Programa Myra apresenta trajetória em fórum espanhol

5 de julho de 2017 Ouvir o texto

Era uma vez, na bela cidade de Barcelona, um projeto de incentivo à leitura que ganhou asas e viajou para o outro lado do mundo, sendo batizado de Programa Myra. Algum tempo depois, entre idas e vindas para alavancar os motores, o programa volta às origens para mostrar que está crescendo com força e gana de fazer a diferença em sua nova terra.

Leia a matéria sobre o lançamento do Programa Myra, aqui.

Conto de fadas à parte, o Programa Myra está em terras espanholas para apresentar, no 6º Foro Iberoamericano Sobre Literacidad y Aprendizaje, sua trajetória desde a adaptação, pela Fundação SM, de um projeto catalão já consagrado, o Lecxit, até a aplicação efetiva nas escolas brasileiras. A tarefa coube à Gerente da Fundação SM Brasil, Mariana Vieira, e à Diretora da Comunidade Educativa CEDAC – parceiro que dá apoio técnico ao programa –, Patrícia Diaz, que participam, hoje, da mesa redonda “Conocer el mundo de la mano de la literatura”, na Universidad Complutense de Madri – UCM, com o tema “Tutores de lectura – apoyo para garantizar aprendizaje de todos los estudiantes”.

“Esta é uma grande oportunidade de amadurecimento para o Programa Myra. Apresentar nossa experiência, poder ouvir relatos de outros projetos de estímulo à leitura, e trocar informações são ações fundamentais para o aperfeiçoamento, articulação e reconhecimento do projeto”, diz Mariana Vieira.

Organizado pela Asociación Española de Lectura y Escrira (AELE), o Grupo de Investigación de la UCM – ECOLE (Estudios sobre Comunicación y Lenguajes para la Inclusión y la Equidad en Educación), e a Fundação SM, o 6º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje pretende atuar como uma plataforma para a análise, o intercâmbio e a geração de ideias em torno da inter-relação entre aprendizagem e alfabetização. O evento acontece concomitantemente com a 20ª Conferencia Europea sobre Lectura y Escritura.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.