Voltar

Prêmio Territórios celebra projetos que conectam escola, cultura e cidade

23 de outubro de 2018 Ouvir o texto

Voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o 3º Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com patrocínio da Estácio e apoio da Fundação SM.

A premiação recebe, até 10 de dezembro, inscrições de projetos de educação integral colaborativos, que tenham como eixo central a cultura, e que sejam realizados por professores em parceria com gestores e outros agentes da comunidade escolar (estudantes, funcionários e famílias).

Os trabalhos inscritos serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da cultura e da educação, que selecionará até dez experiências, que serão reveladas em março de 2019.

Entre os critérios avaliados estão a integração entre escola e território; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, incluindo as diversas culturas e fazeres artísticos produzidos por estudantes e pela comunidade; a colaboração de membros da escola e da comunidade; acessibilidade e diversidade; o protagonismo dos participantes; a interdisciplinaridade; a conexão do projeto com o currículo da escola; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada.

Os vencedores receberão prêmios específicos por público. Confira:

Escola: Apoio financeiro de R$ 2mil (dois mil reais) para a continuidade do projeto; doação de uma pequena biblioteca para as bibliotecas escolares contendo: 20 (vinte) catálogos de arte relacionados às exposições realizadas no Instituto Tomie Ohtake e livros diversos doados por editoras parceiras; realização de um minidocumentário que apresentará um resumo dos processos e resultados do projeto, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, da Secretaria Municipal de Educação e da Estácio, conferindo visibilidade à iniciativa.

Responsável pela inscrição do projeto: Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirá os representantes dos 10 projetos selecionados em ações formativas com educadores e artistas;umacarteirinha de “Amigo” do Instituto Tomie Ohtake, que dispõe de diversos benefícios anuais;um bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2019.

Dois outros representantes indicados na inscrição do projeto: Uma bolsa para curso de arte do Espaço do Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2019.

3º Prêmio Territórios

Inscrições: até 10 de dezembro

Regulamento: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

Mais informações: premioterritorios@institutotomieohtake.org.br

 

 

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias