Semana de Ação Mundial 2017: Não vamos inventar a roda

27 de março de 2017 Ouvir o texto

Desde 2003, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação coordena e promove, anualmente, a Semana de Ação Mundial – SAM no Brasil, tendo mobilizado, neste período, cerca de 1,2 milhão de pessoas. Este ano, a iniciativa, que acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho em todo o território nacional, vai enfocar o tema “Pelo Plano Nacional de Educação (PNE) rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a partir do mote “Não vamos inventar a roda”.

Segundo a coordenadora do evento em 2017, Maria Rehder, “a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento do terceiro ano de implementação do PNE”. Para dar ainda maior ênfase ao tema e marcar um momento de reflexão e balanço, a Semana precederá o aniversário do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), sancionado em 25 de junho de 2014. O evento também reforça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para “educação, igualdade de gênero e fortalecimento das instâncias democráticas de participação”

A intenção da SAM é pressionar líderes e políticos para que cumpram os tratados e leis que garantem aos brasileiros educação pública de qualidade, equitativa, inclusiva e laica. “A SAM garantirá um olhar nacional qualificado e crítico para esse debate, reforçando a necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e da necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso”, explica Rehder em convocação à sociedade civil.

A iniciativa conta com a participação popular para amplificar o debate, entre outras atividades, em defesa da educação. Para isto, desenvolveu uma série de materiais que podem ser solicitados para envio pelo correio diretamente no site da Semana.

Semana de Ação Mundial 2017
Quando: 4 a 11 de junho
Onde: Território nacional
Solicitação de materiais: Até 25 de abril, no site da SAM
Outras informações: sam@campanhaeducacao.org.br

María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 10/09/2019

5º Siei propõe reflexão sobre os múltiplos contextos e caminhos da educação integral

Matéria 29/08/2019

Seminário Internacional de Educação Integral acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo

Fundação SM assina Manifesto Público sobre Decreto 9.930 (PNLL)

Artigo 02/08/2019

Leia o texto na íntegra e entenda o impacto do decreto para a gestão pública do PNLL.

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Quero na Escola Professor

Matéria 02/08/2019

Iniciativa busca estreitar os laços entre professores, alunos e comunidade.

Ilustrador argentino vence 10 Catálogo Ibero-América Ilustra

Matéria 18/07/2019

Confira o vencedor, os finalistas e as menções honrosas do 10 Catálogo Ibero-América Ilustra