Voltar

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

7 de março de 2022 Ouvir o texto

A partir de 7 de março, até 20 de maio de 2022, estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Podem se inscrever autores vivos que possuem em sua trajetória livros publicados para crianças e jovens quer seja em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum. Os trabalhos podem ser escritos em espanhol ou português. Não são aceitos manuais, nem livros didáticos.

As candidaturas poderão ser apresentadas por uma instituição cultural ou educacional, por editora, associação ou grupo de pessoas ligadas à literatura infanto-juvenil. O vencedor receberá um prêmio no valor equivalente a 30 mil dólares.

Criada em 2005, a premiação reconhece autores que tenham desempenhado com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantojuvenil na Comunidade Ibero-americana. O principal objetivo é promover a leitura para crianças e jovens de fala espanhola e portuguesa, como uma ferramenta para o desenvolvimento social de seus países.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil é realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no México (UNESCO), o International Board of Books for Young People (IBBY), o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC) e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Em 2021, a vencedora foi a escritora chilena María José Ferrada.

Mais informações

Regulamento: faça download do Regulamento_XVII_PILIJ_2022.

Site oficial para inscrição: https://pilij.fundacion-sm.org.mx.

Prazo de inscrição: de 7 de março de 2022 até 20 de maio de 2022 (até às 16h, horário de Brasília).

Divulgação do(a) vencedor(a): até 30 de setembro de 2022.

Entrega do prêmio: durante a Feria Internacional do Livro de Guadalajara (México).

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias