Fundação SM lança Pesquisa Juventudes no Brasil

28 de setembro de 2021 Ouvir o texto

No próximo dia 8/10, às 16h, a Fundação SM vai apresentar as principais conclusões da Pesquisa Juventudes no Brasil, um estudo que analisa as percepções das jovens e dos jovens brasileiros sobre a participação sociopolítica, valores, autopercepção, perspectivas de futuro sobre estudo e trabalho, principais atividades de cultura e lazer, religiosidade, migrações, diversidade, igualdade de gênero, o impacto das tecnologias nas relações e nos hábitos de consumo, bem como os principais medos e preocupações dessa jovem população.

A investigação foi coordenada pelo Observatório da Juventude na Ibero-América, e realizada em parceria com pesquisadores de três universidades públicas do Rio de Janeiro: UFF, UniRio e UERJ.

A publicação tem o objetivo de servir como material de referência e inspiração para instituições, educadores e todas as pessoas que atuam com processos educacionais e com o desenvolvimento integral da juventude. Também para os próprios jovens brasileiros envolvidos em trabalhos coletivos em seus territórios e que buscam novos caminhos de atuação social e política.

Quando: 8/10, sexta-feira
Onde: Facebook e YouTube da Fundação SM

Fundação SM apresenta o Aula Go

Matéria 14/10/2021

18 jovens de países ibero-americanos formarão uma equipe que elaborará uma proposta de transformação para uma escola

Pesquisa revela pluralidades da juventude brasileira

Matéria 08/10/2021

Estudo entrevistou 1.740 jovens, de 15 a 29 anos, em todas as regiões do país. As conclusões revelam que embora tenham mais escolaridade que seus pais, os jovens temem não ter trabalho no futuro, são preocupados com o meio ambiente e desejam uma sociedade multicultural.

María José Ferrada vence XVII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2021

Para o júri, a escritora chilena demonstra um grande respeito pelas crianças e um profundo conhecimento dos segredos da relação entre o mundo infantil e a poesia.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.