Fundação SM lança Pesquisa Juventudes no Brasil

28 de setembro de 2021 Ouvir o texto

No próximo dia 8/10, às 16h, a Fundação SM vai apresentar as principais conclusões da Pesquisa Juventudes no Brasil, um estudo que analisa as percepções das jovens e dos jovens brasileiros sobre a participação sociopolítica, valores, autopercepção, perspectivas de futuro sobre estudo e trabalho, principais atividades de cultura e lazer, religiosidade, migrações, diversidade, igualdade de gênero, o impacto das tecnologias nas relações e nos hábitos de consumo, bem como os principais medos e preocupações dessa jovem população.

A investigação foi coordenada pelo Observatório da Juventude na Ibero-América, e realizada em parceria com pesquisadores de três universidades públicas do Rio de Janeiro: UFF, UniRio e UERJ.

A publicação tem o objetivo de servir como material de referência e inspiração para instituições, educadores e todas as pessoas que atuam com processos educacionais e com o desenvolvimento integral da juventude. Também para os próprios jovens brasileiros envolvidos em trabalhos coletivos em seus territórios e que buscam novos caminhos de atuação social e política.

Quando: 8/10, sexta-feira
Onde: Facebook e YouTube da Fundação SM

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.