Vai começar a Virada Educação em São Paulo!

18 de outubro de 2017 Ouvir o texto

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, o Centro de São Paulo vai receber a Virada Educação, uma iniciativa do Movimento Entusiasmo, que propõe a apropriação do território, a troca de saberes e a celebração da educação.

Buscando fomentar uma reflexão mais acurada sobre a realidade brasileira, a edição de 2017 foi norteada sob o mote da resistência. Oficinas, debates, trilhas e publicações pretendem promover a ideia de “resistir até ficar diferente”. O lançamento de uma série de livretos, programado para o dia 20 de outubro, materializa o tema, estimula o pensamento multifacetado e uma atuação consciente. “Para espalhar essa reflexão por mais caminhos, estamos criando, com a colaboração de muitas pessoas, quatro livretos sobre temas que têm aparecido com muita frequência nas escolas e no seu entorno”, explica a equipe do Movimento Entusiasmo.

Os livretos, que serão disponibilizados para download no site da Virada Educação, versam sobre a resistência ao autoritarismo, a resistência ao preconceito racial, a resistência à opressão de gênero e a resistência aos muros – este último tema conta com artigo assinado pela Diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

Apoiadora do evento desde seu início, em 2014, a Fundação SM preparou uma programação especial, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, a partir da construção de uma perspectiva de aprendizagem coletiva.

Confira, a seguir, a programação das Oficinas da Fundação SM na Virada Educação 2017:

Salve a data! Sexta, 20 de outubro

*Essa história eu conto assim

Facilitador: Cia Cantos & Contos

Horário: 14h às 15h

A Cia Cantos & Contos é fruto da parceria entre a contadora de histórias Ivani Magalhães e a musicista Gislaine Caitano. As contadoras farão a mediação de leitura lúdica e interativa, acompanhada de muitas músicas e brincadeiras.

Local: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485. Vila Buarque

Salve a data! Sábado, 21 de outubro

*Essa história eu conto assim

Facilitador: Cia Cantos & Contos

Horário: 11h às 12h

Local: EMEI Monteiro Lobato – Praça Buenos Aires. Rua Bahia, 257. Higienópolis.

*Oficina de gravura em Isopor

Facilitador: Carolina Cunha

Horário: 14h30 às 16h

Oficina de gravura em isopor com a autora e ilustradora Carolina Cunha. Ao final da oficina será montado um mural como os de feira livre, com cordéis pendurados por pregadores de madeira em cordão de barbante.

Local: E.E Caetano de Campos – Rua João Guimarães Rosa, 111. Consolação

Conheça a programação completa da Virada Educação 2017: http://viradaeducacao.me/programacao/centrosp2017/data

Concurso "O que você está lendo?" divulga os vencedores da edição 2019

Matéria 08/11/2019

Conheça os vencedores brasileiros das categorias blog e vídeo.

Conheça os vencedores do III Prêmio de Educação em Direitos Humanos

Matéria 09/10/2019

: Premiação divulga vencedores da etapa nacional

Últimos dias para inscrição no concurso O que você está lendo

Matéria 20/09/2019

Prazo para envio de candidatura vai até 30 de setembro

Programa Myra integra iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Espírito Santo

Matéria 20/09/2019

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, “o programa Myra será um dos eixos do Cultura Conecta”.

María Baranda é a vencedora do XV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 10/09/2019