23 de fevereiro de 2018 Ouvir o texto
Um espaço para a reflexão e o debate sobre a educação. Respeito, desejo de ampliar o conhecimento, ansiedade e muita vontade de contribuir para a melhoria da educação pública. Lado a lado, especialistas de áreas diversas e gestores de oito municípios se comprometem com um processo de transformação positiva. Para alguns pode parecer algo utópico, mas foi exatamente sob essas condições que nasceu, oficialmente, o NAMEI – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, um programa criado pela Fundação SM com o intuito de colaborar com a formação de gestores e professores para a implementação de programas de Educação Integral nos municípios brasileiros.
O evento em questão aconteceu em Bom Jesus, cidade localizada no Rio Grande do Norte, que acolheu, generosamente, seus vizinhos para o Encontro de Municípios da Região de Bom Jesus, e também realizou uma Jornada Pedagógica, nos dias 21 e 22 de fevereiro. “Nossos professores estão maravilhados e afirmam que esta foi a Jornada mais significativa de nossa rede. A Fundação SM tem contribuído relevantemente para a melhoria da formação dos professores de nossa rede de ensino”, diz Altemar Douglas, Secretário Municipal de Educação de Bom Jesus.
Primeira iniciativa do NAMEI em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus, o encontro reuniu gestores e técnicos das cidades de João Câmara, Barcelona, Ipanguaçu, Senador Elói de Souza, Rio Do Fogo, São Tomé e Santa Maria, com a proposta de que conhecessem e interpretassem os dados educacionais de seus municípios, focando na elaboração de uma agenda de trabalho com o objetivo de garantir a aprendizagem e permanência de todas as crianças e jovens na escola. “Para a Fundação SM, o encontro em Bom Jesus anuncia uma parceria bastante positiva entre o NAMEI e as Secretarias Municipais de Educação, para a colaboração na busca pela melhoria da qualidade da educação brasileira. Com o NAMEI, queremos atuar de forma mais próxima daqueles que cuidam da educação de nossas crianças e jovens diariamente: escolas, educadores e gestores”, explica Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.
O programa pretende dar apoio técnico à gestão municipal para a formação de equipes e gestão de políticas de Educação Integral. Para isso, além de articular encontros entre o poder público e a comunidade escolar, o Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral também convida especialistas e instituições parceiras a participarem das iniciativas. “Partimos do princípio de que a educação é um compromisso de todos e que em rede conseguimos realizar projetos mais aprofundados, com potencial de transformação e alcance bem maiores”, conclui Pilar Lacerda.
Além da Diretora da Fundação SM, participaram do encontro os especialistas Ítalo Dutra (Unicef), Anitta Gea (Conviva Educação), Carlos Eduardo Sanches (Instituto Natura), Cleuza Repulho (Fundação Lemann), Joana Gaiotto (Instituto Natura) e a arquiteta Beatriz Goulart. O evento também contou com o apoio do Centro de Referências em Educação Integral.
Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →