Secretaria Municipal de Educação de Manaus promove III Seminário de Educação Integral e Encontros Formativos

24 de maio de 2018 Ouvir o texto

Até o dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus realiza o III Seminário de Educação Integral e osEncontros Formativos, com a colaboração do Namei – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, da Fundação SM.

A iniciativa, que tem como foco a relação entre currículo e educação integral como parte de um conjunto de ações vinculadas ao processo de consolidação das políticas de Educação Integral da Rede Pública Municipal de Manaus, reúne gestores e educadores. Segundo a Secretaria, o objetivo dos encontros é fomentar espaços de diálogo, discussão e reflexão sobre concepções e práticas de educação integral, por meio da partilha de ideias e experiências entre os diferentes agentes interessados em alternativas educativas que contribuam para a formação integral do ser humano. “Estamos aprofundando o conhecimento naquilo que virou a nossa opção, que começou com um projeto piloto e agora já tem a cara da Educação Básica em Manaus, respeitando e cumprindo a Base Nacional Comum Curricular e mostrando para o Brasil uma educação de verdade”, destaca a secretaria municipal de Educação, Kátia Schweickardt, em pronunciamento oficial.

Entre os temas abordados nos eventos estão “a educação integral como pressuposto central para a Base Nacional Comum Curricular”; “a socialização de práticas em educação integral e tempo integral”; “articulações entre a educação integral e a BNCC: desafios e proposituras para a configuração de uma outra cultura escolar”; “a educação na realidade amazônica”; e “currículo e educação integral” .

A Fundação SMvem colaborando com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus para potencializar a formação dos educadores e fortalecer os projetos e experiências das escolas de educação integral da rede municipal de ensino. “Acompanhamos e colaboramos com a implementação da educação integral na rede pública de ensino de Manaus desde 2016. É uma alegria constatar o processo positivo de transformação da rede, que direciona cada vez mais esforços para a formação integral de seus estudantes”, afirma Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.

A partir deste ano, a parceria passa a integrar o NAMEI – Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral,programa criado pela Fundação SM com o intuito de contribuir com a formação de gestores e professores para a implementação de programas de Educação Integral nos municípios brasileiros.

*Crédito imagens: Osmar Santos

Aprovação do Novo Fundeb é um marco para educação pública no Brasil

Matéria 04/09/2020

O Fundeb representa uma grande conquista para a educação pública no Brasil que visa diminuir as desigualdades educacionais, democratizar o acesso à educação e garantir ensino de qualidade em todo território nacional.

Sebastian Santafe Ayala ganha 11º Catálogo Iberoamérica Ilustra

Matéria 20/08/2020

O ilustrador colombiano Sebastian Santafe Ayala é o vencedor da 11ª edição do Catálogo Iberoamérica Ilustra. Os trabalhos dos brasileiros Eduardo Henrique Barroso Oliveira e Rodrigo Mafra também vão integrar catálogo deste ano.

Guilherme Semionato vence Prêmio Barco a Vapor

Matéria 20/08/2020

Escritor natural do Rio de Janeiro é o vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com o livro "A bicicleta azul".

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.