Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos anuncia vencedores da etapa internacional

2 de dezembro de 2019 Ouvir o texto

A  Fundação SM e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) anunciaram os quatro vencedores da etapa internacional da terceira edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, que contou com a participação de vinte países ibero-americanos.

Outorgado em homenagem a Óscar Arnulfo Romero, por seu trabalho como bispo e mártir em defesa dos direitos humanos, o Prêmio tem a finalidade de reconhecer, destacar e disseminar a missão e o compromisso de instituições de ensino fundamental e de organizações da sociedade civil que, por meio de diversas práticas educacionais, promovem os direitos humanos de modo exemplar e causam grande impacto nas sociedades em que atuam.

O Prêmio Ibero-americano consisti na entrega de 5.000 dólares, um reconhecimento econômico que será reinvestido no programa para dois projetos por categoria, sendo em total quatro experiências vencedoras. Para esta terceira edição, contamos com a participação de vinte países membros da OEI.

O júri do prêmio reuniu-se no dia 26 de novembro, nas instalações da Secretaria de Relações Exteriores, na Cidade do México, para deliberar e selecionar os ganhadores desta terceira edição, que receberão 5.000 dólares para investir em seus projetos.

CATEGORIA A

Após avaliação e pontuação, foram selecionados, por unanimidade, para a categoria A, correspondente a instituições de ensino, os seguintes países:

Instituição: Liceu Técnico de Valparaíso

Projeto: Inclusão para a equidade social

Instituição:Escola Primária Lic. José Ma. Pino Suárez

Projeto: Rádio, televisão e imprensa escolar

> O júri também atribuiu as seguintes menções honrosas aos países:

Equador

Instituição: Unidade Educativa Municipal Calderón

Projeto: Mulher e comunidade

Uruguai

Instituição: Centro de Recursos para Alunos Cegos e com Baixa Visão

Projeto:  Mãos que veem.

Colômbia

Instituição: Instituição Educativa Francisco de Miranda

Projeto: Experiência etnoeducacional bilíngue para estudantes com deficiência auditiva

República Dominicana

Instituição: Escola de Ensino Médio Babeque

Projeto: Acampamento Arahuacos

CATEGORIA B

Após avaliação e pontuação, foram selecionados, por unanimidade, para a categoria B, correspondente a Organizações da sociedade civil e educação não formal os seguintes países:

Guatemala

Instituição: Instituto Internacional de Aprendizagem para a Reconciliação Social

Projeto: Jovens dialogando sobre os desafios para construir a paz na Exposição Por que estamos como estamos?

Porto Rico

Instituição: Organização Projeto Nascer, Inc.

Projeto: Defendendo o que somos

>O júri também atribuiu as seguintes menções honrosas aos países:

Instituição: Melel Xojobal, A. C.

Projeto: Escola Feminista “Código F”

Instituição: Biblioteca Popular La Carcova

Projeto: Defensoria territorial em Direitos Humanos San Martin

Bolívia

Instituição: Escola de Formação de Líderes impulsionada pelo Centro de Investigação e Promoção do Campesinato

Projeto: Escola de formação de líderes com jovens da área rural

El Salvador

Instituição: Comunidade Monseñor Romero

Projeto: Programa terapêutico comunitário pelos Direitos Humanos da infância com deficiência do departamento de Usulután

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.