Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

7 de março de 2022 Ouvir o texto

A partir de 7 de março, até 20 de maio de 2022, estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Podem se inscrever autores vivos que possuem em sua trajetória livros publicados para crianças e jovens quer seja em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum. Os trabalhos podem ser escritos em espanhol ou português. Não são aceitos manuais, nem livros didáticos.

As candidaturas poderão ser apresentadas por uma instituição cultural ou educacional, por editora, associação ou grupo de pessoas ligadas à literatura infanto-juvenil. O vencedor receberá um prêmio no valor equivalente a 30 mil dólares.

Criada em 2005, a premiação reconhece autores que tenham desempenhado com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantojuvenil na Comunidade Ibero-americana. O principal objetivo é promover a leitura para crianças e jovens de fala espanhola e portuguesa, como uma ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil é realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no México (UNESCO), o International Board of Books for Young People (IBBY), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Em 2021, a vencedora foi a escritora chilena María José Ferrada.

Regulamento: faça download do Regulamento_XVII_PILIJ_2022.

Site oficial para inscrição: https://pilij.fundacion-sm.org.mx.

Prazo de inscrição: de 7 de março de 2022 até 20 de maio de 2022 (até às 16h, horário de Brasília).

Divulgação do(a) vencedor(a): até 30 de setembro de 2022.

Entrega do prêmio: durante a Feria Internacional do Livro de Guadalajara (México).

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM apresenta livro “Conversaciones sobre Ciudadanía Global”

Matéria 03/03/2022

A publicação é um trabalho coletivo que nasce após uma série de conversas abertas a partir das escolas e com as escolas, realizadas durante programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa.