Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas

26 de junho de 2017 Ouvir o texto

O Ministério da Educação, o Ministério dos Direitos Humanos e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI acabaram prorrogar o prazo de inscrição no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos até o dia 10 de julho. Patrocinada pela Fundação SM, a premiação tem o objetivo de promover projetos que ajudem a construir uma nova percepção de mundo, com respeito à diversidade, à convivência pacífica e ao exercício da liberdade.

Experiências de educação em direitos humanos de todo o território nacional, com data de início anterior a janeiro de 2017, poderão concorrer nas categorias: Educação formal; Organizações da sociedade civil e de educação não formal; Secretarias de Educação e Secretarias de Direitos Humanos ou homólogas. Para participar, basta enviar um relato da experiência e um vídeo simples – que pode ser produzido com o celular –, que apresente depoimentos de participantes e imagens do projeto em andamento.

A quinta edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos constitui a etapa nacional do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, promovido pela Fundação SM em parceria com a OEI.

Em sua segunda edição, o Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero , que celebra o centenário de nascimento (15 de agosto) do Beato Óscar Arnulfo Romero, tem por objetivo reconhecer o trabalho de instituições de ensino que tenham atuado de forma exemplar na defesa e promoção dos direitos humanos por meio da educação.

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Inscrições: Até 10 de julho

Informações : www.educacaoemdireitoshumanos.org.br

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.