Voltar

Semana de Ação Mundial 2017: Não vamos inventar a roda

27 de março de 2017 Ouvir o texto

Desde 2003, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação coordena e promove, anualmente, a Semana de Ação Mundial – SAM no Brasil, tendo mobilizado, neste período, cerca de 1,2 milhão de pessoas. Este ano, a iniciativa, que acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho em todo o território nacional, vai enfocar o tema “Pelo Plano Nacional de Educação (PNE) rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a partir do mote “Não vamos inventar a roda”.

Segundo a coordenadora do evento em 2017, Maria Rehder, “a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento do terceiro ano de implementação do PNE”. Para dar ainda maior ênfase ao tema e marcar um momento de reflexão e balanço, a Semana precederá o aniversário do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), sancionado em 25 de junho de 2014. O evento também reforça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para “educação, igualdade de gênero e fortalecimento das instâncias democráticas de participação”

A intenção da SAM é pressionar líderes e políticos para que cumpram os tratados e leis que garantem aos brasileiros educação pública de qualidade, equitativa, inclusiva e laica. “A SAM garantirá um olhar nacional qualificado e crítico para esse debate, reforçando a necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e da necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso”, explica Rehder em convocação à sociedade civil.

A iniciativa conta com a participação popular para amplificar o debate, entre outras atividades, em defesa da educação. Para isto, desenvolveu uma série de materiais que podem ser solicitados para envio pelo correio diretamente no site da Semana.

Semana de Ação Mundial 2017
Quando: 4 a 11 de junho
Onde: Território nacional
Solicitação de materiais: Até 25 de abril, no site da SAM 
Outras informações: sam@campanhaeducacao.org.br

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias