Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

19 de janeiro de 2021 Ouvir o texto

No dia 8 de março abrirão as inscrições para o XVII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil 2021, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores de literatura infantojuvenil.

Podem se inscrever autores vivos que possuem em sua trajetória livros publicados voltados para crianças e jovens, seja em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

As candidaturas poderão ser apresentadas por instituição cultural ou educacional, editora, associação ou grupo de pessoas ligadas à literatura infanto-juvenil. O vencedor receberá um prêmio no valor equivalente a 30 mil dólares.

Criada em 2005, a premiação reconhece autores que tenham desempenhado com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantojuvenil na Comunidade Ibero-americana. O principal objetivo é promover a leitura para crianças e jovens de fala espanhola e portuguesa, como uma ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura é realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no México (UNESCO), o International Board of Books for Young People (IBBY), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Em 2020, a vencedora foi a escritora colombiana Yolanda Reyes.

Regulamento: faça download do Regulamento XVII_PILIJ_2021 aqui

Site oficial: https://pilij.fundacion-sm.org.mx

Prazo de inscrição: a partir de 8 de março de 2021 até 21 de maio de 2021

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.