Voltar

Outros dias virão! Seja bem-vindo, 2018!

15 de dezembro de 2017 Ouvir o texto

“O último dia do ano

não é o último dia do tempo.

Outros dias virão”.

Carlos Drummond de Andrade

“Passagem do ano”, in A rosa do povo.

 

O ano de 2017 vai se despedindo sob os ventos auspiciosos do SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral, que aconteceu nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, no Sesc Pompeia, em São Paulo. No palco, especialistas de diferentes localidades e áreas da Educação; na plateia, educadores dispostos a refletir sobre as práticas e rumos do ensino no país; e na organização, parceiros unidos e mobilizados por um único ideal: contribuir para que a educação no Brasil tenha qualidade e seja assegurada para todos.

Ainda sobre o ano que vai findando, também precisamos destacar o Edital Myra 2018, processo que selecionou, de um montante de 14 escolas públicas inscritas, três novas integrantes para compor o quadro de participantes do Programa Myra. Com isso, ampliaremos nossa rede de fomento à leitura e iniciaremos 2018 com o desafio e a oportunidade de aprimorar as competências leitoras de um número maior de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Se o ano de 2017 contou com percalços na área da Educação, igualmente ensejou a articulação de novos laços, a reflexão e o desenvolvimento de estratégias criativas para lidar com as mais diversas questões colocadas em cena.

Queremos seguir com essa energia motriz, em 2018, compartilhando experiências com parceiros e educadores, promovendo projetos que colaborem com o desenvolvimento integral das pessoas, e buscando sempre novos olhares e possibilidades de ação para transformar positivamente o mundo à nossa volta. Aludindo ao poema de Drummond, nem o tempo nem a esperança terminam com o último suspiro de 2017. Outros dias virão e, juntos, teremos fôlego para enfrentar os desafios com muita criatividade, solidariedade e afeto!

Boas festas e um feliz ano novo!

 

Pilar Lacerda e Equipe Fundação SM

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Saiba mais

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Ver mais notícias