Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

16 de julho de 2021 Ouvir o texto

Um ditado africano diz que é preciso uma aldeia para educar uma criança. A ideia reforça a importância da participação social na educação, que não é apenas responsabilidade da escola, da família ou de outras instituições. O Programa Myra – Juntos pela leitura, tem como uma das principais características a participação de voluntários que realizam sessões semanais de leitura com crianças, contribuindo com sua formação leitora.

Com cinco anos de existência, o Programa Myra já apresentou resultados que comprovam seu impacto no comportamento e competências leitoras dos atendidos. Além dos grupos de acompanhamento, realizados em duas escolas na cidade de São Paulo, a participação da comunidade é ampliada pelos Pontos Myra – instituições que aplicam de forma autônoma a metodologia do Programa.

Atualmente existem quatro pontos Myra na região metropolitana de São Paulo, mas Mariana Franco, gerente da Fundação SM, destaca a importância de ampliar essa forma de atuação. “Além de nosso desejo, é da natureza do programa que ele venha a ser ampliado e reproduzido, de forma gratuita, com parceiros – tudo para alcançar e beneficiar um número cada vez maior de estudantes”, afirma Mariana.

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital.  Dessas, duas foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.

Cristiane Tavares, coordenadora pedagógica do Programa Myra na CE CEDAC, conta que foi gratificante conhecer o perfil das instituições que se inscreveram no edital dos Pontos Myra e destaca a diversidade de instituições inscritas: bibliotecas públicas, escolas municipais e estaduais, ONGS, CCAs, associações. “Isso revela o potencial de alcance desse projeto que prioriza o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a leitura e o compromisso de toda a sociedade civil com a formação de leitores”, aponta.

Conheça os novos Pontos Myra

A diversidade foi contemplada na seleção. Um dos novos pontos Myra será a Biblioteca Pública Municipal Professor Josino Bretas, que fica em Caldas Novas (GO) e atende principalmente estudantes de escolas públicas. Utilizando o próprio acervo, a biblioteca pretende reativar um grupo de Amigos da Biblioteca para atuação no voluntariado e levar mais as crianças para perto dos livros e leitura.

A Bahia também terá um Ponto Myra, no município de Caravelas. A Escola Municipal José Luiz de Souza está em uma comunidade pesqueira, já tem voluntários atuando na área de música e quer ampliar parcerias no território.

A Fundação SM entrará em contato com as representantes das instituições selecionadas para dar andamento aos próximos passos do termo de parceria e plano de ação.

Para saber mais sobre o Programa Myra – Juntos pela leitura e fazer parte dessa comunidade leitora, acesse o site e acompanhe pelo Instagram @programamyra.

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Chegou o CILELIJ 2021

Matéria 01/07/2021

Com o tema “Histórias como nunca. Narrativas em um mundo hiperconectado”, congresso traz palestras de escritores, ilustradores e editores sobre novas formas de contar e seguir histórias no universo infantojuvenil. Nos dias 1 e 2 de julho.