Prêmio Territórios lança publicação

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da Fundação SM, está lançando a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território”, que discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives. A conversa de estreia acontece nesta terça, dia 21, das 16h às 18h, e conta com a participação de Pilar Lacerda, Macaé Evaristo, Ricardo Ohtake e Bernardo Toro. A transmissão ao vivo será feita no canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube.

O Prêmio Territórios é realizado desde 2016 pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Ele tem o objetivo de mapear, reconhecer, estimular e aprofundar ações escolares do ensino público que fortaleçam o vínculo da escola com seus territórios ao buscar formas colaborativas e integradas de atuação, considerando a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

No total, já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir em aqui

Evento de lançamento:

Prêmio Territórios - Live - Peças Web19

Como medida de contenção da disseminação da Covid-19, o evento de lançamento da publicação será online e serão feitas três conversas acerca das temáticas norteadoras do material: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIO.

“Nesse momento de pandemia que estamos passando, no qual as diferenças sociais no Brasil foram desnudadas e o direito à educação para todos está sendo ameaçado, é muito importante e inspirador apoiar uma publicação cujo tema central é discutir o papel da educação integral, seus fundamentos e a sua relação com a cultura e com os territórios”, afirma Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Além da versão impressa, a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território” também está disponível em formato digital e pode ser baixada em: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/.

CALENDÁRIO DAS LIVES:

LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Participação especial: Tania Uehara

LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

Matéria 06/10/2020

As convidadas são professoras e psicólogas que ouviram professoras sobre os problemas vividos nestes últimos meses, dentro do projeto Apoio Emocional. Dias 13 e 15 de outubro, às 17h.

Yolanda Reyes vence 16ª Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 28/09/2020

A escritora colombiana Yolanda Reyes é reconhecida por sua trajetória no mundo da literatura infantojuvenil e recebe prêmio de 30 mil dólares.