Voltar

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) ocorreu de maneira totalmente online. No total, foram realizados três encontros virtuais, que contaram com a participação de educadores, gestores educacionais e especialistas em educação, além de estudantes e familiares que compartilharam depoimentos por meio vídeos.

O tema do terceiro e último encontro, realizado no dia 14 de julho, foi “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas” e teve como comentaristas Cleuza Repulho, ex-presidente da Undime Nacional, Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Gina Ponte, professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A mediação foi feita por Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Assista à gravação completa do 3º encontro do SIEI

O evento começou com a apresentação da pesquisadora e coordenadora de Advocacy do IRM, Luiza Corrêa, que apresentou um estudo realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia ao redor do mundo. A pesquisa – que adotou como fonte de informações uma rede de especialistas estrangeiros, documentos de organismos internacionais e protocolos de 23 países – fornece orientações para auxiliar os gestores responsáveis no planejamento e na execução de políticas públicas, buscando assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência diante do período de isolamento social e no estágio de retomada das atividades escolares de forma presencial.

Saindo do cenário global e partindo para iniciativas locais, o SIEI convidou gestores das redes estadual e municipal para compartilhar, por meio de depoimentos gravados por vídeo, de que maneira as suas localidades estão se organizando e se preparando para a eminência do retorno às aulas presenciais num cenário em que a pandemia da Covid-19 no Brasil ainda não está controlada.

Contribuíram com depoimentos Alexandre Bastos, Diretor do Polo de Educação Integrada de Ilhabela/SP, Euzeni Araújo, Subsecretária de Gestão Educacional na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, Felipe Camarão, Secretário de Educação do Maranhão, Flávia Rossi, Secretária de Educação do Município de Mogi Mirim/SP, e Simone Lima, Coordenadora de Educação Infantil no Município de Paulista/PE.

Ao fim do debate, os três convidados enfatizaram que, antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos, avaliando cada contexto social, sem deixar de levar em consideração a situação dos mais vulneráveis, na tentativa de evitar o aumento das desigualdades sociais.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Confira como foram os dois primeiros encontros do 6º SIEI:

Maio: Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Junho: A docência em tempos de pandemia

Prêmio Territórios lança publicação

Matéria 21/07/2020

A publicação discute o papel da educação integral e a sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. O evento de lançamento será virtual e dividido numa série de três lives.

Saiba mais

Projeto promove apoio emocional para educadores

Matéria 21/07/2020

Projeto reúne psicólogos e psicoterapeutas para oferecer atendimento voluntário, gratuito e online para educadores da rede pública que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as suas angústias e as angústias de seus estudantes.

Saiba mais

Confira os destaques da edição online do CILELIJ

Matéria 21/07/2020

O 6º CILELIJ que chegou às nossas casas de uma maneira inédita: totalmente online e gratuito, com uma programação especial dividida em três temas: “Narrativas e Leitores”, “Outras Narrações” e “Ilustração e Poesia”.

Saiba mais

Segundo encontro do SIEI acolhe angústias de professores

Matéria 08/07/2020

O encontro teve como tema "A docência em tempos de pandemia" e abriu espaço para que professores compartilhassem de que maneira estão acolhendo os estudantes e as suas famílias desde que a escolas foram fechadas.

Saiba mais

Programa Myra promove bate-papos online

Matéria 18/06/2020

Conversas online reuniram diferentes especialistas, bem como as diretoras das escolas públicas parceiras do Programa também foram convidadas para participar de discussões em torno do universo da leitura.

Saiba mais

Ver mais notícias