Programa Myra promove encontros virtuais

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Com a suspensão por tempo indeterminado das aulas das escolas das redes públicas e privadas em São Paulo, os voluntários do Programa Myra – Juntos pela leitura ainda não puderam iniciar as sessões de leitura com as crianças selecionadas para participar da edição deste ano do programa.

Pensando em aproximar os voluntários, ainda que virtualmente, até que as escolas retomem as atividades, a Equipe Myra elaborou uma agenda de encontros virtuais ao vivo, alguns fechados exclusivamente para os voluntários e outros abertos aos demais interessados em leitura, o Myra Convida.

A primeira participante do Myra Convida foi a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, que numa conversa muito descontraída com a Cristiane Tavares, da Comunidade Educativa CEDAC, falou sobre as relações entre leitura, escola e família.

Para Pilar, o Programa Myra é um convite pra que o voluntário e voluntária, que na maioria dos casos não tem muita proximidade com escolas públicas, crie empatia com esse espaço e passe a se apropriar dele.

“Quem fala mal da escola pública, não a conhece. A gente tem que conhecer, primeiro porque é direito – já que todos pagamos impostos. Segundo porque quanto mais estivermos por perto para usufruir desse direito, melhores as condições daquele espaço para toda a sociedade”, explica.

Com relação ao cenário da pandemia provocada pela Covid-19, que fez com que os pais assumissem o papel de educadores de seus filhos e filhas, Pilar comenta que é um momento reflexivo para descobrir como é a relação da família com a escola, com as tarefas da criança, e com a própria criança. “Devemos aproveitar para pensar, a partir dessa experiência que todos estão passando, o que cada um deseja dividir com a escola e o que deseja participar mais para mudar”, reflete.

Assista à conversa completa:

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia