21 de julho de 2020 Ouvir o texto
Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) ocorreu de maneira totalmente online. No total, foram realizados três encontros virtuais, que contaram com a participação de educadores, gestores educacionais e especialistas em educação, além de estudantes e familiares que compartilharam depoimentos por meio vídeos.
O tema do terceiro e último encontro, realizado no dia 14 de julho, foi “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas” e teve como comentaristas Cleuza Repulho, ex-presidente da Undime Nacional, Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Gina Ponte, professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A mediação foi feita por Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.
Assista à gravação completa do 3º encontro do SIEI
O evento começou com a apresentação da pesquisadora e coordenadora de Advocacy do IRM, Luiza Corrêa, que apresentou um estudo realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia ao redor do mundo. A pesquisa – que adotou como fonte de informações uma rede de especialistas estrangeiros, documentos de organismos internacionais e protocolos de 23 países – fornece orientações para auxiliar os gestores responsáveis no planejamento e na execução de políticas públicas, buscando assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência diante do período de isolamento social e no estágio de retomada das atividades escolares de forma presencial.
Saindo do cenário global e partindo para iniciativas locais, o SIEI convidou gestores das redes estadual e municipal para compartilhar, por meio de depoimentos gravados por vídeo, de que maneira as suas localidades estão se organizando e se preparando para a eminência do retorno às aulas presenciais num cenário em que a pandemia da Covid-19 no Brasil ainda não está controlada.
Contribuíram com depoimentos Alexandre Bastos, Diretor do Polo de Educação Integrada de Ilhabela/SP, Euzeni Araújo, Subsecretária de Gestão Educacional na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, Felipe Camarão, Secretário de Educação do Maranhão, Flávia Rossi, Secretária de Educação do Município de Mogi Mirim/SP, e Simone Lima, Coordenadora de Educação Infantil no Município de Paulista/PE.
Ao fim do debate, os três convidados enfatizaram que, antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos, avaliando cada contexto social, sem deixar de levar em consideração a situação dos mais vulneráveis, na tentativa de evitar o aumento das desigualdades sociais.
O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.
Confira como foram os dois primeiros encontros do 6º SIEI:
Maio: Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?
Matéria 19/01/2021
A premiação reconhece autores com obras em formato de ficção, poesia, drama ou livro álbum, escritos em espanhol ou português, que sejam considerados muito relevantes para a literatura infantojuvenil.
Saiba mais →Matéria 13/01/2021
É urgente incorporar o desenvolvimento das competências globais nas escolas uma vez que elas são um dos pilares da escola do futuro.
Saiba mais →Matéria 17/12/2020
2020 nos exigiu coragem. Coragem para nos reinventarmos em meio a tantas mudanças, para ajustarmos os projetos e aprendermos novas formas de nos relacionarmos. Agora que aprendemos a sobreviver a uma pandemia, levaremos para 2021 a resiliência e a coragem. Vamos juntos?
Saiba mais →Matéria 16/12/2020
Prêmio realizado pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara revela e reconhece trabalhos de ilustradores de livros infantis e juvenis. O prazo para de inscrição é até 30 de abril de 2021.
Saiba mais →Matéria 09/12/2020
Fundação SM se junta ao Centro de Referências em Educação Integral e outras instituições numa campanha que promove a discussão sobre como recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia
Saiba mais →