Voltar

Programa Myra vence 3º Prêmio IPL – Retratos da Leitura

11 de dezembro de 2018 Ouvir o texto

É com imensa alegria que compartilhamos com todos a conquista do Programa Myrado Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Cadeia Produtiva. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (10 de dezembro), na Unibes Cultural, e contou com a presença de profissionais do universo do livro e da literatura. A Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, recebeu o troféu em nome da equipe da Fundação SM, da SM Educaçãoe de todos os envolvidos no Programa.

“É muito emblemático receber o Prêmio IPL – Retratos da Leiturano dia em que se comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo em vista que o Programa Myraparte do pressuposto de que a leitura é um direito que deve ser assegurado a todos, para que promova, como diz a própria Declaração sobre o acesso à educação, ‘o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais’. Acreditamos na leitura como um instrumento para uma aprendizagem de si e do mundo, para o exercício da democracia e da cidadania. Saber ler significa ir à vida com mais segurança, ancorado intelectual e afetivamente para encontrar um lugar próprio no mundo,”, afirma Pilar Lacerda.

Promovido pelo  Instituto Pró-Livro – IPL, o Prêmio IPL – Retratos da Leitura pretende  “valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro, promovidas por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas”. A iniciativa conta com o patrocínio das entidades do livro  ABRELIVROSCBL e SNEL (fundadoras e mantenedoras do IPL).

Desenvolvido pela Fundação SM, com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, o programa Myra, que iniciou suas atividades em 2016, com o objetivo de apoiar o aprimoramento das competências leitoras de estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras, a partir do estímulo à atuação conjunta da escola, de voluntários e da família. Os alicerces do Myra estão fundamentados na ideia de que a leitura é um direito de todos e via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade.

Em 2018, o Myra contou com a parceria do Itaú Social ereuniu quatro escolas de São Paulo – EMEF Cel Ary Gomes, EMEF Cacilda Becker, EMEF Desembargador Amorim Limae EE Alfredo Paulino–, 65 voluntários e 63 estudantes.

Gostaríamos de agradecer a participação e dedicação de todos os envolvidos com o Programa, especialmente aos voluntários, escolas, famílias e crianças.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui: http://programamyra.org

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias