Prêmio Barco a Vapor já tem um vencedor!

4 de julho de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM tem o prazer de anunciar a obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a Edições SM.

Pela consistência do enredo que, com lirismo e precisão, aborda um tema atual, de extrema relevância — o drama dos refugiados sírios, retratado pelos olhos de uma criança sensível —, e pela metáfora do título, que se desenvolve com sutileza a partir dos bastidores ficcionais de uma história real, o vencedor é: O cometa é um sol que não deu certo, de Tadeu de Melo Sarmento.

O autor pernambucano também contabiliza em seu currículo o II Prêmio Pernambuco de Literatura, concedido a seu romance de estreia, Associação Robert Walser para sósias anônimos.

A seguir, leia um trecho da obra vencedora.

O cometa é um sol que não deu certo

“Os dois vivem em um campo de refugiados e não são as únicas crianças por lá. É um lugar difícil para as criançasficarem e também para os adultos, mas ninguém ali teve escolha.

Emanuel olha para o céu em direção às nuvens (não ao sol, mas às nuvens) e pensa que ninguém nunca tem escolha. Que as pessoas são iguais àquelas nuvenzinhas no céu, empurradas pelo vento sabe-se lá para aonde ou até quando.”

Em sua 13ª edição, o Prêmio Barco a Vapor tem como objetivo estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura. Para a  Editora Executiva de Literatura e Informativos da Edições SM, Graziela Ribeiro dos Santos, “além de estimular a criação literária nacional, ao engajar autores, críticos literários, educadores, bibliotecários, editores e tantos outros profissionais do livro e da educação, o Prêmio Barco a Vapor chama a atenção para a importância da literatura na formação das crianças e jovens e faz refletir sobre os caminhos da leitura no país”.

Agradecemos a  participação e parabenizamos os 10 finalistas dessa edição.

María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 10/09/2019

5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

Matéria 29/08/2019

Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo

Fundação SM assina Manifesto Público sobre Decreto 9.930 (PNLL)

Artigo 02/08/2019

Leia o texto na íntegra e entenda o impacto do decreto para a gestão pública do PNLL.

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Quero na Escola Professor

Matéria 02/08/2019

Iniciativa busca estreitar os laços entre professores, alunos e comunidade.

Ilustrador argentino vence 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 18/07/2019

Confira o vencedor, os finalistas e as menções honrosas do 10 Catálogo Ibero-América Ilustra