Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

19 de janeiro de 2021 Ouvir o texto

No dia 8 de março abrirão as inscrições para o XVII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil 2021, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores de literatura infantojuvenil.

Podem se inscrever autores vivos que possuem em sua trajetória livros publicados voltados para crianças e jovens, seja em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

As candidaturas poderão ser apresentadas por instituição cultural ou educacional, editora, associação ou grupo de pessoas ligadas à literatura infanto-juvenil. O vencedor receberá um prêmio no valor equivalente a 30 mil dólares.

Criada em 2005, a premiação reconhece autores que tenham desempenhado com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantojuvenil na Comunidade Ibero-americana. O principal objetivo é promover a leitura para crianças e jovens de fala espanhola e portuguesa, como uma ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura é realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no México (UNESCO), o International Board of Books for Young People (IBBY), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Em 2020, a vencedora foi a escritora colombiana Yolanda Reyes.

Regulamento: faça download do Regulamento XVII_PILIJ_2021 aqui

Site oficial: https://pilij.fundacion-sm.org.mx

Prazo de inscrição: de 8 de março de 2021 até  4 de junho de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.