Prêmio Territórios lança publicação

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da Fundação SM, está lançando a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território”, que discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives. A conversa de estreia acontece nesta terça, dia 21, das 16h às 18h, e conta com a participação de Pilar Lacerda, Macaé Evaristo, Ricardo Ohtake e Bernardo Toro. A transmissão ao vivo será feita no canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube.

O Prêmio Territórios é realizado desde 2016 pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Ele tem o objetivo de mapear, reconhecer, estimular e aprofundar ações escolares do ensino público que fortaleçam o vínculo da escola com seus territórios ao buscar formas colaborativas e integradas de atuação, considerando a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

No total, já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir em aqui

Evento de lançamento:

Prêmio Territórios - Live - Peças Web19

Como medida de contenção da disseminação da Covid-19, o evento de lançamento da publicação será online e serão feitas três conversas acerca das temáticas norteadoras do material: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIO.

“Nesse momento de pandemia que estamos passando, no qual as diferenças sociais no Brasil foram desnudadas e o direito à educação para todos está sendo ameaçado, é muito importante e inspirador apoiar uma publicação cujo tema central é discutir o papel da educação integral, seus fundamentos e a sua relação com a cultura e com os territórios”, afirma Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM.

Além da versão impressa, a publicação “Prêmio Territórios – Ideias sobre Educação Integral e a Relação Escola-Território” também está disponível em formato digital e pode ser baixada em: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/.

CALENDÁRIO DAS LIVES:

LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Participação especial: Tania Uehara

LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia