Voltar

Prêmio Barco a Vapor já tem um vencedor!

4 de julho de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM tem o prazer de anunciar a obra vencedora do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a Edições SM.

Pela consistência do enredo que, com lirismo e precisão, aborda um tema atual, de extrema relevância — o drama dos refugiados sírios, retratado pelos olhos de uma criança sensível —, e pela metáfora do título, que se desenvolve com sutileza a partir dos bastidores ficcionais de uma história real, o vencedor é: O cometa é um sol que não deu certo, de Tadeu de Melo Sarmento.

O autor pernambucano também contabiliza em seu currículo o II Prêmio Pernambuco de Literatura, concedido a seu romance de estreia, Associação Robert Walser para sósias anônimos.

A seguir, leia um trecho da obra vencedora.

  O cometa é um sol que não deu certo

 “Os dois vivem em um campo de refugiados e não são as únicas crianças por lá. É um lugar difícil para as criançasficarem e também para os adultos, mas ninguém ali teve escolha.

Emanuel olha para o céu em direção às nuvens (não ao sol, mas às nuvens) e pensa que ninguém nunca tem escolha. Que as pessoas são iguais àquelas nuvenzinhas no céu, empurradas pelo vento sabe-se lá para aonde ou até quando.”

 

 

Em sua 13ª edição, o Prêmio Barco a Vapor tem como objetivo estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura. Para a  Editora Executiva de Literatura e Informativos da Edições SM, Graziela Ribeiro dos Santos, “além de estimular a criação literária nacional, ao engajar autores, críticos literários, educadores, bibliotecários, editores e tantos outros profissionais do livro e da educação, o Prêmio Barco a Vapor chama a atenção para a importância da literatura na formação das crianças e jovens e faz refletir sobre os caminhos da leitura no país”.

Agradecemos a  participação e parabenizamos os 10 finalistas dessa edição.

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias