Voltar

Prêmio de Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas

7 de maio de 2019 Ouvir o texto

As inscrições para a etapa nacional do Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero foram prorrogadas até 15 de julho. Promovida pela Fundação SMe a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI, comapoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed ,da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undimee da Secretaria Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos,a premiaçãoreconhece a atuação de escolas e organizações da sociedade civil (OSC), que desenvolvem programas com foco no direito à educação, à convivência na escola, à paz, às liberdades, à inclusão e aos direitos humanos.

Os candidatos podem inscrever seus projetos até 15 de julho,  na Categoria A – Escolas (educação formal) ou na Categoria B –OSC’s (educação não formal). O júri,­ formado por técnicos da OEI e Fundação SM, especialistas na área de educação em direitos humanos e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, selecionará duas experiências vencedoras por categoria.

A etapa internacional da premiação deve ocorrer até setembro, quando serão escolhidos dois finalistas em nível ibero-americano em ambas as categorias. Os premiados receberão U$ 5 mil (cinco mil dólares) para investir nas iniciativas apresentadas no concurso. A entrega do prêmio está prevista para ocorrer no último trimestre do ano.

Participam do Prêmio escolas e OSCs de 19 países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero 

ETAPA NACIONAL

Inscrições: Inscrições prorrogadas até 15 de julho

Regulamento: premioddhhromero-como-participar

 

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Saiba mais

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Saiba mais

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Saiba mais

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Saiba mais

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Saiba mais

Ver mais notícias