30 de maio de 2017 Ouvir o texto
Recém-lançada, a quinta edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos apresenta uma novidade em relação às anteriores. A partir deste ano, a premiação passa a constituir a etapa nacional do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, promovido pela Fundação SM em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI.
Realizado pelo Ministério da Educação– MEC, o Ministério dos Direitos Humanos e a OEI, o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos conta com o patrocínio da Fundação SM. Ao dar a conhecer projetos de educação em direitos humanos, que ajudam a construir uma nova percepção de mundo, a iniciativa dialoga diretamente com a missão da Fundação SM de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação.
“A Fundação SM busca apoiar e desenvolver projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação, que percebem o ser humano em sua totalidade. E o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos pretende, justamente, reconhecer e valorizar experiências educativas comprometidas com a geração de uma cultura de direitos humanos”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.
Em sua segunda edição, o Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, que celebra o centenário de nascimento (15 de agosto) do Beato Óscar Arnulfo Romero, tem por objetivo reconhecer o trabalho de instituições de ensino que tenham atuado de forma exemplar na defesa e promoção dos direitos humanos por meio da educação. “Acreditamos que essas práticas, realizadas no âmbito escolar, são fundamentais para o fomento ao diálogo, ao respeito à diversidade, e, consequentemente, para a formação de cidadãos mais conscienciosos de seus papéis na sociedade e tolerantes em suas relações com outros indivíduos”, reitera Pilar Lacerda.
As experiências selecionadas na etapa nacional participarão do Prêmio Ibero-Americano e do II Seminário Internacional sobre Educação em Direitos Humanos, que será realizado no último trimestre de 2017, na Colômbia.
Os vencedores receberão um cheque de 5 mil dólares (para os dois primeiros colocados em cada categoria). Todas as experiências receberão um certificado de participação e os selecionados na etapa nacional terão uma menção especial.
Para mais informações, acesse:
Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos
Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero
Matéria 13/04/2021
Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.
Saiba mais →Matéria 12/04/2021
A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →