Semana de Ação Mundial 2017: Não vamos inventar a roda

27 de março de 2017 Ouvir o texto

Desde 2003, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação coordena e promove, anualmente, a Semana de Ação Mundial – SAM no Brasil, tendo mobilizado, neste período, cerca de 1,2 milhão de pessoas. Este ano, a iniciativa, que acontecerá entre os dias 4 e 11 de junho em todo o território nacional, vai enfocar o tema “Pelo Plano Nacional de Educação (PNE) rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a partir do mote “Não vamos inventar a roda”.

Segundo a coordenadora do evento em 2017, Maria Rehder, “a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento do terceiro ano de implementação do PNE”. Para dar ainda maior ênfase ao tema e marcar um momento de reflexão e balanço, a Semana precederá o aniversário do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), sancionado em 25 de junho de 2014. O evento também reforça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para “educação, igualdade de gênero e fortalecimento das instâncias democráticas de participação”

A intenção da SAM é pressionar líderes e políticos para que cumpram os tratados e leis que garantem aos brasileiros educação pública de qualidade, equitativa, inclusiva e laica. “A SAM garantirá um olhar nacional qualificado e crítico para esse debate, reforçando a necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e da necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso”, explica Rehder em convocação à sociedade civil.

A iniciativa conta com a participação popular para amplificar o debate, entre outras atividades, em defesa da educação. Para isto, desenvolveu uma série de materiais que podem ser solicitados para envio pelo correio diretamente no site da Semana.

Semana de Ação Mundial 2017
Quando: 4 a 11 de junho
Onde: Território nacional
Solicitação de materiais: Até 25 de abril, no site da SAM
Outras informações: sam@campanhaeducacao.org.br

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.