18 de outubro de 2017 Ouvir o texto
Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, o Centro de São Paulo vai receber a Virada Educação, uma iniciativa do Movimento Entusiasmo, que propõe a apropriação do território, a troca de saberes e a celebração da educação.
Buscando fomentar uma reflexão mais acurada sobre a realidade brasileira, a edição de 2017 foi norteada sob o mote da resistência. Oficinas, debates, trilhas e publicações pretendem promover a ideia de “resistir até ficar diferente”. O lançamento de uma série de livretos, programado para o dia 20 de outubro, materializa o tema, estimula o pensamento multifacetado e uma atuação consciente. “Para espalhar essa reflexão por mais caminhos, estamos criando, com a colaboração de muitas pessoas, quatro livretos sobre temas que têm aparecido com muita frequência nas escolas e no seu entorno”, explica a equipe do Movimento Entusiasmo.
Os livretos, que serão disponibilizados para download no site da Virada Educação, versam sobre a resistência ao autoritarismo, a resistência ao preconceito racial, a resistência à opressão de gênero e a resistência aos muros – este último tema conta com artigo assinado pela Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.
Apoiadora do evento desde seu início, em 2014, a Fundação SM preparou uma programação especial, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, a partir da construção de uma perspectiva de aprendizagem coletiva.
Confira, a seguir, a programação das Oficinas da Fundação SM na Virada Educação 2017:
Salve a data! Sexta, 20 de outubro
*Essa história eu conto assim
Facilitador: Cia Cantos & Contos
Horário: 14h às 15h
A Cia Cantos & Contos é fruto da parceria entre a contadora de histórias Ivani Magalhães e a musicista Gislaine Caitano. As contadoras farão a mediação de leitura lúdica e interativa, acompanhada de muitas músicas e brincadeiras.
Local: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485. Vila Buarque
Salve a data! Sábado, 21 de outubro
*Essa história eu conto assim
Facilitador: Cia Cantos & Contos
Horário: 11h às 12h
A Cia Cantos & Contos é fruto da parceria entre a contadora de histórias Ivani Magalhães e a musicista Gislaine Caitano. As contadoras farão a mediação de leitura lúdica e interativa, acompanhada de muitas músicas e brincadeiras.
Local: EMEI Monteiro Lobato – Praça Buenos Aires. Rua Bahia, 257. Higienópolis.
*Oficina de gravura em Isopor
Facilitador: Carolina Cunha
Horário: 14h30 às 16h
Oficina de gravura em isopor com a autora e ilustradora Carolina Cunha. Ao final da oficina será montado um mural como os de feira livre, com cordéis pendurados por pregadores de madeira em cordão de barbante.
Local: E.E Caetano de Campos – Rua João Guimarães Rosa, 111. Consolação
Conheça a programação completa da Virada Educação 2017: http://viradaeducacao.me/programacao/centrosp2017/data
Matéria 13/04/2021
Ao longo de três dias, especialistas de diversos países refletirão sobre os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, fazendo uma ponte entre as lições deixadas pela pandemia e a necessidade de uma mudança de paradigma na educação para um futuro promissor.
Saiba mais →Matéria 12/04/2021
A pandemia e o fechamento das escolas nos mostraram que o ensino remoto não foi equitativo – pelo contrário, ampliou ainda mais as desigualdades. A tecnologia é um amplificador, melhorando o que funciona bem, mas piorando o que funciona de forma regular. Neste webinário, especialistas apontam iniciativas para mudar essa realidade.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Formação para educadores e educadoras que atuam dentro da sala de aula e que desejam formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Os jovens da Geração Go são aqueles que estão sendo educados para a cidadania global na perspectiva da ética do cuidado e que vão enfrentar novos desafios.
Saiba mais →Matéria 22/03/2021
Um programa internacional que vai reunir educadores e jovens de nove países ibero-americanos nos quais a Fundação SM está presente. O objetivo é formar cidadãos capazes e compreender os problemas globais e atuar de forma colaborativa para a resolvê-los.
Saiba mais →