Voltar

Programa Myra promove encontros virtuais

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Com a suspensão por tempo indeterminado das aulas das escolas das redes públicas e privadas em São Paulo, os voluntários do Programa Myra – Juntos pela leitura ainda não puderam iniciar as sessões de leitura com as crianças selecionadas para participar da edição deste ano do programa.

Pensando em aproximar os voluntários, ainda que virtualmente, até que as escolas retomem as atividades, a Equipe Myra elaborou uma agenda de encontros virtuais ao vivo, alguns fechados exclusivamente para os voluntários e outros abertos aos demais interessados em leitura, o Myra Convida.

A primeira participante do Myra Convida foi a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, que numa conversa muito descontraída com a Cristiane Tavares, da Comunidade Educativa CEDAC, falou sobre as relações entre leitura, escola e família.

Para Pilar, o Programa Myra é um convite pra que o voluntário e voluntária, que na maioria dos casos não tem muita proximidade com escolas públicas, crie empatia com esse espaço e passe a se apropriar dele.

“Quem fala mal da escola pública, não a conhece. A gente tem que conhecer, primeiro porque é direito – já que todos pagamos impostos. Segundo porque quanto mais estivermos por perto para usufruir desse direito, melhores as condições daquele espaço para toda a sociedade”, explica.

Com relação ao cenário da pandemia provocada pela Covid-19, que fez com que os pais assumissem o papel de educadores de seus filhos e filhas, Pilar comenta que é um momento reflexivo para descobrir como é a relação da família com a escola, com as tarefas da criança, e com a própria criança. “Devemos aproveitar para pensar, a partir dessa experiência que todos estão passando, o que cada um deseja dividir com a escola e o que deseja participar mais para mudar”, reflete.

Assista à conversa completa:

 

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias