Voltar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

10 de setembro de 2018 Ouvir o texto

O que aconteceria se você, educadora e educador, tivesse os colaboradores que precisa para sua aula, para seus alunos ou mesmo para sua formação pessoal? Neste próximo mês dos professores, podemos descobrir. O Quero na Escola Especial Professor, um projeto em parceria com a Fundação SM, está com inscrições abertas para que os mestres digam como a sociedade pode colaborar. O convite será compartilhado com uma rede de pessoas que querem ajudar na educação pública e vão buscar voluntários para sua escola.

Para se inscrever, os professores devem entrar em queronaescola.com.br/professor e dizer que assunto ou tipo de especialista querem. Pode ser alguém para ensinar a mexer em algum programa, dar uma aula que ajude a relaxar no dia a dia ou levar uma atividade que a escola não costuma ter para os alunos. Basta convidar.

 Nas duas primeiras edições do Quero na Escola Especial Professor, mais de 40 ações foram realizadas. Um grupo de professores do Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu oficinas de mediação de conflito de especialistas em Recursos Humanos. No Espírito Santo, um ex-aluno voltou depois de formado para ensinar aos professores como fazer edição de vídeo. Aconteceram também jogos teatrais, aulas de excel, apresentações culturais e até a visita de um “Lobo Mau” a pedido de uma professora que queria levar o personagem de tantas histórias para perto de seus alunos.

 Mais do que as ações, professores e escolas ganharam também parceiros dispostos a ajudar ao longo do restante do ano. Por outro lado, toda a sociedade também ganha ao ter comprovações de que os educadores sonham com uma educação mais ampla e caminhos para participar.

Após as inscrições dos educadores, quem quer dar sua contribuição com a educação pública tem um mapa claro de como e onde ajudar no site. Os pedidos dos professores também são compartilhados diariamente nas redes sociaistanto para ajudar a encontrar os voluntários, quanto para inspirar outros educadores.

 Todas as participações serão organizadas pela equipe do Quero na Escola para outubro, mês dos professores, para que a sociedade possa presentear os educadores com presença.

Veja ações de outros anos no nosso blog: https://blog.queronaescola.com.br/category/especial-professor/

 Por Cinthia Rodrigues, coordenadora do Quero na Escola.

 

A perspectiva ecossocial na educação para a cidadania global

Matéria 25/02/2021

Estamos diante de um grande desafio educacional: a construção de uma cidadania bem informada cientificamente para romper com a ignorância proposital e a indiferença geral.

Saiba mais

Uma escola relacional para construir a Cidadania global

Matéria 04/02/2021

As escolas são um entorno que vão além do lugar onde ocorrem os processos cognitivos de educação, são também o habitat no qual é estabelecido um grande número de relações e são geradas incontáveis emoções que devemos educar e levar em conta na construção da cidadania global.

Saiba mais

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Saiba mais

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

Saiba mais

Ver mais notícias