Voltar

Prêmio Territórios lança publicação

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da Fundação SM, está lançando a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território”, que discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives. A conversa de estreia acontece nesta terça, dia 21, das 16h às 18h, e conta com a participação de Pilar Lacerda, Macaé Evaristo, Ricardo Ohtake e Bernardo Toro. A transmissão ao vivo será feita no canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube.

O Prêmio Territórios é realizado desde 2016 pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Ele tem o objetivo de mapear, reconhecer, estimular e aprofundar ações escolares do ensino público que fortaleçam o vínculo da escola com seus territórios ao buscar formas colaborativas e integradas de atuação, considerando a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

No total, já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir em aqui 

Evento de lançamento:

Prêmio Territórios - Live - Peças Web19

Como medida de contenção da disseminação da Covid-19, o evento de lançamento da publicação será online e serão feitas três conversas acerca das temáticas norteadoras do material: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIO. 

“Nesse momento de pandemia que estamos passando, no qual as diferenças sociais no Brasil foram desnudadas e o direito à educação para todos está sendo ameaçado, é muito importante e inspirador apoiar uma publicação cujo tema central é discutir o papel da educação integral, seus fundamentos e a sua relação com a cultura e com os territórios”, afirma Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Além da versão impressa, a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território” também está disponível em formato digital e pode ser baixada em: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/.

 
CALENDÁRIO DAS LIVES:

 

LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

 

LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Participação especial: Tania Uehara

 

LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias