Vem aí o 6º SIEI

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral será totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.  O SIEI está agendado para o dia 19 de maio, às 16h, e será transmitido ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e no Youtube, com janela de libras e close caption.

Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o objetivo de fazer um evento em meio a uma pandemia é justamente refletir sobre os desafios e perspectivas em relação ao atual momento que afeta não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.

A live contará com a participação de Tereza Perez, diretora-Presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC. A mediação do evento será feita pela diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Durante o evento, estudantes, familiares, professores e gestores escolares participarão com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento com famílias e estudantes.

“Não podemos esperar ‘quando a pandemia passar’ para fazer algo. As escolas precisam garantir que todos os seus alunos estejam assistidos, que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à merenda escolar que era ofertada a seus filhos diariamente. Precisamos ter em mente que nem todas as famílias possuem computador ou acesso à internet, então a escola precisa garantir que, qualquer que seja a atividade proposta para seus alunos e alunas durante o isolamento, essa atividade chegue a 100% dos estudantes”, enfatiza Pilar Lacerda.

Para Pilar, os gestores precisam agir rapidamente, para criar uma rede de apoio mútuo. “As secretarias precisam se aproximar hoje dos diretores de escolas e da coordenação pedagógica para auxiliar esses profissionais a lidar com seus estudantes e suas respectivas famílias nesse momento”, conclui.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

Data: 19 de maio

Evento: https://bit.ly/siei2020

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

Matéria 21/07/2020

Antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos.

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

Matéria 21/07/2020

O 6º CILELIJ que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

Segundo encontro do SIEI acolhe angústias de professores

Matéria 08/07/2020

O encontro teve como tema "A docência em tempos de pandemia" e abriu espaço para que professores compartilhassem de que maneira estão acolhendo os estudantes e as suas famílias desde que a escolas foram fechadas.