Voltar

Semana de Ação Mundial 2018 enfoca o PNE

4 de junho de 2018 Ouvir o texto

Uma semana inteiramente dedicada ao debate e à reiteração da necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação. Até o dia 10 de junho, a Semana de Ação Mundial – SAM 2018, que conta com o apoio da Fundação SM, promoverá uma série de atividades em todo o território nacional, norteadas pelo mote “Se prioridade é educação, tirem a tesoura da mão! Direitos valem mais, não aos cortes sociais!”.

ASAM 2018 precede a data de aniversário do Plano Nacional de Educação – PNE, sancionado no dia 25 de junho de 2014. Por isso, a edição deste ano foi dedicada ao monitoramento da implementação do PNE.

Como parte da programação, a SAM promoverá, amanhã (05 de junho), na Escola Dieese de Ciências do Trabalho, em São Paulo, o Seminário “O CAQi e o CAQ no PNE e no Fundeb: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?”. O evento vai reunir especialistas em financiamento e fiscalização dos investimentos em educação.

Sob a coordenação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação desde 2003, a Semana contabiliza, no Brasil, a mobilização de 1,4 milhão de pessoas.

Como participar da SAM 2018

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo interessados pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.

Seminário “O CAQi e o CAQ no PNE e no Fundeb: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?

Data: 05 de junho

Local:Escola Dieese de Ciências do Trabalho, São Paulo

Inscrições limitadas: https://goo.gl/forms/4aRedfQ1whtLiepm1

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias