Voltar

Programa Myra integra iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Espírito Santo

20 de setembro de 2019 Ouvir o texto

Lançado ontem (19 de setembro) no Palácio Anchieta, em Vitória (ES), o Programa Cultura Conecta é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que pretende promover transformação social e ampliação de direitos por meio da cultura. Entre as ações previstas pelo Programa está a implementação do Ponto Myra, projeto desenvolvido pela Fundação SM, que permite a replicação do programa Myra em larga escala. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), “o programa Myra será um dos eixos do Cultura Conecta”.

Criado pela Fundação SM em 2016, o Myra tem a missão de apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantesde escolas públicas brasileiras. Para isso, promove encontros semanais, com uma hora de duração, em que um voluntário-tutor e uma criança realizam atividades em torno da leitura.

“A parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo permitirá que um número maior de crianças se aproxime da leitura, estabelecendo uma relação positiva com a aprendizagem. Para a Fundação SM, a leitura é um direito de todose via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, um canal potente para o conhecimento de si e do outro e para a geração de possibilidades de intervenção na realidade. Além disso, ao reunir uma rede de pessoas – voluntários, escolas, educadores e famílias – interessadas em apoiar o desenvolvimento integral de meninos e meninas, o Programa se alinha com o Cultura Conecta, que tem como meta ‘conectar pessoas, territórios e saberes’ em prol do fortalecimento da cultura”, explica a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Programa Cultura Conecta

Segundo a Secult, mais de 200 realizadores culturais serão impactados diretamente pelo Programa, que contará, entre outras ações, com um Laboratório de Inovação Cidadã, com a circulação de projetos pelo interior, com oficinas de capacitação e com um programa ao vivo na TVE, em parceria com o Canal Futura. “Com ações coletivas vamos, junto aos coletivos participantes, identificar os desafios e processos e potencializar as iniciativas de quem faz cultura a partir de soluções colaborativas e que explorem o potencial inovador de cada um”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, em comunicado da Secult.

Nomeadas embaixadoras do Cultura Conecta, a poeta Elisa Lucinda e a filósofa Viviane Mosé participarão da curadoria e da elaboração de ações promovidas pelo Programa.

Saiba mais aqui.

Crédito imagem: Hélio Filho /SECOM

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias