Voltar

Quero na Escola Professor: agora é a sua vez de participar!

26 de julho de 2017 Ouvir o texto

A Fundação SM e o Quero na Escola anunciam o lançamento da segunda edição do projeto especial Quero na Escola Professor, que apresenta à sociedade as demandas do profissional da Educação.

O projeto, que busca acionar voluntários que possam contribuir em suas áreas de competência, vem recebendo solicitações de ajuda (aulas, atividades, visitas de especialistas), vindas de educadores de escolas públicas de várias partes do Brasil. “Percebemos que, além dos alunos, os professores também tinham poucas possibilidades de falar das atividades diferentes que desejam em sua formação ou para apresentar aos alunos”, explica Cinthia Rodrigues, Coordenadora do Quero na Escola.

Na primeira edição, realizada em 2016 com o apoio da Fundação SM, 700 alunos e professores foram beneficiados a partir de solicitações de 14 Estados. “Nossa expectativa com a edição deste ano é de dobrar o número de participantes. Mas o sonho vai mais longe: queremos que as escolas percebam que contam com uma comunidade que pode acrescentar, e que as pessoas entendam que educação é uma obrigação da sociedade como um todo”, diz Rodrigues.

A iniciativa dialoga diretamente com a missão da Fundação SM de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação, e, mais especificamente, com o pilar de atuação Formação e valorização do professor. “A Fundação SM busca apoiar e desenvolver projetos comprometidos com a escola pública, de maneira respeitosa e solidária. O Quero na Escola Professor respeita a escola e traz uma característica contemporânea: envolver a comunidade na escola. Essa missão vem ao encontro dos nossos conceitos de educação integral e cidades educadoras”, conta a Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda. Para Cinthia Rodrigues, “a Fundação SM é o parceiro ideal para a ação porque, além do alinhamento com os objetivos de uma educação plural, tem uma rede de educadores que foi fundamental para dar vida ao projeto Brasil afora”.

O Mês dos Professores está próximo e dividir o seu conhecimento pode ser o melhor presente para esse profissional imprescindível na vida de todos. Para participar, basta acessar o site do Quero na Escola Professor, preencher o cadastro de voluntário e pesquisar no banco de pedidos se existe algum que se encaixa no seu perfil.

Para saber mais, assista ao vídeo. 

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

Saiba mais

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Saiba mais

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Saiba mais

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Saiba mais

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Saiba mais

Ver mais notícias