Voltar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

10 de setembro de 2018 Ouvir o texto

O que aconteceria se você, educadora e educador, tivesse os colaboradores que precisa para sua aula, para seus alunos ou mesmo para sua formação pessoal? Neste próximo mês dos professores, podemos descobrir. O Quero na Escola Especial Professor, um projeto em parceria com a Fundação SM, está com inscrições abertas para que os mestres digam como a sociedade pode colaborar. O convite será compartilhado com uma rede de pessoas que querem ajudar na educação pública e vão buscar voluntários para sua escola.

Para se inscrever, os professores devem entrar em queronaescola.com.br/professor e dizer que assunto ou tipo de especialista querem. Pode ser alguém para ensinar a mexer em algum programa, dar uma aula que ajude a relaxar no dia a dia ou levar uma atividade que a escola não costuma ter para os alunos. Basta convidar.

 Nas duas primeiras edições do Quero na Escola Especial Professor, mais de 40 ações foram realizadas. Um grupo de professores do Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu oficinas de mediação de conflito de especialistas em Recursos Humanos. No Espírito Santo, um ex-aluno voltou depois de formado para ensinar aos professores como fazer edição de vídeo. Aconteceram também jogos teatrais, aulas de excel, apresentações culturais e até a visita de um “Lobo Mau” a pedido de uma professora que queria levar o personagem de tantas histórias para perto de seus alunos.

 Mais do que as ações, professores e escolas ganharam também parceiros dispostos a ajudar ao longo do restante do ano. Por outro lado, toda a sociedade também ganha ao ter comprovações de que os educadores sonham com uma educação mais ampla e caminhos para participar.

Após as inscrições dos educadores, quem quer dar sua contribuição com a educação pública tem um mapa claro de como e onde ajudar no site. Os pedidos dos professores também são compartilhados diariamente nas redes sociaistanto para ajudar a encontrar os voluntários, quanto para inspirar outros educadores.

 Todas as participações serão organizadas pela equipe do Quero na Escola para outubro, mês dos professores, para que a sociedade possa presentear os educadores com presença.

Veja ações de outros anos no nosso blog: https://blog.queronaescola.com.br/category/especial-professor/

 Por Cinthia Rodrigues, coordenadora do Quero na Escola.

 

Cidadania Global: uma visão plural e transformadora da sociedade e da escola

Matéria 16/11/2020

A educação é a pedra angular desta nova era; uma educação que deve ser pensada pelos próprios educadores, que eduque para ser e para conhecer. Isso significa ensinar a pesquisar, ou seja, desenvolver a “capacidade de pensar o que ninguém pensou antes”.

Saiba mais

Agenda: Educação para uma Cidadania Global Significativa

Matéria 16/11/2020

Confira os temas de todos os webinários e veja os principais destaques dos encontros que já ocorreram.

Saiba mais

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Saiba mais

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Saiba mais

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Saiba mais

Ver mais notícias