Voltar

O que você está lendo?

8 de dezembro de 2016 Ouvir o texto

No próximo dia 15 de dezembro, o concurso O que você está lendo?, realizado pela Fundação SM em parceria com a OEI – Organização do Estados Ibero-americanos, encerra seu período de inscrições.

Em sua quinta edição, o concurso ibero-americano pretende revelar as experiências de leitura de estudantes entre 15 e 17 anos. De acordo com a convocatória, “as amplas possibilidades da internet como meio de publicação eletrônica convidam os estudantes a contribuir com uma grande variedade de competências que estão relacionadas não somente com a escrita e a leitura em interação, como também com seu comportamento como cidadãos digitais e membros ativos e críticos na rede”.

Para participar, o jovem deve criar um blog, ou inscrever algum que já tenha, em que compartilhe suas anotações sobre os livros que leu. O veículo também pode relacionar as leituras literárias com outros temas de interesse, como cinema, games, teatro, música, fotografia, etc. O vencedor receberá um tablet.

Entre os critérios de avaliação dos blogs participantes, estão pontos como a riqueza da experiência de leitura relatada; a originalidade e qualidade temática do blog; e a participação e interação com os leitores do blog (visitas, comentários, campanhas).

O júri é composto por escritores, especialistas em leitura e mídia digital, representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, além dos autores dos blogs vencedores da edição anterior do concurso.

A novidade desta edição é a proposta de incorporação de vídeos aos blogs. O tema, a duração e a técnica audiovisual são livres. O júri levará em conta a qualidade do conteúdo, sua relação com os objetivos do concurso – a importância da leitura em nossas vidas –, assim como o desenvolvimento técnico. Além do prêmio principal, o concurso vai conceder uma Menção Especial aos três melhores vídeos desenvolvidos por blogueiros de cada país.

Faça o download da convocatória aqui: bases2016_pt

Para saber mais, acesse o site do concurso.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias