Prêmio Territórios lança publicação

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da Fundação SM, está lançando a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território”, que discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives. A conversa de estreia acontece nesta terça, dia 21, das 16h às 18h, e conta com a participação de Pilar Lacerda, Macaé Evaristo, Ricardo Ohtake e Bernardo Toro. A transmissão ao vivo será feita no canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube.

O Prêmio Territórios é realizado desde 2016 pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Ele tem o objetivo de mapear, reconhecer, estimular e aprofundar ações escolares do ensino público que fortaleçam o vínculo da escola com seus territórios ao buscar formas colaborativas e integradas de atuação, considerando a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

No total, já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir em aqui

Evento de lançamento:

Prêmio Territórios - Live - Peças Web19

Como medida de contenção da disseminação da Covid-19, o evento de lançamento da publicação será online e serão feitas três conversas acerca das temáticas norteadoras do material: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIO.

“Nesse momento de pandemia que estamos passando, no qual as diferenças sociais no Brasil foram desnudadas e o direito à educação para todos está sendo ameaçado, é muito importante e inspirador apoiar uma publicação cujo tema central é discutir o papel da educação integral, seus fundamentos e a sua relação com a cultura e com os territórios”, afirma Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Além da versão impressa, a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território” também está disponível em formato digital e pode ser baixada em: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/.

CALENDÁRIO DAS LIVES:

LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Participação especial: Tania Uehara

LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.