4 de julho de 2017 Ouvir o texto
A Fundação SM tem o prazer de anunciar a obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a Edições SM.
Pela consistência do enredo que, com lirismo e precisão, aborda um tema atual, de extrema relevância — o drama dos refugiados sírios, retratado pelos olhos de uma criança sensível —, e pela metáfora do título, que se desenvolve com sutileza a partir dos bastidores ficcionais de uma história real, o vencedor é: O cometa é um sol que não deu certo, de Tadeu de Melo Sarmento.
O autor pernambucano também contabiliza em seu currículo o II Prêmio Pernambuco de Literatura, concedido a seu romance de estreia, Associação Robert Walser para sósias anônimos.
A seguir, leia um trecho da obra vencedora.
O cometa é um sol que não deu certo
“Os dois vivem em um campo de refugiados e não são as únicas crianças por lá. É um lugar difícil para as criançasficarem e também para os adultos, mas ninguém ali teve escolha. Emanuel olha para o céu em direção às nuvens (não ao sol, mas às nuvens) e pensa que ninguém nunca tem escolha. Que as pessoas são iguais àquelas nuvenzinhas no céu, empurradas pelo vento sabe-se lá para aonde ou até quando.”
|
Em sua 13ª edição, o Prêmio Barco a Vapor tem como objetivo estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura. Para a Editora Executiva de Literatura e Informativos da Edições SM, Graziela Ribeiro dos Santos, “além de estimular a criação literária nacional, ao engajar autores, críticos literários, educadores, bibliotecários, editores e tantos outros profissionais do livro e da educação, o Prêmio Barco a Vapor chama a atenção para a importância da literatura na formação das crianças e jovens e faz refletir sobre os caminhos da leitura no país”.
Agradecemos a participação e parabenizamos os 10 finalistas dessa edição.
Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →Matéria 08/12/2020
O segundo encontro do programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa foi sobre "Educar a partir da ética do cuidado". Confira os principais destaques.
Saiba mais →