Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos anuncia vencedores da etapa internacional

2 de dezembro de 2019 Ouvir o texto

A  Fundação SM e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) anunciaram os quatro vencedores da etapa internacional da terceira edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, que contou com a participação de vinte países ibero-americanos.

Outorgado em homenagem a Óscar Arnulfo Romero, por seu trabalho como bispo e mártir em defesa dos direitos humanos, o Prêmio tem a finalidade de reconhecer, destacar e disseminar a missão e o compromisso de instituições de ensino fundamental e de organizações da sociedade civil que, por meio de diversas práticas educacionais, promovem os direitos humanos de modo exemplar e causam grande impacto nas sociedades em que atuam.

O Prêmio Ibero-americano consisti na entrega de 5.000 dólares, um reconhecimento econômico que será reinvestido no programa para dois projetos por categoria, sendo em total quatro experiências vencedoras. Para esta terceira edição, contamos com a participação de vinte países membros da OEI.

O júri do prêmio reuniu-se no dia 26 de novembro, nas instalações da Secretaria de Relações Exteriores, na Cidade do México, para deliberar e selecionar os ganhadores desta terceira edição, que receberão 5.000 dólares para investir em seus projetos.

CATEGORIA A

Após avaliação e pontuação, foram selecionados, por unanimidade, para a categoria A, correspondente a instituições de ensino, os seguintes países:

Instituição: Liceu Técnico de Valparaíso

Projeto: Inclusão para a equidade social

Instituição:Escola Primária Lic. José Ma. Pino Suárez

Projeto: Rádio, televisão e imprensa escolar

> O júri também atribuiu as seguintes menções honrosas aos países:

Equador

Instituição: Unidade Educativa Municipal Calderón

Projeto: Mulher e comunidade

Uruguai

Instituição: Centro de Recursos para Alunos Cegos e com Baixa Visão

Projeto:  Mãos que veem.

Colômbia

Instituição: Instituição Educativa Francisco de Miranda

Projeto: Experiência etnoeducacional bilíngue para estudantes com deficiência auditiva

República Dominicana

Instituição: Escola de Ensino Médio Babeque

Projeto: Acampamento Arahuacos

CATEGORIA B

Após avaliação e pontuação, foram selecionados, por unanimidade, para a categoria B, correspondente a Organizações da sociedade civil e educação não formal os seguintes países:

Guatemala

Instituição: Instituto Internacional de Aprendizagem para a Reconciliação Social

Projeto: Jovens dialogando sobre os desafios para construir a paz na Exposição Por que estamos como estamos?

Porto Rico

Instituição: Organização Projeto Nascer, Inc.

Projeto: Defendendo o que somos

>O júri também atribuiu as seguintes menções honrosas aos países:

Instituição: Melel Xojobal, A. C.

Projeto: Escola Feminista “Código F”

Instituição: Biblioteca Popular La Carcova

Projeto: Defensoria territorial em Direitos Humanos San Martin

Bolívia

Instituição: Escola de Formação de Líderes impulsionada pelo Centro de Investigação e Promoção do Campesinato

Projeto: Escola de formação de líderes com jovens da área rural

El Salvador

Instituição: Comunidade Monseñor Romero

Projeto: Programa terapêutico comunitário pelos Direitos Humanos da infância com deficiência do departamento de Usulután

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Parceria entre Fundação SM e Itaú Social doa mais de 15,2 mil livros para Pontos Myra

Matéria 26/08/2022

Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.

Jovens criam projeto inovador para escola de educação infantil na Espanha

Matéria 28/07/2022

Jovens de nove países ibero-americanos receberam o seguinte desafio: transformar uma escola de educação infantil que atende crianças em situação de vulnerabilidade em um ambiente mais inclusivo e inovador. Confira o resultado.

Portuguesa Eva Evita vence 13 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 27/07/2022

Além do trabalho de Eva Evita, 44 ilustradores ibero-americanos serão incluídos na publicação e na exposição itinerante, incluindo os brasileiros Guilherme Karsten e Weberson Santiago.