Vem aí o 6º SIEI

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral será totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.  O SIEI está agendado para o dia 19 de maio, às 16h, e será transmitido ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e no Youtube, com janela de libras e close caption.

Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o objetivo de fazer um evento em meio a uma pandemia é justamente refletir sobre os desafios e perspectivas em relação ao atual momento que afeta não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.

A live contará com a participação de Tereza Perez, diretora-Presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC. A mediação do evento será feita pela diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Durante o evento, estudantes, familiares, professores e gestores escolares participarão com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento com famílias e estudantes.

“Não podemos esperar ‘quando a pandemia passar’ para fazer algo. As escolas precisam garantir que todos os seus alunos estejam assistidos, que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à merenda escolar que era ofertada a seus filhos diariamente. Precisamos ter em mente que nem todas as famílias possuem computador ou acesso à internet, então a escola precisa garantir que, qualquer que seja a atividade proposta para seus alunos e alunas durante o isolamento, essa atividade chegue a 100% dos estudantes”, enfatiza Pilar Lacerda.

Para Pilar, os gestores precisam agir rapidamente, para criar uma rede de apoio mútuo. “As secretarias precisam se aproximar hoje dos diretores de escolas e da coordenação pedagógica para auxiliar esses profissionais a lidar com seus estudantes e suas respectivas famílias nesse momento”, conclui.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

Data: 19 de maio

Evento: https://bit.ly/siei2020

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.