Voltar

Prêmio Territórios lança publicação

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da Fundação SM, está lançando a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território”, que discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives. A conversa de estreia acontece nesta terça, dia 21, das 16h às 18h, e conta com a participação de Pilar Lacerda, Macaé Evaristo, Ricardo Ohtake e Bernardo Toro. A transmissão ao vivo será feita no canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube.

O Prêmio Territórios é realizado desde 2016 pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Ele tem o objetivo de mapear, reconhecer, estimular e aprofundar ações escolares do ensino público que fortaleçam o vínculo da escola com seus territórios ao buscar formas colaborativas e integradas de atuação, considerando a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

No total, já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir em aqui 

Evento de lançamento:

Prêmio Territórios - Live - Peças Web19

Como medida de contenção da disseminação da Covid-19, o evento de lançamento da publicação será online e serão feitas três conversas acerca das temáticas norteadoras do material: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIO. 

“Nesse momento de pandemia que estamos passando, no qual as diferenças sociais no Brasil foram desnudadas e o direito à educação para todos está sendo ameaçado, é muito importante e inspirador apoiar uma publicação cujo tema central é discutir o papel da educação integral, seus fundamentos e a sua relação com a cultura e com os territórios”, afirma Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Além da versão impressa, a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território” também está disponível em formato digital e pode ser baixada em: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/.

 
CALENDÁRIO DAS LIVES:

 

LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

 

LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Participação especial: Tania Uehara

 

LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias