María José Ferrada vence XVII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

23 de setembro de 2021 Ouvir o texto

A escritora chilena foi indicada pela Alboroto Ediciones, bem como pelo IBBY Chile, pela editora A buen paso e pela Universidade de Zaragoza.

O júri da décima sétima edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, que se reuniu de forma virtual no dia 13 de setembro, escolheu por unanimidade a escritora chilena María José Ferrada como vencedora desse concurso que, além de reconhecer a trajetória de escritores para crianças e jovens da Ibero-América, concede 30 mil dólares como parte do Prêmio.

A autora María José Ferrada “demonstra um grande respeito pelas crianças e um profundo conhecimento dos segredos da relação entre o mundo infantil e a poesia”, assim indicou o júri, composto por Angélica Vázquez del Mercado, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI); María Emilia López, do Centro Regional de Promoção do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC); Alicia Espinosa de los Monteros, do International Board on Books for Young People (IBBY México); Rodrigo Morlesin, do Escritório no México da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); e Graziela Ribeiro dos Santos, representando a Fundação SM.

O júri do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil destacou que a autora “oferece uma obra que rompe fronteiras e que, ao tratar de temas complexos ou difíceis, extrapola a geografia dos fatos e universaliza a experiência”, além de que “brinca com a memória pessoal e coletiva e transmuta a tristeza em outra coisa: um material do qual a ternura sempre floresce”.

A 17ª edição do Prêmio recebeu 24 candidaturas de nove países da Ibero-América (Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Portugal e Uruguai), das quais 14 foram analisadas pelo júri por cumprirem os termos da convocação.

A autora foi indicada pela Alboroto Ediciones, editora mexicana criada em 2018, e pelo International Board on Books for Young People (IBBY Chile), uma organização não-governamental que forma uma rede internacional preocupada em conectar jovens e crianças a livros de boa qualidade. A candidatura também foi promovida pela Universidade de Zaragoza e pela editora A buen paso, com sede na Espanha. As razões para a indicação incluem: María José Ferrada “tem uma capacidade pouco comum de transmitir os momentos dolorosos da nossa memória e da nossa história ao público infantil. Isso com uma voz delicada e particular, que fala com as crianças sem subestimá-las, com palavras simples e imagens poéticas que se perpetuam habitando no leitor”.

Os ganhadores das edições anteriores do Prêmio foram Juan Farias (Espanha, 2005); Gloria Cecilia Díaz (Colômbia, 2006); Montserrat del Amo y Gil (Espanha, 2007); Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil, 2008); María Teresa Andruetto (Argentina, 2009); Laura Devetach (Argentina, 2010); Agustín Fernández Paz (Espanha, 2011); Ana María Machado (Brasil, 2012); Jordi Sierra i Fabra (Espanha, 2013); Ivar Da Coll (Colômbia, 2014); Antonio Malpica (México, 2015); María Cristina Ramos (Argentina, 2016); Marina Colasanti (Brasil, 2017); Graciela Montes (Argentina, 2018), María Baranda (México, 2019); e Yolanda Reyes (Colômbia, 2020).

O anúncio da vencedora ocorreu no início desta semana, de forma virtual, na página oficial do prêmio: http://pilij.fundacion-sm.org.mx.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. O formato do evento será definido posteriormente, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos em virtude da pandemia de Covid-19.

Conheça a vencedora

María José Ferrada (Chile, 1977) é jornalista e escritora. Nos últimos 16 anos, dedicou-se a escrever livros para o público infantil e adulto. Seus livros foram publicados em vários países e traduzidos para 14 idiomas até o momento.

Sua obra aborda desde a beleza das coisas cotidianas até as cicatrizes com as quais as ditaduras e os traumáticos processos migratórios marcaram dolorosamente algumas infâncias.

Ela recebeu prêmios importantes, incluindo o Prêmio Melhores Obras do Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Chile, o Prêmio da Academia Chilena de Língua, o Prêmio de Poesia para Crianças Cidade de Orihuela e o Prêmio Hispano-americano de Poesia para Crianças.

Em paralelo com o trabalho como autora, María realiza oficinas de redação para crianças nas escolas.

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.