Testemunho: literatura e tecnologia

9 de dezembro de 2016 Ouvir o texto

Em entrevista exclusiva para o Eduforics, portal desenvolvido pelo Instituto de Tecnología, Educación y Aprendizaje, da Fundação SM, a escritora Ana Maria Machado fala sobre a sua experiência com a tecnologia no âmbito da criação literária. Entre outros temas, Ana Maria conta como vem incorporando as novas tecnologias ao enredo e vida das personagens de seus livros.

Realizado com a colaboração da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos e do Cepal – Comissão Econômica para América Latina e o Caribe, o portal aborda o uso da tecnologia no âmbito educativo e é destinado a professores, alunos e interessados em geral.

Créditos:

Entrevista: Priscila Fernandes

Imagens: Marcos Salamonde

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.