Voltar

Sigamos o brilho das estrelas! Que venha 2019!

13 de dezembro de 2018 Ouvir o texto

“Se as coisas são inatingíveis… ora!

Não é motivo para não querê-las…

Que tristes os caminhos, se não fora

A presença distante das estrelas”.

Mario Quintana

Das utopias, in Quintana de bolso

 

Ninguém disse que seria fácil. E seguimos perseverantes na construção diária de um caminho que nos leve à uma sociedade em que todos tenham o direito assegurado a uma educação de qualidade. Miramos um sonho e avançamos abrindo sendas, construindo pontes e ladrilhando vias até ele. O resultado disso nem sempre é tão palpável, mas é preciso lidar com as pequenas conquistas com cuidado, nomeá-las, acarinhá-las, para que elas ganhem força, determinação e, reunidas a outras – e de outros –, possam crescer e se multiplicar mundo afora.

Foi assim com o Programa Myra, projeto de fomento à leitura desenvolvido pela Fundação SMdesde 2016, com muito cuidado, atenção, uma certa dose maternal e muito trabalho em conjunto. O resultado não poderia ser mais alentador: 65 voluntários, 63 crianças, quatro escolas, uma alta taxa de aperfeiçoamento da competência leitora de meninas e meninos envolvidos. E, para coroar a atuação em 2018, o reconhecimento com o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, recebido no último dia 10 de dezembro, mesmo dia em que se comemorou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 2018, também gestamos o NameiNúcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral, que pretende contribuir com a formação de gestores e professores para a implementação de programas de Educação Integral nos municípios brasileiros e, consequentemente, assegurar uma aprendizagem de qualidade para todos os alunos. O programa, que conta com o apoio de diversos parceiros, fechou o ano com dois encontros profícuos na Bahia e no Rio Grande do Norte.

Ainda sobre o ano que vai findando, realizamos o 4º Siei – Seminário Internacional de Educação Integral, que propiciou o diálogo entre educadores, especialistas e estudantes a partir do tema “A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar”. Na ocasião, lançamos o Observatório da Juventude na Ibero-Américae o EDUforics– plataforma que objetiva fomentar a reflexão e o debate entre os professores, produzindo e difundindo informação acerca de tendências, metodologias, perspectivas teóricas, estratégias e práticas educativas, que contribuam para melhorar a qualidade da Educação.

Essas e outras iniciativas realizadas ao longo desse ano só foram possíveis porque contamos com uma rede de parceiros, cada vez mais plural, fortalecida e ampla, disposta a acolher, somar, amplificar e compartilhar sonhos. Temos consciência dos desafios da jornada, mas sabemos que, como diz o poeta, ainda que distantes, as estrelas continuam a brilhar. Em 2019, esperamos estreitar ainda mais os laços e seguir juntos, sob o brilho das estrelas, rumo à construção de novas possibilidades para a Educação.

Boas festas e um feliz ano novo!

Pilar Lacerda e equipe Fundação SM

 

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

6º SIEI terá mais dois encontros online

Matéria 17/06/2020

Encontro de junho discutirá a "Docência em tempos de pandemia" e o encontro de julho será sobre "A volta às aulas pós-pandemia".

Saiba mais

Coleção Barco a Vapor está disponível para download

Matéria 17/06/2020

As 15 obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis na íntegra e gratuitamente para download.

Saiba mais

Confira como foi o primeiro SIEI totalmente online

Matéria 17/06/2020

O evento contou com depoimentos gravados de estudantes, familiares, professores e gestores escolares, de diferentes lugares do Brasil e debateu sobre como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Saiba mais

O mundo sitiado?

Matéria 12/06/2020

"O mundo de ponta-cabeça?" é um conto que nasceu como uma explicação para crianças abaixo dos sete anos, que transmite uma mensagem de esperança a pessoas de todas as idades: o amor nos manterá de pé.

Saiba mais

Ver mais notícias