Voltar

O que você está lendo?

8 de dezembro de 2016 Ouvir o texto

No próximo dia 15 de dezembro, o concurso O que você está lendo?, realizado pela Fundação SM em parceria com a OEI – Organização do Estados Ibero-americanos, encerra seu período de inscrições.

Em sua quinta edição, o concurso ibero-americano pretende revelar as experiências de leitura de estudantes entre 15 e 17 anos. De acordo com a convocatória, “as amplas possibilidades da internet como meio de publicação eletrônica convidam os estudantes a contribuir com uma grande variedade de competências que estão relacionadas não somente com a escrita e a leitura em interação, como também com seu comportamento como cidadãos digitais e membros ativos e críticos na rede”.

Para participar, o jovem deve criar um blog, ou inscrever algum que já tenha, em que compartilhe suas anotações sobre os livros que leu. O veículo também pode relacionar as leituras literárias com outros temas de interesse, como cinema, games, teatro, música, fotografia, etc. O vencedor receberá um tablet.

Entre os critérios de avaliação dos blogs participantes, estão pontos como a riqueza da experiência de leitura relatada; a originalidade e qualidade temática do blog; e a participação e interação com os leitores do blog (visitas, comentários, campanhas).

O júri é composto por escritores, especialistas em leitura e mídia digital, representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, além dos autores dos blogs vencedores da edição anterior do concurso.

A novidade desta edição é a proposta de incorporação de vídeos aos blogs. O tema, a duração e a técnica audiovisual são livres. O júri levará em conta a qualidade do conteúdo, sua relação com os objetivos do concurso – a importância da leitura em nossas vidas –, assim como o desenvolvimento técnico. Além do prêmio principal, o concurso vai conceder uma Menção Especial aos três melhores vídeos desenvolvidos por blogueiros de cada país.

Faça o download da convocatória aqui: bases2016_pt

Para saber mais, acesse o site do concurso.

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Saiba mais

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Saiba mais

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Saiba mais

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Saiba mais

Ver mais notícias