Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

19 de janeiro de 2021 Ouvir o texto

No dia 8 de março abrirão as inscrições para o XVII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil 2021, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores de literatura infantojuvenil.

Podem se inscrever autores vivos que possuem em sua trajetória livros publicados voltados para crianças e jovens, seja em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

As candidaturas poderão ser apresentadas por instituição cultural ou educacional, editora, associação ou grupo de pessoas ligadas à literatura infanto-juvenil. O vencedor receberá um prêmio no valor equivalente a 30 mil dólares.

Criada em 2005, a premiação reconhece autores que tenham desempenhado com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantojuvenil na Comunidade Ibero-americana. O principal objetivo é promover a leitura para crianças e jovens de fala espanhola e portuguesa, como uma ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura é realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no México (UNESCO), o International Board of Books for Young People (IBBY), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Em 2020, a vencedora foi a escritora colombiana Yolanda Reyes.

Regulamento: faça download do Regulamento XVII_PILIJ_2021 aqui

Site oficial: https://pilij.fundacion-sm.org.mx

Prazo de inscrição: de 8 de março de 2021 até  4 de junho de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.