Programa Myra promove encontros virtuais

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Com a suspensão por tempo indeterminado das aulas das escolas das redes públicas e privadas em São Paulo, os voluntários do Programa Myra – Juntos pela leitura ainda não puderam iniciar as sessões de leitura com as crianças selecionadas para participar da edição deste ano do programa.

Pensando em aproximar os voluntários, ainda que virtualmente, até que as escolas retomem as atividades, a Equipe Myra elaborou uma agenda de encontros virtuais ao vivo, alguns fechados exclusivamente para os voluntários e outros abertos aos demais interessados em leitura, o Myra Convida.

A primeira participante do Myra Convida foi a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, que numa conversa muito descontraída com a Cristiane Tavares, da Comunidade Educativa CEDAC, falou sobre as relações entre leitura, escola e família.

Para Pilar, o Programa Myra é um convite pra que o voluntário e voluntária, que na maioria dos casos não tem muita proximidade com escolas públicas, crie empatia com esse espaço e passe a se apropriar dele.

“Quem fala mal da escola pública, não a conhece. A gente tem que conhecer, primeiro porque é direito – já que todos pagamos impostos. Segundo porque quanto mais estivermos por perto para usufruir desse direito, melhores as condições daquele espaço para toda a sociedade”, explica.

Com relação ao cenário da pandemia provocada pela Covid-19, que fez com que os pais assumissem o papel de educadores de seus filhos e filhas, Pilar comenta que é um momento reflexivo para descobrir como é a relação da família com a escola, com as tarefas da criança, e com a própria criança. “Devemos aproveitar para pensar, a partir dessa experiência que todos estão passando, o que cada um deseja dividir com a escola e o que deseja participar mais para mudar”, reflete.

Assista à conversa completa:

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

Matéria 06/10/2020

As convidadas são professoras e psicólogas que ouviram professoras sobre os problemas vividos nestes últimos meses, dentro do projeto Apoio Emocional. Dias 13 e 15 de outubro, às 17h.

Yolanda Reyes vence 16ª Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 28/09/2020

A escritora colombiana Yolanda Reyes é reconhecida por sua trajetória no mundo da literatura infantojuvenil e recebe prêmio de 30 mil dólares.