11 de dezembro de 2018 Ouvir o texto
É com imensa alegria que compartilhamos com todos a conquista do Programa Myrado Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Cadeia Produtiva. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (10 de dezembro), na Unibes Cultural, e contou com a presença de profissionais do universo do livro e da literatura. A Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, recebeu o troféu em nome da equipe da Fundação SM, da SM Educaçãoe de todos os envolvidos no Programa.
“É muito emblemático receber o Prêmio IPL – Retratos da Leiturano dia em que se comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo em vista que o Programa Myraparte do pressuposto de que a leitura é um direito que deve ser assegurado a todos, para que promova, como diz a própria Declaração sobre o acesso à educação, ‘o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais’. Acreditamos na leitura como um instrumento para uma aprendizagem de si e do mundo, para o exercício da democracia e da cidadania. Saber ler significa ir à vida com mais segurança, ancorado intelectual e afetivamente para encontrar um lugar próprio no mundo,”, afirma Pilar Lacerda.
Promovido pelo Instituto Pró-Livro – IPL, o Prêmio IPL – Retratos da Leitura pretende “valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro, promovidas por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas”. A iniciativa conta com o patrocínio das entidades do livro ABRELIVROS, CBL e SNEL (fundadoras e mantenedoras do IPL).
Desenvolvido pela Fundação SM, com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o programa Myra, que iniciou suas atividades em 2016, com o objetivo de apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade.
Em 2018, o Myra contou com a parceria do Itaú Social ereuniu quatro escolas de São Paulo – EMEF Cel Ary Gomes, EMEF Cacilda Becker, EMEF Desembargador Amorim Limae EE Alfredo Paulino–, 65 voluntários e 63 estudantes.
Gostaríamos de agradecer a participação e dedicação de todos os envolvidos com o Programa, especialmente aos voluntários, escolas, famílias e crianças.
Saiba mais sobre a iniciativa aqui: http://programamyra.org
Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →