Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

16 de julho de 2021 Ouvir o texto

Um ditado africano diz que é preciso uma aldeia para educar uma criança. A ideia reforça a importância da participação social na educação, que não é apenas responsabilidade da escola, da família ou de outras instituições. O Programa Myra – Juntos pela leitura, tem como uma das principais características a participação de voluntários que realizam sessões semanais de leitura com crianças, contribuindo com sua formação leitora.

Com cinco anos de existência, o Programa Myra já apresentou resultados que comprovam seu impacto no comportamento e competências leitoras dos atendidos. Além dos grupos de acompanhamento, realizados em duas escolas na cidade de São Paulo, a participação da comunidade é ampliada pelos Pontos Myra – instituições que aplicam de forma autônoma a metodologia do Programa.

Atualmente existem quatro pontos Myra na região metropolitana de São Paulo, mas Mariana Franco, gerente da Fundação SM, destaca a importância de ampliar essa forma de atuação. “Além de nosso desejo, é da natureza do programa que ele venha a ser ampliado e reproduzido, de forma gratuita, com parceiros – tudo para alcançar e beneficiar um número cada vez maior de estudantes”, afirma Mariana.

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital.  Dessas, duas foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Cristiane Tavares, coordenadora pedagógica do Programa Myra na CE CEDAC, conta que foi gratificante conhecer o perfil das instituições que se inscreveram no edital dos Pontos Myra e destaca a diversidade de instituições inscritas: bibliotecas públicas, escolas municipais e estaduais, ONGS, CCAs, associações. “Isso revela o potencial de alcance desse projeto que prioriza o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a leitura e o compromisso de toda a sociedade civil com a formação de leitores”, aponta.

Conheça os novos Pontos Myra

A diversidade foi contemplada na seleção. Um dos novos pontos Myra será a Biblioteca Pública Municipal Professor Josino Bretas, que fica em Caldas Novas (GO) e atende principalmente estudantes de escolas públicas. Utilizando o próprio acervo, a biblioteca pretende reativar um grupo de Amigos da Biblioteca para atuação no voluntariado e levar mais as crianças para perto dos livros e leitura.

A Bahia também terá um Ponto Myra, no município de Caravelas. A Escola Municipal José Luiz de Souza está em uma comunidade pesqueira, já tem voluntários atuando na área de música e quer ampliar parcerias no território.

A Fundação SM entrará em contato com as representantes das instituições selecionadas para dar andamento aos próximos passos do termo de parceria e plano de ação.

Para saber mais sobre o Programa Myra – Juntos pela leitura e fazer parte dessa comunidade leitora, acesse o site e acompanhe pelo Instagram @programamyra.

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.