criança, de empoderar a criança para que ela tenha acesso a tudo o que puder através da leitura. Essa foi uma das coisas mais vivas e marcantes no processo dos encontros de leitura. As crianças foram se empoderando, lendo com mais propriedade e com mais confiança”, comenta Rita a respeito de sua experiência como voluntária do programa.

Para saber mais sobre o Myra – Juntos pela leitura, acesse programamyra.org

Concurso "O que você está lendo?" divulga os vencedores da edição 2019

Matéria 08/11/2019

Conheça os vencedores brasileiros das categorias blog e vídeo.

Conheça os vencedores do III Prêmio de Educação em Direitos Humanos

Matéria 09/10/2019

: Premiação divulga vencedores da etapa nacional

Últimos dias para inscrição no concurso O que você está lendo

Matéria 20/09/2019

Prazo para envio de candidatura vai até 30 de setembro

Programa Myra integra iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Espírito Santo

Matéria 20/09/2019

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, “o programa Myra será um dos eixos do Cultura Conecta”.

María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 10/09/2019