Secretaria Municipal de Educação de Manaus promove III Seminário de Educação Integral e Encontros Formativos

24 de maio de 2018 Ouvir o texto

Até o dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus realiza o III Seminário de Educação Integral e osEncontros Formativos, com a colaboração do Namei – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, da Fundação SM.

A iniciativa, que tem como foco a relação entre currículo e educação integral como parte de um conjunto de ações vinculadas ao processo de consolidação das políticas de Educação Integral da Rede Pública Municipal de Manaus, reúne gestores e educadores. Segundo a Secretaria, o objetivo dos encontros é fomentar espaços de diálogo, discussão e reflexão sobre concepções e práticas de educação integral, por meio da partilha de ideias e experiências entre os diferentes agentes interessados em alternativas educativas que contribuam para a formação integral do ser humano. “Estamos aprofundando o conhecimento naquilo que virou a nossa opção, que começou com um projeto piloto e agora já tem a cara da Educação Básica em Manaus, respeitando e cumprindo a Base Nacional Comum Curricular e mostrando para o Brasil uma educação de verdade”, destaca a secretaria municipal de Educação, Kátia Schweickardt, em pronunciamento oficial.

Entre os temas abordados nos eventos estão “a educação integral como pressuposto central para a Base Nacional Comum Curricular”; “a socialização de práticas em educação integral e tempo integral”; “articulações entre a educação integral e a BNCC: desafios e proposituras para a configuração de uma outra cultura escolar”; “a educação na realidade amazônica”; e “currículo e educação integral” .

A Fundação SMvem colaborando com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus para potencializar a formação dos educadores e fortalecer os projetos e experiências das escolas de educação integral da rede municipal de ensino. “Acompanhamos e colaboramos com a implementação da educação integral na rede pública de ensino de Manaus desde 2016. É uma alegria constatar o processo positivo de transformação da rede, que direciona cada vez mais esforços para a formação integral de seus estudantes”, afirma Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.

A partir deste ano, a parceria passa a integrar o NAMEI – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral,programa criado pela Fundação SM com o intuito de contribuir com a formação de gestores e professores para a implementação de programas de Educação Integral nos municípios brasileiros.

*Crédito imagens: Osmar Santos

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.