23 de outubro de 2018 Ouvir o texto
Voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o 3º Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com patrocínio da Estácio e apoio da Fundação SM.
A premiação recebe, até 10 de dezembro, inscrições de projetos de educação integral colaborativos, que tenham como eixo central a cultura, e que sejam realizados por professores em parceria com gestores e outros agentes da comunidade escolar (estudantes, funcionários e famílias).
Os trabalhos inscritos serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da cultura e da educação, que selecionará até dez experiências, que serão reveladas em março de 2019.
Entre os critérios avaliados estão a integração entre escola e território; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, incluindo as diversas culturas e fazeres artísticos produzidos por estudantes e pela comunidade; a colaboração de membros da escola e da comunidade; acessibilidade e diversidade; o protagonismo dos participantes; a interdisciplinaridade; a conexão do projeto com o currículo da escola; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada.
Os vencedores receberão prêmios específicos por público. Confira:
Escola: Apoio financeiro de R$ 2mil (dois mil reais) para a continuidade do projeto; doação de uma pequena biblioteca para as bibliotecas escolares contendo: 20 (vinte) catálogos de arte relacionados às exposições realizadas no Instituto Tomie Ohtake e livros diversos doados por editoras parceiras; realização de um minidocumentário que apresentará um resumo dos processos e resultados do projeto, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação e da Estácio, conferindo visibilidade à iniciativa.
Responsável pela inscrição do projeto: Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirá os representantes dos 10 projetos selecionados em ações formativas com educadores e artistas;umacarteirinha de “Amigo” do Instituto Tomie Ohtake, que dispõe de diversos benefícios anuais;um bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2019.
Dois outros representantes indicados na inscrição do projeto: Uma bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2019.
3º Prêmio Territórios
Inscrições: até 10 de dezembro
Regulamento: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br
Mais informações: premioterritorios@institutotomieohtake.org.br
Matéria 25/02/2021
Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.
Saiba mais →Matéria 04/02/2021
As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.
Saiba mais →Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →