Voltar

Portas abertas para a inclusão

14 de setembro de 2018 Ouvir o texto

O UNICEF, o Instituto Rodrigo Mendes e a Fundação FC Barcelona escolheram o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, para iniciar o curso Portas abertas para a inclusão.

Totalmente gratuito e a distância (EAD), o curso é aberto a professores de todas as disciplinas, gestores escolares, familiares e interessados em saber mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola.“Com o Portas abertas EAD, contribuímos para que todas as escolas públicas brasileiras possam garantir o direito de aprender a cada menina e cada menino, notadamente aqueles com deficiência”, afirma Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Composto por sete módulos, totalizando 40 horas de duração, o Portas abertas EAD abordarádiversos temas da inclusão escolar no Brasil: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva. As aulas são compostas por vídeos, textos e videoaulas, que articulam teoria e prática sobre educação inclusiva.

Um dos destaques do curso é o fato de ser acessível, com recursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas e audiodescrição. Ao final do programa, os participantes receberão um atestado de participação.

Osinteressados podem realizar um pré-cadastro no site www.rm.org.br, a partir do dia 21 de setembro.

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias