Premiação reconhece o trabalho de professores da rede pública

11 de maio de 2017 Ouvir o texto

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC que conta com o financiamento de instituições como a Fundação SM. Em sua décima edição, o prêmio “busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula”.

Dividida em seis categorias (creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano, ensino médio), a premiação acontece nos âmbitos estadual, regional e nacional.

ppbcategorias

Os vencedores da etapa estadual ganharão uma placa em reconhecimento pelo desempenho no concurso. Os vencedores da etapa regional receberão R$ 7 mil, um troféu, uma viagem para a Irlanda (2018) para participar de uma capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas.

Os grandes vencedores da etapa nacional receberão, além dos prêmios conferidos nas etapas estadual e regional, o valor adicional de R$ 5 mil e um troféu.

Esta edição também contará com uma premiação especial para os melhores projetos com abordagem das seguintes temáticas: Esporte como estratégia de aprendizagem; Conservação e uso consciente da água; Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação; Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional.

Para participar, o professor deve inscrever o relato de uma prática pedagógica desenvolvida com seus alunos.

10º Prêmio Professores do Brasil

Inscrições: até 25 de agosto de 2017

Informações: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.