Programa Myra promove encontros virtuais

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Com a suspensão por tempo indeterminado das aulas das escolas das redes públicas e privadas em São Paulo, os voluntários do Programa Myra – Juntos pela leitura ainda não puderam iniciar as sessões de leitura com as crianças selecionadas para participar da edição deste ano do programa.

Pensando em aproximar os voluntários, ainda que virtualmente, até que as escolas retomem as atividades, a Equipe Myra elaborou uma agenda de encontros virtuais ao vivo, alguns fechados exclusivamente para os voluntários e outros abertos aos demais interessados em leitura, o Myra Convida.

A primeira participante do Myra Convida foi a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, que numa conversa muito descontraída com a Cristiane Tavares, da Comunidade Educativa CEDAC, falou sobre as relações entre leitura, escola e família.

Para Pilar, o Programa Myra é um convite pra que o voluntário e voluntária, que na maioria dos casos não tem muita proximidade com escolas públicas, crie empatia com esse espaço e passe a se apropriar dele.

“Quem fala mal da escola pública, não a conhece. A gente tem que conhecer, primeiro porque é direito – já que todos pagamos impostos. Segundo porque quanto mais estivermos por perto para usufruir desse direito, melhores as condições daquele espaço para toda a sociedade”, explica.

Com relação ao cenário da pandemia provocada pela Covid-19, que fez com que os pais assumissem o papel de educadores de seus filhos e filhas, Pilar comenta que é um momento reflexivo para descobrir como é a relação da família com a escola, com as tarefas da criança, e com a própria criança. “Devemos aproveitar para pensar, a partir dessa experiência que todos estão passando, o que cada um deseja dividir com a escola e o que deseja participar mais para mudar”, reflete.

Assista à conversa completa:

Vem aí o 6º SIEI

Matéria 14/05/2020

Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o SIEI será totalmente online, transmitido ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e no Youtube. Dia 19 de maio, às 16h.

A Educação Integral no contexto da pandemia

Matéria 14/05/2020

A Fundação SM discute o papel da educação integral no contexto da pandemia provocada pela Covid-19 e como se mobilizar para assegurar o direito universal de acesso à educação a todas as crianças e adolescentes.

Fundação SM doa 3 mil livros para compor cestas básicas

Matéria 14/05/2020

A Fundação SM juntou-se a instituições que estão se mobilizando para atender famílias em situação de vulnerabilidade com itens de primeira necessidade e contribuiu com exemplares de "O Vento de Oalab".

Até que possamos nos encontrar

Matéria 06/04/2020

Enfrentaremos esse desafio que estamos vivendo utilizando o que nos dá mais força: a cultura. Juntos contaremos histórias como nunca. Nova data do Cilelij: Toledo, Espanha, 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2021.

A imagem como aliada na educação

Matéria 01/04/2020

No mundo contemporâneo, vivemos as relações a partir de transações. Nessa maneira de nos relacionarmos, as narrativas têm um valor fundamental, pois geram e mantêm espaços de poder.