Vem aí o 6º SIEI

14 de maio de 2020 Ouvir o texto

Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral será totalmente online, em virtude das medidas de isolamento social adotadas em todo o país para diminuir os riscos de transmissão da Covid-19.  O SIEI está agendado para o dia 19 de maio, às 16h, e será transmitido ao vivo nos perfis da Fundação SM no Facebook e no Youtube, com janela de libras e close caption.

Com o tema “Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?”, o objetivo de fazer um evento em meio a uma pandemia é justamente refletir sobre os desafios e perspectivas em relação ao atual momento que afeta não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.

A live contará com a participação de Tereza Perez, diretora-Presidente da Comunidade Educativa CEDAC; Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz; e Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do CENPEC. A mediação do evento será feita pela diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Durante o evento, estudantes, familiares, professores e gestores escolares participarão com depoimentos gravados em vídeo, mostrando como o período de isolamento social tem impactado as atividades educacionais, a gestão e o relacionamento com famílias e estudantes.

“Não podemos esperar ‘quando a pandemia passar’ para fazer algo. As escolas precisam garantir que todos os seus alunos estejam assistidos, que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à merenda escolar que era ofertada a seus filhos diariamente. Precisamos ter em mente que nem todas as famílias possuem computador ou acesso à internet, então a escola precisa garantir que, qualquer que seja a atividade proposta para seus alunos e alunas durante o isolamento, essa atividade chegue a 100% dos estudantes”, enfatiza Pilar Lacerda.

Para Pilar, os gestores precisam agir rapidamente, para criar uma rede de apoio mútuo. “As secretarias precisam se aproximar hoje dos diretores de escolas e da coordenação pedagógica para auxiliar esses profissionais a lidar com seus estudantes e suas respectivas famílias nesse momento”, conclui.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Instituto Alana, Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Serviço:

Data: 19 de maio

Evento: https://bit.ly/siei2020

Transmissão: facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/fundacaosmbrasil

Vem aí o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 19/01/2021

A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.

Cidadania Global: Desenvolvimento das Competências Globais

Matéria 13/01/2021

É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.

Sigamos juntos em 2021

Matéria 17/12/2020

2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem.  Vamos juntos?

12º Catálogo Ibero-América Ilustra está com inscrições abertas

Matéria 16/12/2020

Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.

Campanha propõe a #Reviravolta da Escola

Matéria 09/12/2020

Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia