Voltar

Outros dias virão! Seja bem-vindo, 2018!

15 de dezembro de 2017 Ouvir o texto

“O último dia do ano

não é o último dia do tempo.

Outros dias virão”.

Carlos Drummond de Andrade

“Passagem do ano”, in A rosa do povo.

 

O ano de 2017 vai se despedindo sob os ventos auspiciosos do SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, que aconteceu nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, no Sesc Pompeia, em São Paulo. No palco, especialistas de diferentes localidades e áreas da Educação; na plateia, educadores dispostos a refletir sobre as práticas e rumos do ensino no país; e na organização, parceiros unidos e mobilizados por um único ideal: contribuir para que a educação no Brasil tenha qualidade e seja assegurada para todos.

Ainda sobre o ano que vai findando, também precisamos destacar o Edital Myra 2018, processo que selecionou, de um montante de 14 escolas públicas inscritas, três novas integrantes para compor o quadro de participantes do Programa Myra. Com isso, ampliaremos nossa rede de fomento à leitura e iniciaremos 2018 com o desafio e a oportunidade de aprimorar as competências leitoras de um número maior de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Se o ano de 2017 contou com percalços na área da Educação, igualmente ensejou a articulação de novos laços, a reflexão e o desenvolvimento de estratégias criativas para lidar com as mais diversas questões colocadas em cena.

Queremos seguir com essa energia motriz, em 2018, compartilhando experiências com parceiros e educadores, promovendo projetos que colaborem com o desenvolvimento integral das pessoas, e buscando sempre novos olhares e possibilidades de ação para transformar positivamente o mundo à nossa volta. Aludindo ao poema de Drummond, nem o tempo nem a esperança terminam com o último suspiro de 2017. Outros dias virão e, juntos, teremos fôlego para enfrentar os desafios com muita criatividade, solidariedade e afeto!

Boas festas e um feliz ano novo!

 

Pilar Lacerda e Equipe Fundação SM

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias