Voltar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

10 de setembro de 2018 Ouvir o texto

O que aconteceria se você, educadora e educador, tivesse os colaboradores que precisa para sua aula, para seus alunos ou mesmo para sua formação pessoal? Neste próximo mês dos professores, podemos descobrir. O Quero na Escola Especial Professor, um projeto em parceria com a Fundação SM, está com inscrições abertas para que os mestres digam como a sociedade pode colaborar. O convite será compartilhado com uma rede de pessoas que querem ajudar na educação pública e vão buscar voluntários para sua escola.

Para se inscrever, os professores devem entrar em queronaescola.com.br/professor e dizer que assunto ou tipo de especialista querem. Pode ser alguém para ensinar a mexer em algum programa, dar uma aula que ajude a relaxar no dia a dia ou levar uma atividade que a escola não costuma ter para os alunos. Basta convidar.

 Nas duas primeiras edições do Quero na Escola Especial Professor, mais de 40 ações foram realizadas. Um grupo de professores do Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu oficinas de mediação de conflito de especialistas em Recursos Humanos. No Espírito Santo, um ex-aluno voltou depois de formado para ensinar aos professores como fazer edição de vídeo. Aconteceram também jogos teatrais, aulas de excel, apresentações culturais e até a visita de um “Lobo Mau” a pedido de uma professora que queria levar o personagem de tantas histórias para perto de seus alunos.

 Mais do que as ações, professores e escolas ganharam também parceiros dispostos a ajudar ao longo do restante do ano. Por outro lado, toda a sociedade também ganha ao ter comprovações de que os educadores sonham com uma educação mais ampla e caminhos para participar.

Após as inscrições dos educadores, quem quer dar sua contribuição com a educação pública tem um mapa claro de como e onde ajudar no site. Os pedidos dos professores também são compartilhados diariamente nas redes sociaistanto para ajudar a encontrar os voluntários, quanto para inspirar outros educadores.

 Todas as participações serão organizadas pela equipe do Quero na Escola para outubro, mês dos professores, para que a sociedade possa presentear os educadores com presença.

Veja ações de outros anos no nosso blog: https://blog.queronaescola.com.br/category/especial-professor/

 Por Cinthia Rodrigues, coordenadora do Quero na Escola.

 

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

Saiba mais

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Saiba mais

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Saiba mais

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Saiba mais

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Saiba mais

Ver mais notícias