Voltar

Programa Myra promove encontros virtuais

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Com a suspensão por tempo indeterminado das aulas das escolas das redes públicas e privadas em São Paulo, os voluntários do Programa Myra – Juntos pela leitura ainda não puderam iniciar as sessões de leitura com as crianças selecionadas para participar da edição deste ano do programa.

Pensando em aproximar os voluntários, ainda que virtualmente, até que as escolas retomem as atividades, a Equipe Myra elaborou uma agenda de encontros virtuais ao vivo, alguns fechados exclusivamente para os voluntários e outros abertos aos demais interessados em leitura, o Myra Convida.

A primeira participante do Myra Convida foi a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, que numa conversa muito descontraída com a Cristiane Tavares, da Comunidade Educativa CEDAC, falou sobre as relações entre leitura, escola e família.

Para Pilar, o Programa Myra é um convite pra que o voluntário e voluntária, que na maioria dos casos não tem muita proximidade com escolas públicas, crie empatia com esse espaço e passe a se apropriar dele.

“Quem fala mal da escola pública, não a conhece. A gente tem que conhecer, primeiro porque é direito – já que todos pagamos impostos. Segundo porque quanto mais estivermos por perto para usufruir desse direito, melhores as condições daquele espaço para toda a sociedade”, explica.

Com relação ao cenário da pandemia provocada pela Covid-19, que fez com que os pais assumissem o papel de educadores de seus filhos e filhas, Pilar comenta que é um momento reflexivo para descobrir como é a relação da família com a escola, com as tarefas da criança, e com a própria criança. “Devemos aproveitar para pensar, a partir dessa experiência que todos estão passando, o que cada um deseja dividir com a escola e o que deseja participar mais para mudar”, reflete.

Assista à conversa completa:

 

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias