Voltar

Programa Myra apresenta trajetória em fórum espanhol

5 de julho de 2017 Ouvir o texto

Era uma vez, na bela cidade de Barcelona, um projeto de incentivo à leitura que ganhou asas e viajou para o outro lado do mundo, sendo batizado de Programa Myra. Algum tempo depois, entre idas e vindas para alavancar os motores, o programa volta às origens para mostrar que está crescendo com força e gana de fazer a diferença em sua nova terra.

Leia a matéria sobre o lançamento do Programa Myra, aqui.

Conto de fadas à parte, o Programa Myra está em terras espanholas para apresentar, no 6º Foro Iberoamericano Sobre Literacidad y Aprendizaje, sua trajetória desde a adaptação, pela Fundação SM, de um projeto catalão já consagrado, o Lecxit, até a aplicação efetiva nas escolas brasileiras. A tarefa coube à Gerente da Fundação SM Brasil, Mariana Vieira, e à Diretora da Comunidade Educativa CEDAC – parceiro que dá apoio técnico ao programa –, Patrícia Diaz, que participam, hoje, da mesa redonda “Conocer el mundo de la mano de la literatura”, na Universidad Complutense de Madri – UCM, com o tema “Tutores de lectura – apoyo para garantizar aprendizaje de todos los estudiantes”.

“Esta é uma grande oportunidade de amadurecimento para o Programa Myra. Apresentar nossa experiência, poder ouvir relatos de outros projetos de estímulo à leitura, e trocar informações são ações fundamentais para o aperfeiçoamento, articulação e reconhecimento do projeto”, diz Mariana Vieira.

Organizado pela Asociación Española de Lectura y Escrira (AELE), o Grupo de Investigación de la UCM – ECOLE (Estudios sobre Comunicación y Lenguajes para la Inclusión y la Equidad en Educación), e a Fundação SM, o 6º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje pretende atuar como uma plataforma para a análise, o intercâmbio e a geração de ideias em torno da inter-relação entre aprendizagem e alfabetização. O evento acontece concomitantemente com a 20ª Conferencia Europea sobre Lectura y Escritura.

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias