Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

20 de agosto de 2020 Ouvir o texto

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. O jurado decidiu outorgar o Prêmio por unanimidade, considerando que “além de cumprir com os critérios de seleção, os transcende, fazendo ao mesmo tempo uma proposta divertida e profunda.”

Além do trabalho Ayala, outras 44 peças farão parte da publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo os brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira, artisticamente conhecido como Duda Oliva, e Rodrigo Mafra.

O jurado destacou que o trabalho de Ayala “comove e deixa o observador pensando.” Além disso, “a suas cores estridentes e a massa compositiva sólida convidam a penetrar um cotidiano íntimo que resulta desconcertante e faz conexão com o mundo honesto das personagens. Provoca uma conversa atual com base no respeito e na diversidade, completa.

Como vencedor, Sebastian Santafe Ayala vai receber uma gratificação econômica de 5 mil dólares americanos e, para promover a difusão do seu trabalho, será o designer da capa do catálogo, assim como, terá um espaço destacado dentro da exposição que se exibirá na FIL Guadalajara, de 28 de novembro a 6 de dezembro deste ano.

Ilustração do brasileiro Duda Oliva

A 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra recebeu trabalhos de 974 ilustradores provenientes de 18 países da comunidade ibero-americana (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal, Puerto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Marisol Schulz Manaut, diretora da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, indicou que esta organização é partidária de formar alianças e colaborações que permitam construir projetos contundentes, e o Catálogo Ibero América Ilustra é uma clara demonstração do que se pode conseguir juntando esforços. Com mais de uma década de existência, essa plataforma visibilidade para ilustradores ibero-americanos, e é uma ferramenta útil para que os editores de todo o mundo descubram propostas de grande qualidade.

No ponto de vista de Javier Palop, Diretor da Fundação SM, vivemos num mundo visual no qual a imagem oferece um papel muito importante. Há mais de 11 anos que a Fundação SM promove o Catálogo Iberoamérica Ilustra para dar visibilidade aos ilustradores da região e dar valor ao seu trabalho, à sua função social e educativa. “As ilustrações têm cada vez mais força nas novas narrativas. Ilustrar é um ato educativo, já que reflete um diálogo entre o artista e a realidade, e um compromisso social e ético”, enfatiza Palop.

Dos 974 ilustradores participantes, o México foi o país que teve mais representação com 366 ilustradores, seguido da Argentina com 186, Espanha com 172 e Colômbia com 72. O resto dos trabalhos se dividiu entre os outros países da Ibero América.

Ilustração do brasileiro Rodrigo Mafra

O júri foi composto por profissionais de diferentes países: Pilar Guitérrez (Venezuela) e Carolina Ballester (França) representando a FIL Guadalajara, André Letria (Portugal), Catarina Sobral (Portugal) e Quetzal León (México), representando a Fundação SM, que avaliou as propostas durante dois dias de deliberação à distância, devido às medidas sanitárias tomadas pelo COVID-19. Os critérios que se levaram em conta para a seleção foram a clareza do conceito das obras apresentadas, a qualidade narrativa, a originalidade e o risco da proposta, bem com a s solvência técnica.

O resultado foi anunciado no fim de julho, na página oficial do Prêmio Iberoamerica Ilustra,  onde é possível conferir todos os trabalhos selecionados. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 30 de novembro, no encerramento da FILustra, dentro da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.