Voltar

Último encontro do 6º SIEI debate caminhos possíveis para a volta às aulas

21 de julho de 2020 Ouvir o texto

Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, em 2015, a 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) ocorreu de maneira totalmente online. No total, foram realizados três encontros virtuais, que contaram com a participação de educadores, gestores educacionais e especialistas em educação, além de estudantes e familiares que compartilharam depoimentos por meio vídeos.

O tema do terceiro e último encontro, realizado no dia 14 de julho, foi “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas” e teve como comentaristas Cleuza Repulho, ex-presidente da Undime Nacional, Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Gina Ponte, professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A mediação foi feita por Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Assista à gravação completa do 3º encontro do SIEI

O evento começou com a apresentação da pesquisadora e coordenadora de Advocacy do IRM, Luiza Corrêa, que apresentou um estudo realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia ao redor do mundo. A pesquisa – que adotou como fonte de informações uma rede de especialistas estrangeiros, documentos de organismos internacionais e protocolos de 23 países – fornece orientações para auxiliar os gestores responsáveis no planejamento e na execução de políticas públicas, buscando assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência diante do período de isolamento social e no estágio de retomada das atividades escolares de forma presencial.

Saindo do cenário global e partindo para iniciativas locais, o SIEI convidou gestores das redes estadual e municipal para compartilhar, por meio de depoimentos gravados por vídeo, de que maneira as suas localidades estão se organizando e se preparando para a eminência do retorno às aulas presenciais num cenário em que a pandemia da Covid-19 no Brasil ainda não está controlada.

Contribuíram com depoimentos Alexandre Bastos, Diretor do Polo de Educação Integrada de Ilhabela/SP, Euzeni Araújo, Subsecretária de Gestão Educacional na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, Felipe Camarão, Secretário de Educação do Maranhão, Flávia Rossi, Secretária de Educação do Município de Mogi Mirim/SP, e Simone Lima, Coordenadora de Educação Infantil no Município de Paulista/PE.

Ao fim do debate, os três convidados enfatizaram que, antes da volta às aulas presenciais, é necessário elaborar protocolos a partir de um trabalho coletivo entre profissionais da saúde, toda comunidade escolar e gestores públicos, avaliando cada contexto social, sem deixar de levar em consideração a situação dos mais vulneráveis, na tentativa de evitar o aumento das desigualdades sociais.

O 6º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria de Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Instituto Tomie Ohtake, SESC e SM Educação.

Confira como foram os dois primeiros encontros do 6º SIEI:

Maio: Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?

Junho: A docência em tempos de pandemia

Vem aí o 15º SIEI

Matéria 20/01/2022

Durante três dias, especialistas internacionais compartilharão reflexões e análises sobre educação para a cidadania global por meio de uma abordagem solidária e humanista. Dias 16, 17 e 18 de março de 2022. Totalmente online e gratuito.

Saiba mais

Por um 2022 com esperança

Matéria 20/12/2021

Encerramos 2021 desejando que em 2022 pratiquemos o esperançar: que estejamos juntos, juntas e juntes em prol de uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, pois juntos cuidamos da Educação.

Saiba mais

Fundação SM apoia Academia de Líderes Ubuntu

Matéria 17/12/2021

Na primeira edição digital do Ubuntu United Nations, com tema “Construir pontes: jovens pela unidade na diversidade”, entre os 600 jovens selecionados de 190 países, quatro são brasileiros: Anderson Pereira, Natália Cócolo, Thaise Temoteo e Vitoria Galvão.

Saiba mais

Fundação SM e OEI anunciam vencedores nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 14/12/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de São Paulo, vence com o projeto Aula Pública e os novos desafios com a pandemia da Covid-19, enquanto o Projeto UniFavela – semeando o ensino popular, da Associação Social UniFavela, do Rio de Janeiro, foi o vencedor na educação informal.

Saiba mais

Conheça os finalistas nacionais do Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos

Matéria 13/12/2021

Este ano, o Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero recebeu 71 inscrições de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil que desenvolveram projetos com foco na garantia do direito à saúde na sala de aula.

Saiba mais

Ver mais notícias