Voltar

Vem aí o 6º SIEI

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral será totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.  O SIEI está agendado para o dia 19 de maio, às 16h, e será transmitido ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e no Youtube, com janela de libras e close caption.

Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o objetivo de fazer um evento em meio a uma pandemia é justamente refletir sobre os desafios e perspectivas em relação ao atual momento que afeta não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.

A live contará com a participação de Tereza Perez, diretora-Presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC. A mediação do evento será feita pela diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Durante o evento, estudantes, familiares, professores e gestores escolares participarão com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento com famílias e estudantes.

“Não podemos esperar ‘quando a pandemia passar’ para fazer algo. As escolas precisam garantir que todos os seus alunos estejam assistidos, que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à merenda escolar que era ofertada a seus filhos diariamente. Precisamos ter em mente que nem todas as famílias possuem computador ou acesso à internet, então a escola precisa garantir que, qualquer que seja a atividade proposta para seus alunos e alunas durante o isolamento, essa atividade chegue a 100% dos estudantes”, enfatiza Pilar Lacerda.

Para Pilar, os gestores precisam agir rapidamente, para criar uma rede de apoio mútuo. “As secretarias precisam se aproximar hoje dos diretores de escolas e da coordenação pedagógica para auxiliar esses profissionais a lidar com seus estudantes e suas respectivas famílias nesse momento”, conclui.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

Gratuito

Data: 19 de maio

Horário: 16h às 18h

Evento: https://bit.ly/siei2020

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

SIEI México discute a educação no contexto atual

Matéria 13/04/2021

Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.

Saiba mais

Tecnologia com propósito em prol da cidadania global

Matéria 12/04/2021

A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.

Saiba mais

Geração Go para educadores

Matéria 22/03/2021

Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Geração Go para jovens

Matéria 22/03/2021

Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.

Saiba mais

Conheça o Geração Go da Fundação SM

Matéria 22/03/2021

Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.

Saiba mais

Ver mais notícias