Vem aí o 6º SIEI

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral será totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.  O SIEI está agendado para o dia 19 de maio, às 16h, e será transmitido ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e no Youtube, com janela de libras e close caption.

Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o objetivo de fazer um evento em meio a uma pandemia é justamente refletir sobre os desafios e perspectivas em relação ao atual momento que afeta não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.

A live contará com a participação de Tereza Perez, diretora-Presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC. A mediação do evento será feita pela diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Durante o evento, estudantes, familiares, professores e gestores escolares participarão com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento com famílias e estudantes.

“Não podemos esperar ‘quando a pandemia passar’ para fazer algo. As escolas precisam garantir que todos os seus alunos estejam assistidos, que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à merenda escolar que era ofertada a seus filhos diariamente. Precisamos ter em mente que nem todas as famílias possuem computador ou acesso à internet, então a escola precisa garantir que, qualquer que seja a atividade proposta para seus alunos e alunas durante o isolamento, essa atividade chegue a 100% dos estudantes”, enfatiza Pilar Lacerda.

Para Pilar, os gestores precisam agir rapidamente, para criar uma rede de apoio mútuo. “As secretarias precisam se aproximar hoje dos diretores de escolas e da coordenação pedagógica para auxiliar esses profissionais a lidar com seus estudantes e suas respectivas famílias nesse momento”, conclui.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

Data: 19 de maio

Evento: https://bit.ly/siei2020

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Fundação SM lança programa de Educação para Cidadania Global

Matéria 22/10/2020

Fundação SM trabalha com as escolas para construir uma educação mais global, mais solidária, mais humana e mais inclusiva

Fundação SM apoia programa de formação em Educação Integral na Bahia

Matéria 21/10/2020

Mais de 700 profissionais de educação do estado da Bahia começaram a participar de um programa de Formação em Fundamentos e Práticas da Educação Integral.

Fundação SM apoia projeto em prol da alfabetização

Matéria 07/10/2020

“Um sonho feito de linhas” é uma obra inspirada nas histórias de mulheres reais e faz parte de movimento pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade.

Apoio Emocional terá webinários na semana dos professores

Matéria 06/10/2020

As convidadas são professoras e psicólogas que ouviram professoras sobre os problemas vividos nestes últimos meses, dentro do projeto Apoio Emocional. Dias 13 e 15 de outubro, às 17h.

Yolanda Reyes vence 16ª Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 28/09/2020

A escritora colombiana Yolanda Reyes é reconhecida por sua trajetória no mundo da literatura infantojuvenil e recebe prêmio de 30 mil dólares.