Voltar

Secretaria Municipal de Educação de Manaus promove III Seminário de Educação Integral e Encontros Formativos

24 de maio de 2018 Ouvir o texto

Até o dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus realiza o III Seminário de Educação Integral e osEncontros Formativos, com a colaboração do Namei – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, da Fundação SM.

A iniciativa, que tem como foco a relação entre currículo e educação integral como parte de um conjunto de ações vinculadas ao processo de consolidação das políticas de Educação Integral da Rede Pública Municipal de Manaus, reúne gestores e educadores. Segundo a Secretaria, o objetivo dos encontros é fomentar espaços de diálogo, discussão e reflexão sobre concepções e práticas de educação integral, por meio da partilha de ideias e experiências entre os diferentes agentes interessados em alternativas educativas que contribuam para a formação integral do ser humano. “Estamos aprofundando o conhecimento naquilo que virou a nossa opção, que começou com um projeto piloto e agora já tem a cara da Educação Básica em Manaus, respeitando e cumprindo a Base Nacional Comum Curricular e mostrando para o Brasil uma educação de verdade”, destaca a secretaria municipal de Educação, Kátia Schweickardt, em pronunciamento oficial.

Entre os temas abordados nos eventos estão “a educação integral como pressuposto central para a Base Nacional Comum Curricular”; “a socialização de práticas em educação integral e tempo integral”; “articulações entre a educação integral e a BNCC: desafios e proposituras para a configuração de uma outra cultura escolar”; “a educação na realidade amazônica”; e “currículo e educação integral” .

A Fundação SMvem colaborando com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus para potencializar a formação dos educadores e fortalecer os projetos e experiências das escolas de educação integral da rede municipal de ensino. “Acompanhamos e colaboramos com a implementação da educação integral na rede pública de ensino de Manaus desde 2016. É uma alegria constatar o processo positivo de transformação da rede, que direciona cada vez mais esforços para a formação integral de seus estudantes”, afirma Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.

A partir deste ano, a parceria passa a integrar o NAMEI – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral,programa criado pela Fundação SM com o intuito de contribuir com a formação de gestores e professores para a implementação de programas de Educação Integral nos municípios brasileiros.

 

*Crédito imagens: Osmar Santos

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias