Voltar

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos amplia fronteiras

30 de maio de 2017 Ouvir o texto

Recém-lançada, a quinta edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos apresenta uma novidade em relação às anteriores. A partir deste ano, a premiação passa a constituir a etapa nacional do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, promovido pela Fundação SM em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos – OEI.

Realizado pelo Ministério da Educação– MEC, o Ministério dos Direitos Humanos e a OEI, o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos conta com o patrocínio da Fundação SM. Ao dar a conhecer projetos de educação em direitos humanos, que ajudam a construir uma nova percepção de mundo, a iniciativa dialoga diretamente com a missão da Fundação SM de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação.

“A Fundação SM busca apoiar e desenvolver projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação, que percebem o ser humano em sua totalidade. E o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos pretende, justamente, reconhecer e valorizar experiências educativas comprometidas com a geração de uma cultura de direitos humanos”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Em sua segunda edição, o Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, que celebra o centenário de nascimento (15 de agosto) do Beato Óscar Arnulfo Romero, tem por objetivo reconhecer o trabalho de instituições de ensino que tenham atuado de forma exemplar na defesa e promoção dos direitos humanos por meio da educação. “Acreditamos que essas práticas, realizadas no âmbito escolar, são fundamentais para o fomento ao diálogo, ao respeito à diversidade, e, consequentemente, para a formação de cidadãos mais conscienciosos de seus papéis na sociedade e tolerantes em suas relações com outros indivíduos”, reitera Pilar Lacerda.

As experiências selecionadas na etapa nacional participarão do Prêmio Ibero-Americano e do II Seminário Internacional sobre Educação em Direitos Humanos, que será realizado no último trimestre de 2017, na Colômbia.

Os vencedores receberão um cheque de 5 mil dólares (para os dois primeiros colocados em cada categoria). Todas as experiências receberão um certificado de participação e os selecionados na etapa nacional terão uma menção especial.

Para mais informações, acesse:

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero

 

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias