Programa Myra vence 3º Prêmio IPL – Retratos da Leitura

11 de dezembro de 2018 Ouvir o texto

É com imensa alegria que compartilhamos com todos a conquista do Programa Myrado Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Cadeia Produtiva. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (10 de dezembro), na Unibes Cultural, e contou com a presença de profissionais do universo do livro e da literatura. A Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, recebeu o troféu em nome da equipe da Fundação SM, da SM Educaçãoe de todos os envolvidos no Programa.

“É muito emblemático receber o Prêmio IPL – Retratos da Leiturano dia em que se comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo em vista que o Programa Myraparte do pressuposto de que a leitura é um direito que deve ser assegurado a todos, para que promova, como diz a própria Declaração sobre o acesso à educação, ‘o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais’. Acreditamos na leitura como um instrumento para uma aprendizagem de si e do mundo, para o exercício da democracia e da cidadania. Saber ler significa ir à vida com mais segurança, ancorado intelectual e afetivamente para encontrar um lugar próprio no mundo,”, afirma Pilar Lacerda.

Promovido pelo  Instituto Pró-Livro – IPL, o Prêmio IPL – Retratos da Leitura pretende  “valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro, promovidas por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas”. A iniciativa conta com o patrocínio das entidades do livro  ABRELIVROSCBL e SNEL (fundadoras e mantenedoras do IPL).

Desenvolvido pela Fundação SM, com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o programa Myra, que iniciou suas atividades em 2016, com o objetivo de apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade.

Em 2018, o Myra contou com a parceria do Itaú Social ereuniu quatro escolas de São Paulo – EMEF Cel Ary Gomes, EMEF Cacilda Becker, EMEF Desembargador Amorim Limae EE Alfredo Paulino–, 65 voluntários e 63 estudantes.

Gostaríamos de agradecer a participação e dedicação de todos os envolvidos com o Programa, especialmente aos voluntários, escolas, famílias e crianças.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui: http://programamyra.org

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.