Voltar

Semana de Ação Mundial 2018 enfoca o PNE

4 de junho de 2018 Ouvir o texto

Uma semana inteiramente dedicada ao debate e à reiteração da necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação. Até o dia 10 de junho, a Semana de Ação Mundial – SAM 2018, que conta com o apoio da Fundação SM, promoverá uma série de atividades em todo o território nacional, norteadas pelo mote “Se prioridade é educação, tirem a tesoura da mão! Direitos valem mais, não aos cortes sociais!”.

ASAM 2018 precede a data de aniversário do Plano Nacional de Educação – PNE, sancionado no dia 25 de junho de 2014. Por isso, a edição deste ano foi dedicada ao monitoramento da implementação do PNE.

Como parte da programação, a SAM promoverá, amanhã (05 de junho), na Escola Dieese de Ciências do Trabalho, em São Paulo, o Seminário “O CAQi e o CAQ no PNE e no Fundeb: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?”. O evento vai reunir especialistas em financiamento e fiscalização dos investimentos em educação.

Sob a coordenação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação desde 2003, a Semana contabiliza, no Brasil, a mobilização de 1,4 milhão de pessoas.

Como participar da SAM 2018

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo interessados pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.

Seminário “O CAQi e o CAQ no PNE e no Fundeb: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?

Data: 05 de junho

Local:Escola Dieese de Ciências do Trabalho, São Paulo

Inscrições limitadas: https://goo.gl/forms/4aRedfQ1whtLiepm1

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias